Cap. III – GRAÇA IRRESISTÍVEL – Pág. 36 – 43 (Parte 02)

CINCO PONTOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript
Foi Graça-Asaph Borba
Quando terminar esta vida E lá no céu eu chegar Haverá uma multidão de irmãos Esperando pra me abraçar E perguntarão a uma voz Voltados para mim Ó conta-nos como você, irmão Venceu e chegou aqui E falarei, e cantarei De Jesus que me amou E que por este pecador A si mesmo se entregou E falarei, e cantarei De Jesus que me amou E que por este pecador A si mesmo se entregou Foi graça, graça, super abundante graça Graça, graça, preciosa e doce graça Foi graça irmão, graça irmão Eu vos digo que foi assim Foi só pela graça de Jesus Que eu venci e cheguei aqui E falarei, e cantarei De Jesus que me amou E que por este pecador A si mesmo se entregou Foi graça, graça, super abundante graça Foi graça, graça, preciosa e doce graça Foi graça irmão, graça irmão Eu vos digo que foi assim Foi só pela graça de Jesus Que eu venci e cheguei aqui Foi só pela graça de Jesus Que eu venci e cheguei aqui Foi só pela graça de Jesus Que eu venci e cheguei aqui
3.4. OS REQUISITOS PARA A SALVAÇÃO COMO DONS DE DEUS
3.4.1. Agora, considere a maneira como Paulo descreveu o arrependimento como um DOM DE DEUS. Observe que Paulo não estava apenas dizendo que a salvação é um dom de Deus. Os requisitos para a salvação são também um dom. II Timóteo 2:24-25
3.4.2. Quando uma pessoa ouve um pregador dizer: ARREPENDA-SE E VENHA A CRISTO, ela pode escolher resistir a essa exortação. Pode desobedecer-lhe. Pode dizer que não se arrependerá. Entretanto, se Deus lhe DÁ O ARREPENDIMENTO, ela não pode resistir, porque o próprio significado do dom do arrependimento é que Deus MUDOU o nosso coração e o tornou DISPOSTO a obedecer.
3.4.3. Em outras palavras, o dom do arrependimento é a ANULAÇÃO da resistência ao arrependimento. Esta é a razão por que chamamos esta obra de Deus GRAÇA IRRESÍSTIVEL. A resistência ao arrependimento é substituída pelo dom do arrependimento. Foi assim que todos nós chagamos a arrepender-nos.
3.4.4. Milhares de pessoas verdadeiramente arrependidas NÃO SABEM DISSO. Aprenderam coisas erradas sobre como foram convertidas e, por isso, estão PARALISADAS em sua adoração e amor. Talvez você seja uma delas.
3.4.5. Se isso é verdade, não fique com raiva de seus mestres, EXULTE com grande alegria por ter compreendido II Timóteo 2:25, e permita que seu coração TRANSBORDE de gratidão e alegria humilde por causa da nova consciência de quão admirável é o seu arrependimento.
3.5. NUNCA CONTRA A NOSSA VONTADE
3.5.1. Isto deve deixar evidente que a graça irresistível nunca significa que Deus nos FORÇAa nos arrependermos ou a crermos ou a crermos ou a seguirmos a Jesus, contra a nossa vontade. Isso seria uma contradição, porque o crer, o arrepender-se e o seguir a Jesus são sempre ESPONTÂNEOS, pois, do contrário, seriam hipocrisia.
3.5.2. A graça irresistível não arrasta o indisposto para o reino; ela MUDA A DISPOSIÇÃO DO CORAÇÃO. Ela não opera com constrangimento a partir do exterior, como algemas e cadeias. Ela opera com PODER A PARTIR DO INTERIOR, como nova sede, nova fome e desejo impulsionador.
3.5.3. Observe I Coríntios 1:23-24. Primeiramente, a pregação de Paulo foi dirigida a todos, tantos judeus como gregos. Isto é um tipo de chamado GERAL do evangelho. Oferece salvação imparcial e indiscriminadamente a todos. Todo aquele que crer no Cristo crucificado o terá como Salvador e Senhor. Mas frequentemente este chamado geral cai em ouvidos não receptivos e é designado como LOUCURA.
3.5.4. Em segundo lugar, Paulo se referiu a outro tipo de CHAMADO. Ele disse que, entre aqueles que ouviram, judeus e gregos, houve alguns que, além de ouvir ao chamado geral, foram chamados de outra maneira. I Coríntios 1:24
3.5.5. Em outras palavras, eles foram chamados de uma maneira que não mais consideravam a cruz como loucura, mas como SABEDORIA E PODER DE DEUS. Algo aconteceu nos corações que mudou a maneira como viram a Cristo.
