O EFEITO DA SALVAÇÃO?

MARCOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
O contexto da história é a disputa de Jesus com os farizeus.
Uma luta da Verdade e a falsa religiosidade.
Os farizeus, descendentes dos macabeus, haviam criado uma religião adulterada, cheia de costumes, regras, preceitos que não estavam na Lei e colocavam esse peso a todos.
Jesus por sua vez, não veio para revogar a Lei (
Mt 5.17
), mas cumprir e ser tbm o cumprimento, mas não veio para obedecer a religiosidade falsa dos farizeus.
ELes acabaram de disputar sobre compartilhar da mesa com publicanos e pecadores, agora iniciam uma nova disputa com Jesus, sobre o jejum.
Nesta passgem, Jesus vai nos ensinar que a verdadeira salvasão não é uma reforma, não e uma adaptação, melhoramento, uma filosofia adaptada aos dias de hoje.
Este texto vai nos mostrar que a Salvação é algo Novo que se faz necessário o receptor tbm ser novo. Que O Evangelho Rompe com as coisas velhas e faz tudo novo. E para isso Jesus usa 3 metáforas para entendermos o efeito do Evangelho na vida do homem.
O EVANGELHO QUEBRA OS RITOS RELIGIOSOS
Precisamos saber que qualquer religiosos consegue exercer disciplinas religiosas. Na verdade, muitos falsos religiosos em nosso meio são bons em disciplinas religiosas, assim como budistas, feiticeiros, macumbeiros exercem disciplinas bem ousadas.
Mas ritos religiosos não conferem a salvação a ninguem.
SOBRE O JEJUM
Perceba o que fazem os falsos religiosos:
Era os farizeus e os discípulos de João, aqueles que não aderiram a escola de Jesus.
Os farizeus jejuavam obrigatoriamente duas vezes por semana, segunda e quinta. O dia que Jesus estava na casa de Levi era um desses dois dias.
Mas na Lei, a obrigação era somente um jejum anual, no dia da expiação. Porem, os farizeus o fizeram obrigado duas vezes por semana.
Jesus não era contra o jejum, somente disse que aquele não era o momento e o momento chegaria. COm certeza, Jesus jejuava uma vez por semana, para cumprir a Lei, mas Ele antecedeu que viriam dias que seria necessário jejuar muito.
OS RITOS TEM O SEU PROPÓSITO NO EVANGELHO - JEJUM
OUTRO PONTO importante obre o Jejum, é que ele tem um propósito.
Para os judeus o que importava era a quantidade, o rito, cumprir agenda. Assim como podemos estar orando errado, orando com vãs repetições para acumular tempo de oração ou orar para ser visto, a oração hipócrito, assiim com esmolas para tbm ser visto pelos outros, assim é o Jejum, podemos estar apenas passando fome. Em
Mt 6
JEsus ensina que o Jejum....
Aqui, Jesus nos mostra que ja estamos no tempo do Jejum, que devemos jejuar mais que uma vez por ano. Podemos tbm estabelecer para nós duas vezes por semana, mais que isso, ou menos, cada um sabe so seu chamado, mas se for com propósito e dedicação.
Jesus ensina que o Jejum tem por objetivo nos humilhar, mortificar nossa carne, chorar de tristeza por nossas faltas diante dEle. Jesus nos mostra que os ritos são servos do Evangelho, de uma religiosidade verdadeira e não o contrario.
Tbm para buscar intimidade com Ele. Agora que Ele foi tirado de nós, sentimos saudades e por meio do Jejum, mortificamos nossa carne e busquemos maior comunhão com Ele através do ES.
No AT testamento tbm se jejuava mais que uma vez por ano. Obrigatoriamente era uma vez, mas tbm jejuavam nos momentos dificeis demonstrando arrependimento.
Em Is (.........................) o profeta regulamenta o jejum. O jejum não deve ser para passar fome durante o dia. A bíblia ensina que devemos nos afastar dos afazeres terrenos e dedicar o dia para estar diante do Senhor.
O EVANGELHO É NOVO - DIVINO
O Evangelho não é terreno, não vem dos homens, é divino.
O Evangelho inicia em Deus. Deus é Santo, este é o maior atributo. E por causa da Sua Santidade Ele não pode tolerar o pecado e nós, pois somos todos pecadores.
Deus não é apenas Santo, é Justo e Santo, e todo homem pecador.
Por causa destes atributos é que Ele envia O Evangelho, Cristo, Seu Filho, para que não fossemos rompido, rasgado para sempre.
Veja que o odre tem que ser novo para receber o vinho novo. O que é isso?
