Cuidado com as tentações
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
CUIDADO COM AS TENTAÇÕES
CUIDADO COM AS TENTAÇÕES
INTRODUÇÃO
No texto bíblico para a nossa meditação nesta noite percebemos uma situação viida por Jesus antees de iniciar o seu ministério terreno. (Que foi a sua provação/tentação pelo próprio diabo).
Interessante em observar no texto é que ele traz algumas coisas bem curiosas: Jesus tinha acabado de se batizar, estava cheio do ES e foi levado para o deserto.
Tal situação aconteceu também com Filipe que estava realizando um grande ministério em Samaria, narrado em Atos 8, também cheio do ES, expulsando demônios, pregando o evangelho, pessoas se convertando, o poder de Deus se manifestando, porém o Senhor vai lhe retirar dali e lhe enviar ao deserto para pregar à uma pessoa (ao Eunuco da rainha de Candace da Etiópia).
Precisamos entender uma coisa, nem sempre o deserto é o fim, mas o deserto pode se o começo ou o lugar da manifestação da glória do Senhor sobre nós.
Fato é que nunca é tranquilo atravessar pelo deserto, mas ao sair de lá, saímos mais fortalecidos.
Jesus ele foi tentando durante os 40 dias que esteve no deserto. V. 2. (E não somente apenas ao final dos 40 dias).
A tentação que se deu no final dos 40 dias foi uma intensificação daquilo que ele já estava experimentando durante aquele tempo.
O inimigo intensifica as suas forças quando o tempo no deserto se estende, porque no final do deserto é natural ficarmos mais vulneráveis fisicamentes.
Mas isso é permissão de Deus para nos provar que o seu poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas.
2Coríntios 12.9–10
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.
O que Deus quer nos levar a entender é que da mesma maneira como Cristo foi tentando, nós também continuamos a ser também nos dias atuais.
As tentações que o diabo tem colocado contra as nossas vidas são: Sexo, dinheiro, fama, poder, status, etc.
Lembre-se sempre de uma coisa, Deus não tenta ninguém. Quem tenta é o diabo.
Tiago 1.13–15
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
O que Deus nos dá é o livramento das tentações que o diabo coloca diante de nós.
Por isso precisamos tomar muito cuidado diante das tentações.
É o que o Senhor quer nos levar a estarmos alertas, pois durante as tentações de satanás, ele vai nos colocar à prova, e precisamos estar muito atentos para não cairmos nelas e ficarmos reprovados diante de Deus.
Imagine de Jó não tivesse resistido à investidas de Satanás contra a sua vida. Ele não teria sido chamado por Deus de um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mau.
F.T.: Cuidado com as tentações, pois o diabo tentará colocar em xeque a sua:
1º - Credibilidade como filho de Deus.
V. 3: “Então o Diabo lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra se transforme em pão”.
Não sabemos quais foram as demais tentações que Jesus teve de enfrentar antes destas, durante os 40 dias.
As que temos ciência é destas que a bíblia narra para nós. (Também em Mateus 4).
E cremos que são através destas nos foram reveladas é que Deus tinha a nos ensinar. (As demais foram específicas para o próprio filho de Deus).
Mas, bem, observe que a primeira coisa que o diabo tentou colocar em xeque foi a credibilidade de Jesus como o filho de Deus. (Se tu és).
O Diabo sabia que ele era o filho de Deus. Jesus havia acabado de se batizar no Jordão a pouco tempo e cheio do ES ao descer uma pomba sobre os seus ombros pode ouvir uma voz do céu dizer: “Este é o meu filho amado ao qual me dá muita alegria (ou em quem me comprazo)”.
Note que: Jesus sabia, a população sabia e até o diabo também sabia acerca da sua identidade como filho de Deus.
Porém, mesmo assim ele vai ser tentado neste quesito para tentar colocar dúvidas em sua mente acerca do seu real poder e das suas credenciais como filho de Deus. (Olha só como ele é ousado).
O poder de Jesus foi colocado em xeque naquele momento. Mas ele não caiu nesta. Ele resistiu.
O poder que Deus deu ao seu filho tinha um único objetivo. (Buscar e salvar o que se havia perdido).
Lucas 19.10
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
O poder dado por Deus ao seu filho tinha um objetivo específico e não um fim em si mesmo. (Transformar pedra em pão).
Preste atenção: Eu e você também recebemos este mesmo poder de Jesus. Atos 1.8. Mas não para alimentar o nosso Ego com ele, mas sim para alimentar o famintos desta terra. Nós porém, devemos é nos alimentarmos da palavra de Deus.
Aplicação: Portanto tomemos cuidado para não sermos tentado a utilizarmos deste poder para um fim em si mesmo e cairmos nas armadilhas que satanás tem colocado diante de nós para colocar em xeque a nossa credencial como filhos de Deus.
F.T.: Cuidado com as tentações, pois o diabo tentará colocar em xeque a sua:
2º - Fidelidade a Deus.
