Melhor é serem dois do que um
Eclesiastes • Sermon • Submitted
0 ratings
· 70 viewsO trabalho traz frustração quando sua labuta e seu lucro são desperdiçados pela ganância em vez de serem compartilhados com outras pessoas (4.4–12). Pinto, C. O. C. (2014). Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. (J. C. Martinez, Org.) (2a Edição Revisada e Atualizada, p. 573). São Paulo: Hagnos.
Notes
Transcript
Melhor é serem dois do que um
Melhor é serem dois do que um
7 Então, considerei outra vaidade debaixo do sol,8 isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.
O capítulo começou falando do homem egoísta que se desvia do caminho da sabedoria e por isso age com opressão, inveja e/ou preguiça.
O caminho da sabedoria está em redimir tanto o trabalho quanto o descanso encontrando agindo com equilíbio.
Nesta nova seção que vai do verso 7 até o verso 14 nós veremos que:
O trabalho traz frustração quando sua labuta e seu lucro são desperdiçados pela ganância em vez de serem compartilhados com outras pessoas (4.4–12).
O autor continua firme no seu propósito de avaliar a vida do homem que segue pela vida com uma cosmovisão terrena, considerando a vida apenas dentro de uma pesrspectiva abaixo do sol. Na sua observação ele percebou outra vaidade, ou outro absurdo.
Qual foi o absurdo com que Salomão se deparou e que nós devemos entender para fugir?
O primeiro absurdo visto por Salomão foi:
Um homem solitário (Ec 4.7-8)
Deus já havio dito no princípio que não é bom ao homem viver sozinho. Deus criou a mulher para o homem para que vivessem em comunhão e se multiplicassem. Deus nos criou para vivermos em sociedade refletindo o relacionamento perfeito existente na própria trindade. Quando alguém se isola, de certa forma está dizendo que Deus não sabe o que é melhor para a sua vida.
A solidão deste homem estava relacionada a/ao:
Egoísmo - ele só pensa em si:
Não pensa em família - não tem um segundo, ou uma companheira e nem filhos.
Não valoriza os irmãos;
Não dispõe tempo na sua agenda para ajudar outras pessoas;
Não compartilha do que possui;
Autosuficiencia - Ele pensa que vai mais longe sozinho do que trabalhando em equipe (Ec 4.9)
Arrogância - Ele acredita que nunca precisará da ajuda de alguém (Ec 4.10-12)
Um homem escravizado pelo trabalho (Ec 4.8b)
Ele trabalha por pura vaidade, inveja (Ec 4.4)
Ele trabalha mas não tem pra quem deixar a sua riqueza, já que o desejo por ter mais o impediu de se casar e ter filhos. Filhos que poderiam fazer com que ele enriquecesse ainda mais (Ec 2.8)
Ele trabalha, ganha dinheiro, mas nunca se satisfaz com o que possui (Ec 4.8)
Ele trabalha achando que nunca passará. Ele não reflete na finitude da sua vida e no fato de que não tem pra quem deixar a sua riqueza.
Um homem que não desfruta a vida (Ec 4.8)
"Esse é o ponto de transição, no texto, para que o escritor toque seus leitores com a ideia de que o trabalho traz frustração quando sua labuta e seu lucro são desperdiçados pela ganância em vez de serem compartilhados com outras pessoas" (Santos, Thomas Tronco dos. O Caminho Acima do Céu: Comentário de Eclesiastes (Portuguese Edition) (Locais do Kindle 2260-2262). Redenção Publicações. Edição do Kindle. )
O caminho da sabedoria diz que as melhores coisas debaixo do sol está em:
Desfrutar a vida, se divertir (Ec 4.8; 2.24-25);
Desfrutar a vida na companhia de outras pessoas (Ec 4.9-12)
Na companhia de outros, nós encontramos:
Um melhor proveito
Profissionalmente falando - Deus é a favor de sociedade. O trabalho pode se tornar mais leve e o lucro pode ser maior.
As vantagens da união, do amor e da companhia sempre trará um "melhor proveito", mesmo que o montante seja menor.
Concorco com Santos (Locais do Kindle 2272-2276) quando ele diz que "ao falar sobre a ausência de companhia do homem solitário, foram mencionadas a ausência de uma esposa, de filhos e de irmãos, o que levaria a crer que a companhia que o escritor tem agora em mente é qualquer uma dessas pessoas. Entretanto especialmente pelo argumento exposto no versículo 11 , o autor tem primordialmente em vista o cônjuge, com a qual a pessoa pode viver, dividindo as cargas e as recompensas do seu trabalho melhor do que com qualquer outro.
