Jesus, a luz do mundo - João 8.12-20

Os 7 Eu Sou de Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 138 views

Segunda declaração de Jesus sobre ser Deus

Notes
Transcript

Jesus - A luz do Mundo

12De novo, Jesus lhes falou, dizendo:

— Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

13Então os fariseus lhe disseram:

— Você dá testemunho de si mesmo. O testemunho que você dá não é verdadeiro.

14Jesus respondeu:

— Ainda que eu dê testemunho a respeito de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vocês não sabem de onde venho, nem para onde vou. 15Vocês julgam segundo a carne; eu não julgo ninguém. 16E, se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou só eu que julgo, mas eu e o Pai, que me enviou. 17Também na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho de mim.

19Então eles lhe perguntaram:

— Onde está o seu Pai?

Jesus respondeu:

— Vocês não conhecem a mim e não conhecem o meu Pai; se conhecessem a mim, também conheceriam o meu Pai.

20Jesus proferiu essas palavras perto da caixa de ofertas, quando ensinava no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não havia chegado a sua hora.

João escreve seu evangelho com um propósito apologético e polêmico. Seu objetivo claro é demonstrar que Jesus é o Verbo de Deus. Ele é o próprio Deus e diante dele todos devem tomar uma decisão: Crer ou rejeitá-lo.
Para isso joão está focado em descrever apenas 7 sinais de Jesus que demonstravam sua identidade e 7 discursos de Jesus onde ele proclamou ser o próprio Deus.
Os 7 Sinais são:
O casamento de Caná (2.1-11);
a cura do filho do oficial do rei (4.43-54);
a cura de um paralítico de Betesda (5.1-15);
a multiplicação dos pães e peixes (6.1-15);
andar sobre as águas (6.16-21);
cura do cego de nascença (9.1-41)
a ressurreição de Lázaro (11.1-45).
Os 7 EU SOU:
Eu Sou o pão da vida. (João 6:35; cf. 6:41,48,51)
Eu Sou a luz do mundo. (João 8:12)
Eu Sou a Porta das Ovelhas. (João (João 10:7-9)
Eu Sou o Bom Pastor. (João 10:11-15)
Eu Sou a ressurreição e a vida. (João 11:25)
Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)
Eu Sou a Videira Verdadeira (João 15:1,5)
As declarações de Jesus são supreeedentes, pois ao usar a mesma expressão que Deus usou com moisés no êxodo (אֶֽהְיֶ֖ה), ele está se auto-proclamando Deus.
Em todos esses eventos vemos que acontece alguma reação, ou de crença ou de Rejeição. Esse é o objetivo polêmico de João: Diante de Jesus, você precisa tomar uma decição.
Diante de Jesus não existe a opção de não tomar decisão. Neste caso você é escravo de sua liberdade. É como estar em uma corredeira prestes a cair em um grande abismo. Não há opção, ou você decide sair, ou decide ficar, sabendo que ficar é uma decisão de morte.

Jesus é a luz do mundo que dissipa as trevas do pecado.

— Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
João: As Glórias do Filho de Deus O Testemunho que Jesus dá de si Mesmo como a Luz do Mundo (8.12–20)

Carson diz que a metáfora da luz está impregnada de alusões ao Antigo Testamento. A glória da própria presença de Deus na nuvem conduziu o povo para a terra prometida (Êx 13.21,22) e o protegeu daqueles que o destruiriam (Êx 14.19–25). Os israelitas foram treinados para cantar: O Senhor é a minha luz e a minha salvação (Sl 27.1). A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105). A luz de Deus é irradiada nas outras nações em revelação (Ez 1.4) e salvação (Hc 3.3,4). A luz é o próprio Deus em ação (Sl 44.3).

Quando etendemos o contexto da afirmação de Jesus as coisas ficam mais interessantes. É provavel que esse discurso esteja acontecendo no contexto da festa dos tabernáculos. Na noite do último grande dia da festa o templo resplandecia numa grande iluminação na noite escura. Como isso, os judeus afirmavam possuir e conhecer a grande luz que iluminava e direcionava seus caminhos, eles tinham a luz que dava sentido para a vida, significado e propósito. O discurso acontece também logo após Jesus salvar a mulher pega em adultério, revelando que não existia uma só pessoa sem pecado.
Eles pensavam ter a luz, mas estavam presos nas trevas! Isso ocorre conosco também, estamos todos na escuridão do pecado buscando nos agarrar a qualquer coisa que pareça iluminar e dar significado à vida.
Meditações no Evangelho de João Cristo, a Luz do Mundo; Promessa Aos Seguidores de Cristo; Jesus Revela a Ignorância de Seus Inimigos (Leia João 8.12–20)