3.5.6. Descrevemos isto não como o chamado geral e sim como CHAMADO EFICAZ de Deus. É semelhante ao chamado de Lázaro para fora do sepulcro. Jesus chamou e o morto saiu. João 11:43
3.5.7. Esse tipo de chamado cria aquilo que ORDENA. Se ele diz: Viva!, ele cria a vida. Se diz: Arrependa-se!, ele cria o arrependimento. Se diz: Creia!, ele cria a fé. Se diz: Siga-me!, ele cria a obediência. Paulo disse que todos aqueles que são chamados neste sentido não mais consideram a cruz como loucura, mas sim PODER DE DEUS.
3.5.8. Não vêm a Cristo por COERSÃO. Agem livremente, com base no que valorizam como infinitamente precioso. Sua resistência à cruz foi VENCIDA porque o chamado de Deus ROMPEU a cegueira espiritual deles e lhes fez ver a cruz como sabedoria e poder. Isto é o que pretendemos dizer com GRAÇA IRRESISTÍVEL.
3.6. EM OPERAÇÃO POR TRÁS DE NOSSA VONTADE
3.6.1. Como Deus age para mudar a nossa vontade, sem coerção contra nossa vontade, é explicado em II Coríntios 4:4-6
3.6.2. Visto que os homens são cegos para a preciosidade de Cristo, um milagre precisa ser operado a fim de que cheguem a ver e crer. Paulo comparou este milagre com o primeiro dia da criação, quando Deus disse: HAJA LUZ!
3.6.3. Em outras palavras, Deus faz a glória – A VERDADE E A BELEZA AUTOAUTENTICADORAS– de Cristo ser vista e experimentada em nosso coração.
3.6.4. A partir desse momento, o nosso DESEJO com respeito a Cristo é mudado fundamentalmente. Isto é, de fato, UMA NOVA CRIATURA – um novo nascimento. Isto é, em essência, o ato divino equivalente ao CHAMADO EFICAZ. I Coríntios 1:24
3.6.5. Aqueles que são chamados têm seus olhos abertos pelo poder soberano e criativo de Deus, para que não mais vejam a cruz como loucura, e sim como O PODER E A SABEDORIA DE DEUS. O chamado eficaz é o milagre que remove a nossa cegueira. Deus faz a glória de Cristo resplandecer com BELEZA IRRESISTÍVEL. Isto é graça irresistível.
3.7. “O SENHOR LHE ABRIU O CORAÇÃO”
3.7.1. Outro exemplo desta obra está em Atos 16:14. Este abrir o coração é o que queremos dizer com graça irresistível. Ela vence a resistência obstinada, de cegueira para a beleza e de surdez para a BONDADE DAS BOAS NOVAS.
3.7.2. Outra maneira de descrevê-la é o NOVO NASCIMENTO ou ser NASCIDO DE NOVO. O novo nascimento é uma criação miraculosa de Deus, que capacita uma pessoa anteriormente morta a receber a Cristo e, assim, ser salva. Não produzimos o novo nascimento por meio de nossa fé. Deus PRODUZ A NOSSA FÉ por meio do novo nascimento. I João 5:1
3.7.3. Isto significa que ser nascido de Deus vem primeiro e crer é o passo seguinte. Crer em Jesus não é a causa de sermos nascidos de novo; é a EVIDÊNCIAde que fomos NASCIDOS DE DEUS.
3.8. NOVO NASCIMENTO: UM ATO DE CRIAÇÃO SOBERANO
3.8.1. Para confirmar isto, observe, com base no Evangelho de João, como o nosso receber a Cristo se relaciona com o sermos nascidos de Deus: João 1:12-13
3.8.2. Em outras palavras, é necessário receber a Cristo para se tornar um filho de Deus, mas o nascimento que introduz uma pessoa na família de Deus não é possível pela vontade do homem. Somente Deus pode REALIZÁ-LO.
3.8.3. O homem é morto em DELITOS E PECADOS. – Efésios 2:1 – Ele não pode tornar a si mesmo novo ou criar nova vida em si mesmo. Precisa ser nascido de Deus. Depois, com a nova natureza de Deus, o homem vê a Cristo pelo que ele realmente é e recebe a Cristo ESPONTANEAMENTEa Cristo por tudo que ele é.
3.8.4. Deus VENCEUrealmente a nossa resistência. Ele nos ATRAIUrealmente a si mesmo. Ele nos DEUrealmente o arrependimento. Ele nos FEZ realmente nascidos de novo, para que recebêssemos a Cristo. Ele resplandeceu realmente em nosso coração com a LUZ DA GLÓRIA DE CRISTO. Isso é o que uma experiência mais profunda da graça soberana faz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more