Ler os versos 5-7. Destacar o Verso 7.
Agora o diabo vai utilizar-se da tentação do poder, status, fama, para tentar Jesus e o fazer pecar, cair diante da sua fidelidade a Deus.
Lhe é oferecido todos os reinos do mundo. Autoridade, glória, etc.
Uma única coisa lhe é requerida em troca: Adoração.
Se existe algo que Deus desde o início requereu do seu povo foi exatamente isto: Adoração exclusiva.
Deus nunca permitiu com que o seus filhos dividissem a adoração com ninguém, ou qualquer outra coisa.
Isaías 42.8
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória,pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.
Deus sempre exigiu Exclusividade, pois ele é Exclusivo.
Por isso você não pode sucumbir à tentação de trair a confiança depositada de seu Deus em você em adorar ou permitir que seja gerada adoração em seu coração dividida. (Independentemente daquilo que lhe estiver sendo lhe oferecido).
É muito comum olharmos apenas para o aqui e agora. Só que você não pode olhar apenas para este momento.
As pessoas traem ao Senhor e pecam em sua adoração exclusiva e por isso falham na fidelidade ao Senhor por pensarem apenas aqui, agora, neste momento.
Foi o que o diabo ofereceu para Jesus e ainda continua a oferecer nos dias de hoje para colocar em xeque a sua fidelidade a Deus.
Sei que isso é realmente muito tentador. Mas o que Deus tem prometido a cada um de nós, é algo muito maior do que qualquer bem oferecido neste mundo.
João 14.1–3
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.
Mateus 19.29
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher,ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.
Aplicação: Preste atenção. Não caia na armadilha de satanás. Ele está te oferecendo algo passageiro. O que Jesus lhe promete é algo abundante e eterno. Pois ele veio para dar vida e vida em abundância. Então não negocie a sua Fidelidade ao Senhor.
F.T.: Cuidado com as tentações, pois o diabo tentará colocar em xeque a sua:
3º - Confiança em Deus.
Ler os versos 9-11.
Algo que é preciso destacar é que em todas as tentações citadas o diabo utilizou-se de um trecho das Sagradas Escrituras, como para tentar dar validade à sua fala.
Então tome cuidado para não permitir-se se seduzido por palavras que parecem ser agradáveis e até mesmo dizer que tá na Bíblia, pois o diabo utilizou exatamente ela pra tentar Jesus e ainda continua a utilizar.
Agora ele lança mão de um texto bíblico famoso para colocar em xeque a confiança do Filho no Pai.
Salmo 91.11–12
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
A resposta de Jesus foi muito dura e enfática no verso 12. “Não tentarás o Senhor teu Deus”.
A atitude de Jesus aqui nos ensina pelo menos 2 coisas:
Primeiro: Precisamos ser enfáticos e diretos contra as investidas e tentações de satanás contra as nossas vidas. (Não dá para ficar com conversinha. Tem que ser direto. Cortar logo o mau pela raíz. Não dá para ficar brincando. Com conversinha mole. Exemplo: Olá sumido / sumida).
Segundo: Se Deu nos prometeu Ele irá cumprir. Não precisamos e não podermos colocar em dúvidas aquilo que o próprio Senhor já nos garantiu que irá fazer.
Exemplo: Se ele prometeu que vai cuidar, apenas confie. Descanse.
Salmo 37.5
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
Porém, o diabo é expert e querer colocar dúvidas em nossa mente, fazendo surgir as seguintes perguntinhas: Será mesmo? Mas você não vai fazer nada? Vai esperar acabar tudo primeiro?
Entenda uma coisa, se Deus prometeu, confie. Mesmo que vier a acabar tudo. Continue confiando nele. Sabe porque?
O Deus a qual servimos Ele é o Todo Poderoso. Se o tronco morrer ele faz brotar. Se a porta Fechar ele faz abrir. Se o morto morrer, Ele tem poder para mandar ressuscitar, Pois este é o meu Deus.
Aplicação: Então não negocie a sua confiança no Senhor. Não caia nas conversas e ciladas que satanás tenta colocar sobre a sua vida para te fazer perder a confiança neste Deus que é o TODO PODEROSO.
Conclusão: CUIDADO COM AS TENTAÇÕES.
Tiago 4.7
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Foi exatamente isto que aconteceu. (Ler o verso 13).
Quando você submete-se ao Senhor e resiste ao diabo ele foge de você. (Não existe tentação que é a capaz de persistir diante do agir do Senhor).
No entanto, isto não é motivo de você baixar a guarda. Pois o final do texto deixa algo bem claro: “Até, ocasião oportuna”.
Não é para te desanimar, mas sim para te alertar.
A tentação que estás sofrendo, você se ficar atendo e submeter ao Senhor irá sim vencê-la, porém, não baixe a guarda.
1Pedro 5.8–9
Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Portanto, CUIDADO COM AS TENTAÇÕES. Amém!!!