O Significado e a importância do Milênio para os Cristãos

Apocalipse   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 125 views
Notes
Transcript
Ap.20.1-4
Introdução
Não há assunto mais importante para o cristão do que a volta de Jesus a este mundo para arrebatar a sua igreja. E este acontecimento está atrelado ao Milênio de que nos fala Ap.20 No começo do livro de Atos dos Apóstolos, lemos sobre a partida de Jesus deste mundo: “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (At 1.9–11)”.
Milênio ou Quiliasmo (do grego) – é tema abordado em Ap.20.1-4 na forma de três Teorias:
1. Pré-Milenismo – Jesus vem para arrebatar sua igreja antes do estabelecimento do milênio.
2. Pós-Milenismo – Jesus estabelecerá o milênio e, após este, arrebatará a sua igreja.
3. Amilenismo – rejeição da ideia de um milênio futuro milênio na história, uma vez que se interpreta a visão de João simbolicamente como o reino de Cristo do céu na era presente da igreja.
Cada teoria teve seu momento de apogeu, de importância na história da igreja. Mesmo hoje há defensores das três teorias.
Desenvolvimento
Qual a importância do milênio para os cristãos? Em que isso contribui para a nossa caminhada cristã?
1. Dependendo de como vemos o Milênio assim serão nossas preocupações com o futuro da Igreja, em como encarar a vida da igreja e a vida pessoal no preparo para o encontro com Cristo.
2. O Amilenismo rejeita a ideia de um milênio terreno futuro na história uma vez que a visão de João é interpretada simbolicamente como o reino de Cristo do céu na era presente da igreja. O termo amilenismo não é muito feliz. Ele sugere que os amilenistas, ou não creem em nenhum milênio ou, simplesmente, desconsideram os primeiros seis versículos de Apocalipse 20, que falam de um reinado milenar.
3. O pós-milenismo vê Jesus retornando após a era de ouro milenar quando o bem triunfa progressivamente sobre o mal por causa da propagação do evangelho e da influência cristã sobre a sociedade. Tem sido útil para a propagação do evangelho social e os movimentos de reforma na era moderna. Mas esta teoria tem sido enfraquecida por tantos fatores que depõem contra ela, dentre tantas, os horrores da segunda guerra mundial acontecida no século 20 – de setembro de 1939 a maio de 1945.
4. O pré-milenismo nos convida à vigilância quanto ao retorno de Jesus à terra. Cristo estabelece seu reino milenar – um período que durará aproximadamente mil anos. Jesus agora governa visivelmente sobre todo o mundo, e seu povo redimido reina com ele. Os redimidos incluem tanto judeus como gentios. Embora a maioria dos judeus tenha se convertido recentemente, após a conversão dos gentios, eles não formam um grupo separado, uma vez que há apenas um povo de Deus. Entre aqueles que reinam com Cristo, durante o milênio, estão tanto crentes que acabam de ser ressuscitados da morte como crentes que ainda estavam vivos quando da volta de Cristo. As nações incrédulas, que ainda estiverem sobre a terra nessa época, são controladas e governadas por Cristo com vara de ferro (Ap.12.5).
Não se deve confundir o milênio com o estado final, porque o pecado e a morte ainda existem. Entretanto, o mal será amplamente restringido e a justiça prevalecerá na terra como nunca antes aconteceu. Diz Anthony A. Hoekema em seu livro “A Bíblia e o Futuro” que “esse deve ser um tempo de justiça social, política e econômica, e de grande paz e prosperidade. Até a natureza refletirá as bênçãos dessa era. uma vez que a terra será extraordinariamente produtiva e o deserto florescerá como a rosa”.
Perto do fim do milênio, porém, Satanás, que estava preso durante esse período, será solto e sairá a enganar as nações mais uma vez. Ele congregará as nações rebeldes para a Batalha de Gogue e Magogue, e as levará para atacar o “acampamento dos santos”. Mas descerá fogo do céu sobre as nações rebeldes e Satanás será lançado no “lago de fogo”.
Após o fim do milênio, segue-se a ressurreição dos incrédulos que morreram. Agora acontece o julgamento perante o grande trono branco, no qual todos os homens, tanto crentes como incrédulos, serão julgados. Aqueles cujos nomes forem encontrados escritos no livro da vida ingressarão na vida eterna, enquanto aqueles cujos nomes não forem encontrados naquele livro serão lançados no lago de fogo. Depois disso, o estado final é instaurado: os incrédulos passam a eternidade no inferno, e o povo redimido de Deus vive para sempre na nova terra que foi purgada de todo mal.
O pré-milenismo nos convida à vigilância quanto ao retorno de Jesus à terra:
a. Ele vem sem aviso específico – Mt.24.42-44
b. Não se sabe o dia, nem a hora – Mt.24.36-39
c. Diante disso, é necessário que estejamos atentos e vigilantes.
Conclusão
Como temos vivido nossa vida cristã?
Estamos vigilantes quanto aos temas que nos falam de Jesus?
Temos buscado a nossa santificação?
Lembremos que Apocalipse nos diz: “Bem aventurados são os que leem e também os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo” – Ap.1.3.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.