Salvação é o retorno do homem para morar com Deus. Ser livre deste mundo e do pecado, mas ai temos um problema:
Lembra de Moisés? Deus disse: ninguem pode me ver pois morrerá.
Como poderemos estar diante de um Deus Santo se somos pecadores? causadores da ira de Deus?
A resposta é: Ele nos purificará, nos transformará e nos tornará santos para que possamos viver diante dEle!
COMO ELE FAZ ISSO?
Ele fez isso através de Jesus, que é O NOVO de Deus.
Antes Deus tinha feito tudo e viu quera muito bom (
Gn 1.31
). Mas o homem pecou e tudo foi desfigurado por causa do pecado. Mas agora, Ele envia Seu Filho Jesus para redimir e fazer tudo NOVO.
Este é o efeito da salvação, fazer novo e não um remendo, uma adaptação. Jesus veio para fazer algo nunca visto por todas religiões, reis, sacerdotes, profetas, culturas.
O que Jesus veio fazer era algo jamais visto, que jamais existiu na terra dos viventes. A boa notícia chegou, as Boas Novas chegaram.
O EVANGELHO NÃO É TERRENO, NEM HUMANO, MAS DIVINO, DO CÉU E VEIO A TERRA. Nas palavras de João foi Escrito assim:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:1-18
ESTE É O evangelho, agora vamos nos voltar para os efeitos da salvação!!
1. ALEGRIA E CONTRIÇÃO
O primeiro efeito causado pelo Evangelho na vida de um homem é duplo, ambíguo: Alegria e contrição.
No vc 19:
Jesus disse que os discípulos não poderiam jejuar naquele momento por causa da presença do noivo, era momento de festa. Mas viria o tempo, após a sua morte, sua partida que precisariam jejuar.
Aqui é a primeira vez no Evangelho de Marcos que Jesus fala de sua partida, sua morte.
Mas aprendemos tbm que a presença do noivo deve ser celebrada. Onde Jesus esta deve ter alegria.
Porem estamos vivendo no tempo da necessidade do Jejum, onde o noivo foi tirado, mas tbm temos sim, um real encontro com Ele por aquilo que na reforma protestante foi chamado de MEIOS DA GRAÇA, meios de se conectar com Deus, meios de se aproximar mais de Deus. A oração, as Escrituras e principalmente os cultos, onde Ele disse que estaria de forma especial.
Somos como uma mulher, que tem seu marido em outro continente e em breve vem para a buscá-la. Ela passa dias de tristeza por sua falta, mas em determinados momentos do dia eles se veem pela internet e matam a saudade. Ela pode chorar durante o dia, até no momento que estiver na presença dEle por algum meio, pela internet, logo terá um sorriso no rosto. Também quando lembra que logo o marido voltará para buscá-la, a alegria é grande, mas enquanto o dia não chega, tbm vive contrita.
O cristianismo é Alegria como disse Paulo em Rm 14.17, mas tbm é contrição. Pois como pode haver somente alegria em estado de isolamento, distanciamento afastamento?
Se esta mesma mulher esta 100% feliz, sem chorar, se entristecer pela falta do marido, como seria verdade seu amor, paixão, saudade e desejo de estar com ele?
Devemos desconfiar com aqueles pregadores que ensinam que agora é só vitória, só alegria. Como viveremos somente alegria distante de nosso noivo, nossa casa, nossa pátria? Jesus mesmo disse que seríamos perseguidos. Que no mundo teríamos aflições.
Mas também devemos desconfiar de um cristianismo sem alegria, felicidade. Um cristianismo sem o partir o pão com alegria como era a igreja primitiva em atos 2.47. A bíblia diz que o fruto da ES é alegria. Um cristianismo sem alegria não é o cristianismo de Cristo. Falo alegria, não extravagância, irreverência. Não falo de piadas, chocarrices, sensualidades, bebedisses. Mas de alegria verdadeira!!
Cuide com lideres totalmente modernos irreverentes, mas tbm cuide com aqueles que não expressam alegria, não tem o Espírito de Deus, mas o Espírito da velha religião, legalista, opressora e humana, a mesma do papa leão X. a mesma do vaticano.
O Evangelho traz alegria e contrição. Mas...
(outro efeito do Evangelho)
2. O EVANGELHO NÃO É REMENDO, MAS ROMPE COM AS COISAS VELHAS – Culturas, filosofias e religiosidades mortas.
Tudo fica velho, essa é uma grande máxima. Todas as coisas. Até o céu será feito novo. Mas Deus e sua Palavra permanecem para sempre.
Já são incontáveis as culturas, filosofias, ideias e religiões que existiram. Passaram e chegaram ao fim. Porem Deus, permanece o mesmo e onde o Evangelho chega não remenda Ele faz novo.