Luzes falsas, por todos os lados, atraem a atenção do homem contemporâneo. A inteligência, a filosofia, o zelo, o liberalismo, a consciência e a voz da igreja mundana são vozes que, de várias maneiras, estão clamando, em altos brados, que encontraram uma “luz” para nos mostrar

O próprio Iluminismo nos séculos XVII e XVIII foi o homem pensando ter encontrado a LUZ que traz significado para a vida.
TODOs estamos em busca de respostas para as grandes questões da vida! Quem sou eu? Qual o probelma do mundo? Para onde devo ir?
Buscamos desesperadamente seguir coisas que não possuem luz própria, apenas refeltem de alguma forma a luz, podem possuir resquicios de verdade e beleza, mas não brilha.
Assim como a luz não emite luz própria, as luzes do mundo são apenas ecos de uma luz verdadeira. Jesus não reflete nada, ele é a própria LUZ.
Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para um outro mundo...Se nenhum dos meus prazeres terrenos é capaz de satisfazê-lo, isso não prova que o universo é uma fraude. Provavelmente os prazeres terrenos não têm o propósito de satisfazê-lo, mas somente de despertá-lo, de sugerir a coisa real. Se for assim, tenho de tomar cuidado para, por um lado, jamais desprezar ou ser ingrato em relação a essas bênçãos terrenas, e, por outro jamais confundi-lo com outra coisa, da qual elas não passam de um tipo de cópia, ou eco, ou miragem. C.S Lewis
João 1.1–10 NAA
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. 7 Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, 9 a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu.
Não existem trevas que podem segurar uma luz!
Salmo 36.9
Salmo 36.9 NAA
9 Pois em ti está a fonte da vida; na tua luz, vemos a luz.

Jesus dá testemunho de si mesmo, pois é Deus

joão 8.13-18
João 8.13–18 NAA
13 Então os fariseus lhe disseram: — Você dá testemunho de si mesmo. O testemunho que você dá não é verdadeiro. 14 Jesus respondeu: — Ainda que eu dê testemunho a respeito de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vocês não sabem de onde venho, nem para onde vou. 15 Vocês julgam segundo a carne; eu não julgo ninguém. 16 E, se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou só eu que julgo, mas eu e o Pai, que me enviou. 17 Também na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18 Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho de mim.
João (8.12–20)
O que queriam realmente dizer era o seguinte: “Quando você se chama de luz do mundo, está apenas se vangloriando. Ninguém confirma o seu testemunho quanto a você mesmo; portanto, ele não pode ser verdadeiro”.
Jesus sabe de onde veio: Ele não proveio deste mundo! Ele é 1o verbo que é eterno, aquele que sempre existiu e sustentou todas as coisas. Nada existe sem ele estar sustentando, nem mesmo aqueles farizeus que estavam questionando. Ele conhece e Reina sobre Tudo!
A via láctea possui entre 100 e 400 bilhões de estrelas. Estima-se que exista cerca de 2 trilhões de Galáxias, cada uma com Bilhões de estrelas. O universo observável possui 46 bilhões de anos-luz.
Isaias 40.26
Isaías 40.26 NAA
26 Levantem os olhos para o alto e vejam. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.
João 1.3 NAA
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
MAS VOCÊS NÃO SABEM!
O apego dos religiosos por uma luz falsa os deixou cegos para reconhecer a verdadeira luz. O problema não são as evidências, Jesus já tinha dado várias. O problema era a dureza do coração deles.
Quando estamos em trevas não temos Discernimento, Não sabemos quem somos ou para onde vamos.

Jesus é o caminho para conhecer a Deus e receber a luz!

João 8.19–20 NAA
19 Então eles lhe perguntaram: — Onde está o seu Pai? Jesus respondeu: — Vocês não conhecem a mim e não conhecem o meu Pai; se conhecessem a mim, também conheceriam o meu Pai. 20 Jesus proferiu essas palavras perto da caixa de ofertas, quando ensinava no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não havia chegado a sua hora.
Jesus responde que o problema é que eles não o conheciam nem a seu Pai, pois, se o conhecessem, também conheceriam seu Pai. Ninguém pode conhecer verdadeiramente Deus a não ser através de Jesus (1.18). Jesus veio para nos mostrar o Pai (14.8,9). Ele e o Pai são um (10.30);
Eles não conheciam de fato a Deus! Jesus deixa claro que o único caminho para conhecer a Deus e receber direção e significado é por meio dele! ele é a imagem perfeita de Deus, POr meio dele conhecemos a Deus.
João 14.8–10 NAA
8 Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Jesus respondeu: — Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Agora, diante de Jesus precismos tomar uma decisão! Crer e reconhecer seu reinado sobre nós, ou, rejeitá-lo.
VOcê é escravo de sua liberdade, não pode sair daqui hoje sem uma decisão. Entre caminhar em luz ou escuridão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more