ESCOLHAS

Domingo Noite  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 37 views
Notes
Transcript
ESCOLHAS
A vida é feita de escolhas não é mesmo?
Desde aquelas que consideramos as mais simples, até aquela as quais consideramos as mais complexas.
Para você vir aqui nesta noite precisou fazer uma escolha. (Se viria ou não. Se viria de carro, de moto, ou a pé. Qual roupa usaria? Salto alto ou baixo? Branco ou preto? Vestido, calça ou saia? Etc).
Não tem como fugirmos das escolhas da vida.
O texto bíblico lido nos mostra uma escolha que precisou ser feita.
Mas o que levou àquela escolha? Àquele momento de escolha.
Toda decisão ela tem como ponto de partida uma motivação. Qual foi o fator aqui neste caso?
Prosperidade Financeira.
Gênesis 13.6–7 (RA)
E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro. Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.
Aqui conseguimos enxergar algumas coisas interessantes:
Nem sempre prosperidade financeira é sinônimo de vida tranquila e sossegada.
Provérbios 17.1 (RA)
Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa farta de carnes e contendas.
Aqueles que outrora haviam ido para o Egido por causa da fome que assolava a terra, agora voltam de lá ricos, como muitos bens.
Observe que o problema maior não era a quantidade de dinheiro que eles passaram a possuir, mas sim as consequências das brigas que as pastagens e águas insuficientes para alimentarem os rebanhos dos 2 que estava causando a briga entre os pastores, que eram os que cuidavam dos rebanhos.
Problema este que transcendia uma simples confusão entre parentes, mas que estava dando mau testemunho para os de fora. Para os pagãos. (Os cananeus e os perizeus viviam naquela terra).
O mau testemunho da briga entre os pastores de Abrão e Ló, colocava em cheque o Deus vivo a qual eles professavam crer. Como eles iriam conseguir continuar a falar do amor e cuidado deste Deus para aquele povo, sendo que nem entre eles mesmos estavam conseguindo se entender?
É neste momento que movido por uma sabedoria do Alto, Abrão vai decidir separar os terrenos para que eles não mais pudessem brigar e viver em paz e harmonia conforme Deus requer entre os do seu povo.
Gênesis 13.8–9 (RA)
Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.
E aqui que inicia uma triste e errada decisão que Ló assim teve. O final da história você sabe o que aconteceu. Caso você não saiba, ainda falaremos nesta mensagem.
Porém, o que pretendo te levar a entender diante da escolha que Ló assim o fez, é a maneira como você deve tomar a suas decisões.
F.T.: As Escolhas precisam serem feitas...
1º - Com Cuidado. V. 10.
“Ló levantou os olhos e viu todo o vale do Jordão, todo bem regado até chegar a Zoar, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”.
Aqui eu aprendo a primeira coisa: Tem gente que já está na Terra Prometida, mas com o olho ainda no Egito. Pensando como no Egito. Desejando os manjares do Egito. Cuidado.
É preciso tomarmos muito cuidado com as aparências. Pois como diz o ditado: “As aparências enganam”.
Foi o que aconteceu com Ló. Ele se deixou levar apenas pelo aquilo que viu. E isso é perigoso demais.
Provérbios 16.25 (BEARC)
Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.
Por isso que as nossas decisões precisam ser tomadas com cuidado. Extrema Cautela e não nos deixarmos ser movidos pelas aparências.
Afinal de contas nós não somos movidos pelo que vemos, mas sim pela fé.
2Coríntios 5.7 (NTLH)
Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.
Abraão é considerado o pai da fé exatamente por isso. Porque não deixava se mover por aquilo que via, mas sim por sua Fé naquilo que Deus lhe havia prometido e direcionado.
Pelo jeito Ló viveu esse tempo todo com o seu tio e não aprendeu isto.
Aplicação: Você tem tomado cuidado em suas tomadas de decisões? O que tem movido as suas tomadas de decisões? Aquilo que vê? Ou fica firme na fé que tem em Deus? Talvez você que está aqui nesta noite, Deus te colocou para ouvir esta mensagem, para exatamente te alertar, pois pode ser que a decisão que estás para tomar, que tem agradado tanto os teus olhos, não agradará os olhos do Pai. Então, Tome Cuidado.
F.T.: As Escolhas precisam serem feitas...
2º - Sem pressa. V. 11.
Existe um outro ditado popular que as pessoas utilizam muito que diz o seguinte: “A pressa é a inimiga da perfeição”.
Mas parece que este adágio popular ainda não exisitia ou não era do conhecimento de Ló.
Gênesis 13.11 (BEARC)
Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro.