Em primeiro lugar o Evangelho não é um remendo que veio para melhorar a cultura, filosofia e religião. Não se pode pegar um pouco do Evangelho para melhorar a velha máquina, a vilha ideia , a velha cultura. Não é possível usar o Evangelho nestas esferas (cultura, filosofia e religião) para melhorar as coisas.
Temos visto muito disso: pessoas malignas, ladrões se utilizando do pai nosso para buscar proteção de Deus. Políticos citando as Escrituras pensando que desta maneira vão tapar seus erros. Jogadores de futebol prostitutos que apontam para o céu quando fazem gol e dão glória a Deus. ISSO NÃO É EVANGELHOOOOOO. O Evangelho não veio para tapar furo, Ele não é remendo, Ele veio para fazer novo. O jogador pode continuar jogando, mas não pode andar com as dona-chuteiras. Os políticos podem e devem continuar políticos, mas não podem ser corruptos. Homens de poder, devem deixar o crime, a mentira e então adorar a Deus.
Lembro-me de certa vez um traficante me chamar para orar por um terreno que ele comprou com dinheiro sujo para ele construir e ser abençoado. O Evangelho não veio para isso. Ele quer que tudo seja jogado fora e feito novamenteeeeeeeee
2.1. O EVANGELHO ROMPE COM O PASSADO
(tudo perdoado e esquecido), com a cultura (a cultura deve ser serva do Evangelho, tanto a cultura do mundo como familiar), com a filosofia (as ideias precisam ser servas do Evangelho, nada é tão verdadeiro como O Evangelho. Filósofos são aclamados, mas não são unanimes e neles se encontram muitas inverdades. Cada um contribuiu e contribui com certa Verdade, porem somente O Evangelho é A Verdade completa: Jo 14.6.
2.2. O EVANGELHO ROMPE COM A RELIGIÃO.
O Evangelho não pode ser adaptado a nem uma religião. Não pode se encaixar em sistemas humanos. Sistemas são necessários, religiosidade tbm, mas são subserviente da Evangelho. O Evangelho tem sempre a Verdade, razão a Palavra final.
Hoje em dia, muitas portas se abrindo sendo nomeadas de igreja. Não é porque tem nome de igreja, usa a Bíblia, tem nome de crente, pastor, manifestações e ministrações que O Evangelho tem que estar la. O Evangelho não se adapta a qualquer coisa. Quando em Antioquia havia manifestações, Barnabé foi mandado para ver se realmente era o mover do ES ou outra manifestação, pois Evangelho não esta onde Ele é oferecido pela metade, tem que ser inteiro!!!
O resultado remendados é uma desgraça ainda pior: muitos que vivem la remendados, nunca serão salvos, a rotura será pior. Ouviram a Palavra, mas não se converteram, mais dignos do inferno serão, conforme Mt 23.15 (duas vezes dignos do inferno). Outros, são apenas remendados, recebidos na comunhão da igreja, participam de dons, mas se perdem, apostatam e nunca mais voltarão para Cristo, conforme Hb 6. Outros, possuíam somente um demônio, foi remendado, aderiu, mas não converteu de verdade, aquele demônio volta e encontra a casa vazia, traz mais 7 com ele. Diz o texto que o ultimo estagio é pior que o primeiro. A ROTURA FICA AINDA MAIOR. Não brinque de cristianismo.
ONDE O evangelho entra uma coisa acontece: rompe com o que é velho. Rompe com o que não presta. Transforma. Quando um católico romano começa a ler e estudar a Bíblia, jamais ele consegue permanecer na grande igreja. Ele rompe!!
Quando o Evangelho entrou na igreja romana por meio de Martin Lutero, 12 seculos de escuridão não conseguiram impedir o raio de luz do Evangelho dando inicio a reforma protestante. Já se passaram 5 séculos e devemos continuar reformando, pois o Evangelho não se mistura com a velha religião morta.
O EVANGELHO É A VESTE NUPCIAL
Jesus apresenta O Evangelho aqui como uma roupa, uma veste. Quando Ele diz que não é remendo, é porque O Evangelho é uma veste completa, perfeita, sem mancha, roptura.
Veste fala de obras (.............pesquisar na Bíblia vestes como obras.........JA SEI A PARÁBOLA)
Veste na Bíblia fala de obras. Quando a Bíblia fala das nossas obras, nossas vestes, elas não inaptas, sujas, manchadas por causa do pecado. São imperfeitas, incompletas.
