Princípios da Reforma Protestante: Somente a Escritura - 2 Timóteo 3.16
Princípios da Reforma Protestante • Sermon • Submitted
0 ratings
· 45 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Em tempos difíceis como vivemos é necessário que tenhamos plena consciência de quem nós somos e de quem não somos.
o que nos distingue de outros grupos religiosos ou pessoas? Para isso precisamos olhar para as nossas origens e compreender como chegamos aqui e o que faz como que sejamos e ajamos como fazemos.
Assim é fundamental retornarmos 500 anos em nossa história e retomar os princípios que fizeram Lutero romper com a igreja católica e nos deu identidade enquanto povo de Deus.
O primeiro destes Princípios é “Sola Scripruta” ou Somente as escrituras!
Durante a idade média havia a convicção de que a igreja determinava todas as coisas inclusive as que são concernentes a fé e salvação. Assim não importava a base ou o que se dizia o que era dito pela igreja se tornava a regra.
Nesse contexto surge o maior fundamento da reforma protestante que é a autoridade máxima fé protestante. A escritura é a maior autoridade, nós batistas traduzimos isso em nossa declaração de fé como “a única regra de fé e prática”.
Nenhum texto se adéqua mais a esse contexto do que a orientação de Paulo a Timóteo para se manter firme em meio as heresias em 2Timóteo 3.16-17:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”
Inspirada por Deus
Inspirada por Deus
A Escritura é inspirada por Deus, que significa que Deus expirou, de modo geral usada para revelar uma sabedoria sobrenatural que vinha diretamente de Deus. Assim os escritos sagrados aos quais Paulo vem se referindo, escritos tanto do Antigo quanto do Novo Testamento que até a quele momento foram escritos, não são obras humanas ainda que tenha sido escrita por intermédio de homens.
A escritura é revelação de um Deus soberano que controla a história e preserva a sua Palavra de forma impecável e sobrenatural para revelar a sua Obra de forma precisa e extraordinária.
Assim a igreja ou a tradição não são superiores na fé cristã protestante, especialmente a batista, a escritura é superior porque vem de um Deus soberano que revelou a sua graça e sabedoria por meio desse registro sobrenatural.
Inerrante
Inerrante
Já que é Deus quem “expira” de forma sobrenatural a sua revelação e esta deve ser, como declaramos em nossa “confissão de fé” regra de fé e prática, ela é, portanto, inerrante!
Não faz sentido um manual de conduta, ou regra de fé e prática que tenha erros, afinal como posso identificar um erro ou outro? Quais critérios devo usar? Como identificar o que é inerrante ou equivocado?
Ela não serviria de manual se contivesse um erro sequer, mas essa não é a principal razão de sua segurança, é certo que não contém erros porque ela é derivada de um Deus soberano que preservou a sua Palavra por completo no tempo de uma forma sobrenatural, seja pelo número de cópias para identificar o original ou por nenhuma questão de critica textual, das milhares que existem, afetarem doutrinas centrais da fé cristã.
A escritura não contém erros de nenhuma ordem naquilo que ela se propõe a revelar com as limitações de conhecimento da época para se fazer compreendido ao seu publico alvo.
Suficiente
Suficiente
Já que ela é inspirada por Deus e sem erros fica evidente que ela é suficiente para suprir todas as necessidades imateriais do ser humano e eventualmente até as materiais como as orientações de cuidado mútuo e alimentação adequada.
Sendo assim não importa o que a sociedade discuta ou descubra a escritura é inspirada por Deus e suficiente para me orientar na minha conduta social, emocional, relacional e espiritual.
Ao aconselhar ou encarar os desafios da sociedade a escritura é a minha referencia e ancora para lidar com os maiores desafios do homem ou da sociedade.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
A bíblia é a palavra de Deus e devo obedecer independente do contexto social e político
A bíblia tem tudo o que o cristão precisa para ter saúde física, emocional e espiritual
A Bíblia é a base do meu aconselhamento
A Bíblia é a base da educação dos filhos
A bíblia é a nossa referência de fé e conduta por ser a Palavra de Deus
A Bíblia é a Palavra de Deus e devo me adequar a ela e não tentar adequá-la ao meu estilo
Sola Scriptura: A Bíblia é Inspirada, Inerrante e Suficiente
Sola Scriptura: A Bíblia é Inspirada, Inerrante e Suficiente
Desafios
Desafios
Tenho dado o lugar a escritura em minha vida que ela deveria ocupar?
De que forma a consciência de que a Bíblia é a Palavra de Deus deve impactar o meu dia a dia?