Salmo 139

Mensagens Avulsas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 68 views
Notes
Transcript

Texto

Salmo 139 RA
Ao mestre de canto. Salmo de Davi 1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. 7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. 11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, 12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. 13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. 19 Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. 20 Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. 21 Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? 22 Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Um dos maiores mistérios existentes é o Universo. Desde tempos muito antigos ele despertou o interesse e a curiosidade de mentes brilhantes que pisaram neste mundo, e ainda hoje a ciência se debruça sobre ele tentando entendê-lo e acaba por chegar a conclusões fascinantes.
Por exemplo, o tamanho do universo. Qual é o tamanho disso tudo? Os cientistas afirmam que isso é algo imensurável, ou seja, é impossível concluir. O que se pode fazer é medir o universo conhecido pelo homem, porque uma grande parte dele ainda não é conhecido.
A estimativa mais aproximada é a de que o universo observável tem 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9.5 trilhões de quilômetros. Ou seja, seria 9.5 trilhões de quilômetros 93 bilhões de vezes. É impossível para nossa mente conceber algo desse tipo.
E quando a gente pensa nessa infinitude e nessa grandeza toda, como servos de Deus sabemos que foi o nosso Deus quem criou isso. E ele não apenas criou como também sustenta e mantém tudo em perfeito funcionamento.
Além de manter tudo em perfeito funcionamento, Deus está presente em toda a sua criação. Essa presença de Deus se dá não no sentido de que Deus é enorme e cobre tudo, tendo então um pedacinho seu em cada lugar. Não! Ele está presente de maneira plena e completa. E é sobre isso que Davi reflete nesse salmo.

A estrutura do texto

Para entender melhor este texto nós vamos dividi-lo em 4 partes, seguindo sua devida estrutura.
1) Sl 139. 1-6 YHWH sabe de tudo.
2) Sl 139. 7-12 O Espírito de YHWH está em toda parte
3) Sl 139.13-18 O salmista louva YHWH pela maravilha da vida criada por YHWH
4) Sl 139. 18-24 Um pedido pela destruição dos inimigos de YHWH

YHWH sabe de tudo

Salmo 139.1–6 RA
1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

O Espírito de YHWH está em toda parte

Salmo 139.7–12 RA
7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. 11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, 12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

O salmista louva YHWH pela maravilha da vida criada por YHWH

Salmo 139.13–18 RA
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.

Um pedido pela destruição dos inimigos

Salmo 139.19–24 RA
19 Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. 20 Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. 21 Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? 22 Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Aplicação:
1- Saber que Deus é grande e poderoso, que ele criou e rege todas as coisas deve ser motivo de alegria para nós. Devemos descansar nossa alma nesse Deus grandioso.
2- É impossível fugir de Deus. Por mais que o ser humano tente, por mais que o ser humano engane a si mesmo, Deus está ali, contemplando todos os passos do homem. E chegará um tempo em que de uma forma ou de outra, todos os seres humanos estarão diante de Deus prestando contas de cada palavra e cada ação que tiveram durante a vida.
3- Descanse na grandeza e na singularidade desse nosso Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.