Jesus, a luz do mundo - João 8.12-20
Segunda declaração de Jesus sobre ser Deus
Jesus - A luz do Mundo
12De novo, Jesus lhes falou, dizendo:
— Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
13Então os fariseus lhe disseram:
— Você dá testemunho de si mesmo. O testemunho que você dá não é verdadeiro.
14Jesus respondeu:
— Ainda que eu dê testemunho a respeito de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vocês não sabem de onde venho, nem para onde vou. 15Vocês julgam segundo a carne; eu não julgo ninguém. 16E, se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou só eu que julgo, mas eu e o Pai, que me enviou. 17Também na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho de mim.
19Então eles lhe perguntaram:
— Onde está o seu Pai?
Jesus respondeu:
— Vocês não conhecem a mim e não conhecem o meu Pai; se conhecessem a mim, também conheceriam o meu Pai.
20Jesus proferiu essas palavras perto da caixa de ofertas, quando ensinava no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não havia chegado a sua hora.
Jesus é a luz do mundo que dissipa as trevas do pecado.
Carson diz que a metáfora da luz está impregnada de alusões ao Antigo Testamento. A glória da própria presença de Deus na nuvem conduziu o povo para a terra prometida (Êx 13.21,22) e o protegeu daqueles que o destruiriam (Êx 14.19–25). Os israelitas foram treinados para cantar: O Senhor é a minha luz e a minha salvação (Sl 27.1). A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105). A luz de Deus é irradiada nas outras nações em revelação (Ez 1.4) e salvação (Hc 3.3,4). A luz é o próprio Deus em ação (Sl 44.3).
Luzes falsas, por todos os lados, atraem a atenção do homem contemporâneo. A inteligência, a filosofia, o zelo, o liberalismo, a consciência e a voz da igreja mundana são vozes que, de várias maneiras, estão clamando, em altos brados, que encontraram uma “luz” para nos mostrar