Jesus, o segundo Adão.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 562 views
Notes
Transcript

Introdução.

O primeiro Adão, em sua desobediência, trouxe pecado e morte ao mundo; Cristo, o “segundo” ou “último” Adão, desfaz a obra do primeiro, onde sua obediência até a morte traz vida e justiça.
Paulo apresenta Jesus Cristo como último Adão, tendo êxito onde o primeiro Adão falhou, e o segundo Adão ficando à frente de uma nova humanidade.
I. Pela desobediencia de Adão todos os homens estão sentenciados a condenação eterna.
Romanos 5.12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
a) Este um só homem é, obviamente, Adão. Veja o versículo 14. Cf.
Gênesis 2.16–17 “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Gênesis 3.1–6 .
b) Em Adão, todos pecaram e, em Adão, todos morreram.
c) O ser humano ao nascer já pertence ao reino das trevas, por causa do pecado original.
PECADO ORIGINAL. É a doutrina de que, como um resultado da queda de Adão, toda a humanidade é pecadora por natureza.
Deus criou o homem íntegro; sua natureza não estava a princípio ligada ao pecado. Mas o primeiro ato de desobediência de Adão afetou não só a ele, mas também toda a humanidade.
A queda de Adão não trouxe apenas punição, mas também uma tendência ao pecado que afetaria toda a humanidade, exceto a Cristo.
CONSEQUENCIA DO PECADO:
A humanidade é incapacidade de viver sem pecado
Todas as ações da humanidade foram corrompida pelo pecado
Quebrou acomunhão do homem com Deus
Morte física
Morte espíritual
Afetou os relacionamentos interpessoais e com resto da criação.
Romanos 6.23porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
II. Jesus o segundo Adão justifica o homem através de sua morte na cruz do calvário.
Rm 5.17-18 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.”
Por meio de sua morte sacrificial e ressurreição à vida, Jesus Cristo trouxe justiça, reconciliação (paz) e vida etc. Veja 5.1–11.
Rm 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”
A graça é muito mais que uma mera compensação do pecado. Ela não só anula os efeitos do pecado, mas também outorga a vida eterna.
Rm 5.18Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.”
Conclusão.
Corintios. 15. 22 . Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
O contraste nas consequências das ações do primeiro Adão e o segundo Adão
Adão trouxe a morte, Jesus Cristo traz vida
Adão trouxe julgamento, Jesus Cristo traz a justificação
Rm 10.9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.