Segurança e apoio.
Um companheiro adequado pode dar a assistência que alguém sozinho não pode obter. O benefício vale para os dois, pois qualquer um deles pode cair e ambos têm a capacidade de se ajudar mutuamente.
Conforto durante a jornada.
O texto desenha melhor a figura de um casal do que de outros tipos de companheiros. Um exemplo disso é o caso de Davi que, em sua velhice, já não conseguia mais se sentir aquecido, nem mesmo com muitas roupas. A solução foi tomar-lhe uma donzela, de nome Abisague, que dormia em seus braços (1Rs 1.1-4). É claro que é um exemplo de uma situação extrema, ao passo que o escritor deve ter em mente tal benefício ao longo da vida. É uma grande bênção poder desfrutar a vida com alguém com quem se divida mais do que a cama e que faça todo o nosso esforço valer a pena.
Força para suportar tempos difíceis.
Em uma situação de opressão, ou perseguição de uma terceira parte, um companheiro adequado pode encorajar o parceiro, corrigir seus caminhos, ajudá-lo diretamente na situação ou até no trato com o opressor e, em último caso, pode simplesmente trazer consolo e orar pelo amigo, o que não é pouca coisa.
Salomão afirma que "um cordão de três dobras não se rompe com facilidade". Alguns entendem que esse terceiro cordão significa o Senhor no meio do casal ou da amizade, outros, por sua vez, entendem que simplesmente significa que os que não estão sozinhos, mas possuem outras pessoas ao seu lado são capazes de suportar as pressões da vida com mais facilidade. Entretanto, é importante sabermos que "esse dito era um provérbio já bem-conhecido no Oriente Médio Antigo e não foi inventado por Salomão, estando ele presente no famoso Épico de Gilgamesh , escrito na Suméria por volta de 2700 a.C. Sendo assim, não se deve supervalorizar a interpretação das três partes trançadas da corda" (Santos, Thomas Tronco dos. O Caminho Acima do Céu: Comentário de Eclesiastes (Portuguese Edition) (Locais do Kindle 2326-2329). Redenção Publicações. Edição do Kindle).
Não há nenhum problema em alguém viver um período de solitude, um momento para se buscar a Deus e descansar das fadigas do seu trabalho. Também não há nenhum problema em alguém trabalhar, já vimos que Deus deu trabalho ao homem. Trabalho não é resultado do pecado, mas o pecado tornou o trabalho mais difícil e o coração do homem mais propenso a se inclinar para os extremos do que para uma vida de equilíbrio.
A fim de se evitar o pessimismo total, usa muitas vezes a descrição "melhor" (Ec 4.6,9,13; 5.5; 7.1-3,5,8; 9.17), mostrando que apesar das coiss não serem totalmente boas ou ruins, há algumas que são melhores que outras.
Irmãos, é muito melhor estarmos juntos do que sozinhos. Juntos nos ajudraremos, nos consolaremos, nos encorajaremos e resistiremos muito mais e por muito mais tempo as agruras da vida do que aqueles que insistem em viver sozinhos.
Os benefícios dessa vida em união (v.9) não podem ser ignorados pois consistem de:
auxílio em tempos de dificuldade (v.10);
conforto em situações de necessidade (v.11);
proteção em circunstâncias de perigo (v.12).
Conclusão:
Deus pode ter o celibato para algumas pessoas. Alguns são chamados a não se casarem, mas não são chamado a viverem isolados do Corpo de Cristo, a Sua igreja;
O casamento é uma das grandes bênçãos de Deus para o homem e para a mulher. Salomão desenvolve esse tema dizendo:
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.
A bênção do casamento também passa pela escolha do conjuge. Os incontáveis benefícios que um homem pode ter ao lado de uma boa esposa podem ser completamente anulados se ele, ao escolher uma mulher com quem quer dividir a vida, olhar para alguns valores, como beleza e sensualidade, e se esquecer de outros, como caráter, amabilidade e companheirismo. Salomão disse que:
19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.
e
15 O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes;
As más-companhias podem arruinar a vida de uma pessoa (1Co 15.33). Lemos no Salmo 1.1:
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
É importante que o cristão ande com os que de coração puro invocam ao Senhor. Escolha bem os seus companheiros de vida e seu caminho será menos penoso, inútil e frustrante.
20 Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.