Veja a parábola>>>>>
Isaias diz que nossas melhores obras são como trapos de imundícia, nossas vestes não servem E JÁ FICA O AVISO, NÃO ADIANTA REMENDAR. NÃO ADIANTA COSTURAR. NÃO ADIANTA TER UM POUCO DE BOAS OBRAS – TEM QUE SER COMPLETA, PERFEITA, MAS PARA NÓS É IMPOSSIVEL.
Para entrarmos no céu? Vamos precisar de uma veste nova, perfeita, completa, sem roptura e remendo. Onde consiguiremos?
A RESPOSTA É: CRISTO A DUPLA IMPUTAÇÃO. Veja:
2Co 5.21
Na cruz, Ele não somente carrega nossos pecados
... salvos por sua vida..... Ele viveu perfeitamente. Obedeceu toda a Lei, os 663 preceitos... mandamentos............. nunca desobedeceu, nunca desejou mal, nunca cobiço, nunca mentiu, nunca.......
ELE PEGA ESSAS OBRAS PERFEITA E COLOCA SOBRE NÓS, SUAS VESTES, SUA JUSTIÇA, SUA ROUPA CELESTIAL E NOS DA GRATUITAMENTE PARA ENTRAMOS PARA A ETERNIDADE COM DEUS E LA OUVIR-MOS: entrai-vos bendido de meu Pai e possui....
Vamos entrar como Jacó entrou na presença de Esaú: Com medo, pois nós realmente somos o Jacó, mas seremos abençoados pela roupa de Esaú.
Para entrar no céu, vamos precisar de uma veste perfeita
3. O EVANGELHO TRANSFORMA
Vc 22
O Evangellho não somente nos reveste e já esta tudo pronto. Sim esta pronto, mas nos chama a uma vida santa. Já estamos salvos, perdoados, santificados, mas não somente isso, somos chamados a santificação e uma vida diferentes, transformada, renovada, nova.
Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo Filipenses 1:27
O Evangelho é aqui por Jesus comparado ao vinho em odres. A uva quando expremida produz o suco, mas o suco quando conservado em odres vira vinho, ele se transforma, reage, muda e passa ter outro efeito.
Assim é O Evangelho no odre humano, no homem, Ele fermenta, expande, tem poder, força e transforma.
Nem um homem pode permanecer o mesmo quando O Evangelho entra nele. O Evangelho controla seu temperamento, muda suas vontades, intenções, desejos.
Quando um homem tenta viver O Evangelho, mas não é um novo homem, não nasceu de novo, ele resiste até um certo tempo. Ele aceita até em certo ponto. Ele concorda até uma parte, mas chega uma hora que Ele tem que decidir. Ou Ele é odre novo para expandir, aguentar a fermentação, perseguição, zombaria por causa do nome de Jesus, renuncia do pecado, perca de familiares (Mt 10), negar o enriquecimento ilícito, renunciar os relacionamentos clandestinos e outros. Se não resistir, vai estourar e nada do Evangelho ficará nele. Se tornará pior que antes pois O mesmo Evangelho que conserva, salva é o mesmo que rompe.
3.1. O EVANGELHO É EXPANCIVO
Mateus diz que O Vinho Novo e o odre novo ambos se conservam.
Quando O Vinho Novo é colocado em odre novo acontece um duplo efeito.
O Vinho Novo, O Evangelho conserva o odre. O odre, o couro, ficar sem um tratamento ele resseca e se racha, mas a fermentação do vinho renova o couro e ele fica elástico, ao mesmo tempo em que o odre conserva o vinho para não se estragar até o dia de ser usado pelo dono.
Onde o Evangelho chega, se o odre é novo, algo acontece, se expande, cresce, se torna vigoroso, volumoso.
A mudança na vida do crente não é imperceptiva, não é momentânea, mas continua. Esta sempr crescendo, em movimento. Esta sempre fervendo, sempre esticando. ALGO SEMPRE ESTA ACONTECENDO.
SE tem odres velhos hoje aqui serão renovadossss. Se o Evangelho não mais aquece, ferve, espande em sua vida, vc precisa ser renovado e receber novamente o vinho novo!!
Quando o homem é regenerado, nasce novamente, ele cresce e frutifica.
Jesus conta a paráboa do semeador, e quando a semente cai em boa terra, ela frutifica e da muitos frutos, 100 vezes mais.
É tbm comparado por Jesus a uma fonte que jorra. Não é um poço de água parada, mas uma fonte que jorra e sacia a sede muitos!!!!!!
2Co 5.17
Quem esta precisando de um renovo???
Obs. Em lucar vimos que o remendo falado por Jesus não quer dizer que O Evangelho é um pedaço, um remendo. Em Lucas fica claro que Jesus esta falando de cortar uma roupa nova e colocar o pedaço na roupa velha. O Evangelho é a roupa nova.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.