O texto bíblico diz que Ló escolheu e logo partiu para o Oriente. Foi rápido. Não pensou duas vezes. A bíblia nem narra que Ló chegou a fazer alguns comparativos entre os dois lados nem nada. Tomou logo a sua decisão por conta e foi. (Observe que ele nem pediu ao seu tio, tempo para orar e buscar no Senhor a direção para onde deveria ir. Decidiu por conta própria).
É preciso tomar muito cuidado com as decisões tomadas às pressas, pois estas podem lhe enganar.
Quantos casos a gente já não presenciou e ainda continua a presenciar de pessoas que sofreram e ainda sofrem com isto. Por agirem como Ló.
Exemplos: Casamentos / Faculdades / Negócios / Etc.
Sabe porque precisamos pensar com cuidado, pensar com calma? Pois o inimigo é astuto em armar ciladas par que você possa cair em decisões tomadas às pressas.
Se tem uma coisa que Satanás é expert é exatamente em te levar a fazer negócios maus feitos às pressas. Não te dá nem tempo de pensar. (Quando você vai parar para pensar já caiu).
Existe uma linguagem muito utilizado no planejamento finaneiro (familiar) que se adequa muito bem à isto que estou falando. “Você nunca deve tomar uma decisão quando estiver muito triste ou muito alegre. Pois a tendência de fazer besteira é grande”.
Aplicação: A pressa de Ló o levou a fazer uma besteira sem tamanho em sua escolha. A pergunta que faço ao seu coração nesta noite é: Quais decisões precipitadas que você tomou e que te trouxe grandes transtornos? Pois bem, pode ser que você esteja prestes a tomar uma decisão apressadamente, sem pensar direito, ou principalmente, buscar o direcionamento de Deus para esta tomada de decisão. Então, acalme-se, pense um pouco mais. Avalie se vale a pena. Peça a Deus sabedoria e Ele assim o ajudará a tomar a melhor decisão.
F.T.: As Escolhas precisam serem feitas...
3º - Pensando nas consequências. V. 12-13.
Gênesis 13.12–13 (BEARC)
Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor.
Olha só o que acarretou a tomada de decisão de Ló.
Com a sua escolha seu tio Abrão teve que ir para o outro lado. (Canaã).
Enquanto que ele foi habitar nas cidades do vale e foi mudando suas tendas até chegar a Sodoma.
As propriedades que Ló decidiu ir ficava perto de uma localidade que não ficou má, mas já era má antes mesmo dele ir pra lá.
E outro erro que ele cometeu, foi se aproximando deste local, até ir morar lá dentro. (Cuidado em se aproximar do perigo. O flertar com o perigo só te leva ao prejuízo. O perigo você deve é se afastar dele. Ló fez o contrário).
Note que Ló não fez um exercício básico que deve ser feito em qualquer decisão que você tem de fazer quando vai mudar para uma localidade nova. (Quem mora lá? Como é o a Cidade? O Bairro? Quem serão os meus vizinhos?).
Quando fazemos este tipo de questionamento não é exercer preconceito social, mas sim zelo pessoal.
Exemplo: Filha ou filho vai namorar. Quais são as perguntas que são feitas? É filho de quem? Qual a família? Trabalha com que? O que pensa da vida? É servo/serva do Senhor?
Porque os pais fazem esses tipos de questionamentos? Pois sabem que a procedência familiar irá indicar e muito o futuro que os seus filhos poderão trilhar.
Mas Ló não teve essa precaução. E por não ter tido essa precaução, as consequências para ele e sua família serão desastrosas. (Ló vai ser levado como prisioneiro em um determinado momento em um Guerra e seu tio Abrão vai ter que ir resgatá-lo (Gên. 14.12). Depois a cidade de Sodoma e Gomorra será totalmente destruída, e ele e suas filhas apenas vão escapar. Sua mulher é transformada em uma estátua de sal. E ele vai se tornar pai/avô de duas decendências que viraram 2 povos que sempre vão dar grandes transtornos ao povo de Israel (Moabitas e Amonitas). Gên. 19.
Aplicação: Por isso as nossas escolhas precisam evidenciar a vontade de Deus para as nossas vidas. Quais são as decisões que você está tomando ou está para tomar? Já pensou que elas terão consequências? Pense nisto, pois este tipo de indagação, levará você a tomar a melhor decisão diante das suas escolhas.
Conclusão: Por fim, observe só que curioso: Ló Escolheu. Abrão ficou na dependência de Deus. Quem se deu melhor? Abrão.
Por isso vale a pensa submetermos as nossas escolhas à vontade santa e soberana do nosso Deus.
Todavia eu não poderia deixar de te falar a melhor escolha que você pode fazer na sua vida. Sabe qual é? É escolher a vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus?
1Timóteo 2.3–5 (RA)
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
Portanto, faça hoje mesmo a melhor escolha que você pode tomar para a sua vida nesta noite a qual a consequência será morar a vida eterna no céu ao lado de Cristo o nosso Salvador. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.