O Real Significado da Grande Comissão.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 251 viewsNotes
Transcript
INTRO: A grande comissão é o âpice e o fechamento do evangelho de Mateus.
Esta mensagem central da Escritura refere-se à missão central do povo de Deus, uma missão que, tragicamente, muitos cristãos não entendem ou não estão dispostos a cumprir. Parece óbvio que alguns cristãos pensam pouco sobre a sua missão neste mundo, exceto em relação às suas próprias necessidades pessoais. Eles participam de cultos e reuniões quando é conveniente, pegam aquilo que sentem vontade de fazer, e têm pouca preocupação com qualquer outra coisa. Eles estão envolvidos na igreja apenas na medida em que serve os seus próprios desejos.Escapa tanto a sua compreensão e sua preocupação de que o Senhor deu a Sua igreja uma missão suprema e que Ele chama cada crente a ser um instrumento para cumprir essa missão.
O evangelista Mateus escreveu este relato buscando mostrar as boas novas de salvação em uma perspectiva de "reino", sendo Jesus Cristo o Rei. O público original eram os cristãos judeus que precisavam ouvir sobre a promessa messiânica se cumprindo na vida de Jesus de Nazaré. O livro trata bastante do "Reino de Deus" ou "Reino dos Céus".
Semana da Paixão.
Ressureição de Jesus.
Jesus aparece aos discípulos.
Jesus dá a grande comissão.
Assim como Cristo veio ao mundo para cumprir Sua missão, nós como Igreja somos chamados a atuar no cumprimento desta grande comissão. Somos comissionados em Cristo.
I - Poder Para Proclamar.
I - Poder Para Proclamar.
1) Jesus se apresenta como o Senhor de toda criação. Todo o poder aqui é em relação à todas as coisas.
2) Jesus conquistou todo o poder ao vencer a morte.
3) O poder de Jesus é a base para a missão da Igreja. O poder está nEle. O poder provém dEle. Sendo assim, quando vamos, não precisamos nos preocupar no resultado da questão. Só precisamos obedecer e ir.
Aplicação: O sacrifício de Jesus na cruz nos deu poder para proclamar. Não arranje desculpas.
II - Evangelismo.
II - Evangelismo.
O segundo aspecto importante da grande comissão é o “Evangelismo”.
O QUE NÃO É EVANGELISMO?
Testemunho pessoal.
Teatro, música, folhetagem, filmes, etc.
Convidar para fazer parte de Igreja.
O QUE É EVANGELISMO?
É o ato de proclamar o “Evangelho”.
Mc 16.15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Evangelho significa “boas novas”. Pregar o evangelho é anunciar a vida, morte, ressureição e retorno do nosso Senhor Jesus. É imperativo que a Palavra seja falado.
Ilustração: Muitos dizem: “pregue, se necessário uso palavras.” Mas a Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17”
A comunicação clara e fiel do Evangelho visando, sob o poder e adependência do Espírito Santo, levar pessoas ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, tornando-se seus discípulos.
Aplicação: Fale do amor de Deus para tantos quantos você puder. Não perca oportunidades.
III - Discipulado.
III - Discipulado.
“Discípulo” quer dizer: Aluno, aprendiz, aqueles que segue o ensino de alguém.
Evangelismo e Discípulado andam juntos.
E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,
Muitos tem dificuldade em entender isso.
O QUE NÃO É DISCIPULADO?
Classe de Batismo - É uma atividade que vai além.
Domínio.
O QUE É DISCÍPULADO?
Discípulo é “Toda pessoa que, sendo salva por meio da fé em Jesus Cristo, passa a seguilo como seu Senhor.”
Discípulo é “Toda pessoa que, sendo salva por meio da fé em Jesus Cristo, passa a seguilo como seu Senhor.”
Logo, discípulado é o processo de tornar pessoas, discípulos de Cristo
Tres aspectos são importantes aqui=
Batismo
Ensino
Presença do Senhor
BATISMO.
O mandamento para batizar era comum entre os judeus, sendo uma prática feita sobre aqueles que se convertiam ao judaísmo. Queria dizer “santificação” e era um testemunho de que a pessoa entrava em uma nova vida.
2. ENSINO
Há três coisas a destacar:
a) Ensinar o que Jesus mandou (v. 19) – Não se trata de ensinar achiologia, modismos, tradições humanas, legalismo. Paulo diz que devemos anunciar todo o desígnio de Deus.
b) Ensinar todas as coisas (v. 19) – Não apenas as mais agradáveis. Devemos ensinar toda a verdade, toda a Palavra, dar não apenas o leite, mas também o alimento sólido.
c) Ensinar a guardar – Ensinar não é apenas guardar na cabeça, mas obedecer. O discípulo é aquele que obedece. Hoje, as pessoas querem conhecer, mas não querem obedecer. “Vós sois meus discípulos se fazeis o que eu vos mando”.
3. PRESENÇA DE DEUS
A presença de Jesus é contínua, em todo lugar. Ele nunca nos desampara, nunca nos deixa. Ele é como sombra à nossa direita. Ele é o vigia que não dormita nem dorme. Não há situação em que sua presença não esteja conosco. Ele está conosco na vida e na morte, no tempo e na eternidade.
Aplicação: Seja discípulo de Jesus, e ensine outros.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Você tem feito discípulos? Você tem buscado os perdidos? Você tem sido um ministro da reconciliação? Você tem gerado filhos espirituais? Você ganhado pessoas para Cristo?