Por que mudar?
Metanoia • Sermon • Submitted
0 ratings
· 40 viewsSomos chamados a nos entregarmos completamente a Deus, entendo a necessidade de sermos transformados pela palavra a fim de viver a vontade de Deus.
Notes
Transcript
Nova Versão Internacional 12.1 Sacrifícios Vivos
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Introdução: Foi me pedido para que a gente pudesse compartilhar um pouco sobre metanoia e pra começarmos precisamos tentar definir o que isso significa.
O que significa metanoia?
Metanoia: Metanoia significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida.
Agora que já sabemos o que é metanoia o por que precisamos pensar sobre isso?
Claro, a metanoia, essa mudança de pensamento/vida precisa fazer parte da nossa vida cristã. Precisamos não mais pensarmos pelos padrões do mundo e termos nossa mente renovada pela Palavra de Deus.
Mas o que vocês acham que na nossa vida precisa ser transformado? Como jovens quais são as mudanças necessárias para que não mais nos amoldemos ao mundo?
Exposição: Agora nos voltemos ao texto para podermos de fato entendermos um pouco sobre essa necessidade de metanoia na nossa vida cristã. E para isso que chamar a atenção a alguns pontos desses versículos que lemos:
Se ofereçam em sacríficio vivo, santo e agradável
Sacrifícios - Algo dado para uma deidade, frequentemente para fazer expiação pelos pecados. Também podia ser feito por outras razões relacionadas à lei mosaica.
Se antes usavamos o nosso corpo para prazeres e propósitos pecaminosos; agora que pertencemos ao Senhor usamos o nosso corpo para sua Glória. Devemos entregar-nos para que Cristo possa continuar a obra de Deus por meio de nós. E Cristo é nosso referencial.
Ele entregou seu corpo a morte em favor da obra de Deus e nós devemos fazer o mesmo. Devemos entregar nosso corpo a morte, a morte do velho homem/ da velha criatura, para que Cristo viva em nós e através de nós possa continuar sua obra.
E essa entrega do nosso corpo acontece de uma vez e é para sempre. Não nos entregamos somente aos domingos, ou nas reuniões da igreja. Essa entrega é para a eternidade e precisa refletir nas nossas vidas na segunda feira no nosso trabalho, na nossa escola, na nossa faculdade, nos nossos lares ou onde quer que estejamos plantados.
Não se amoldem ao mundo
Logo percebemos que o apóstolo se ocupa com o assunto da santificação.
O que é mundo?
Ainda que o termo mundo traga em si muitos significados, aqui ele significa o caráter e a conduta do ser humano. E é em relação a este sentido que Paulo, com sobejas razões, nos proíbe a nos conformarmos. Visto que o mundo todo jaz no maligno [1 Jo 5.19], então devemos despir-nos de tudo quanto pertence à natureza humana, se verdadeiramente anelamos o revestimento de Cristo.
O que vamos fazer para não nos amoldarmos ao mundo?
Como não nos contaminarmos se vivemos no mundo?
Transformem-se pela renovação da sua mente
E aqui pra mim temos a resposta sobre o porque falarmos de metanoia. Aqui encontramos a resposta de como não nos amoldarmos ao mundo mesmo vivendo nele.
Pra mim o X da questão está no alinhamento das nossas prioridades.
A renovação que se nos demanda não é aquela que se restringe somente à carne, ao contrário, é a renovação da mente. O apóstolo ensina que nossa mente tem de ser renovada. Ainda quando muitos de nós se exaltem, as palavras de Cristo continuam sendo verdadeiras, ou, seja: que o homem como um todo tem de nascer de novo caso queira entrar no reino de Deus; porquanto, tanto na mente quanto no coração, todos nós estamos inteiramente alienados da justiça divina.
Eis aqui o propósito pelo qual devemos revestir-nos de uma nova mente, a saber: para que renunciemos a nossos próprios conselhos e desejos, bem como aos de todos os homens, e para que nos volvamos exclusiva e inteiramente para a vontade de Deus.
O mundo deseja mudar nossa mente e, para isso, exerce pressão externa. Mas o Espírito Santo transforma nossa mente, liberando poder interior. Se o mundo controla nossa maneira de pensar, somos conformados, mas se Deus controla nossa maneira de pensar, somos transformados.
Deus transforma nossa mente e focaliza nas coisas espirituais usando sua Palavra. Ao passar tempo meditando sobre a Palavra de Deus, memorizando-a e assimiliando-a em nosso ser interior, aos poucos, Deus torna nossa mente cada vez mais espiritual. E nossos desejos são alinhados a vontade de Deus.
Conclusão: Por isso digo que precisamos realinhar as nossas prioridades. Com as prioridades alinhadas todas as demais coisas caminharam na mesma direção.
Nova Versão Internacional 6.25 As Preocupações da Vida
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Gosto desse entendimento apresentado por Jesus no sermão do monte. Quando alinhamos nossa prioridade ao ponto correto, que claramente aponta para Deus em primeiro lugar nas nossas vidas, todas as demais coisas ocuparam os lugares corretos.
Quando Deus for o primeiro lugar, a busca pela santidade será algo que desejaremos porque nosso propósito é agradar a Deus e faremos tudo para honrarmos o Senhor em nossa vida.
O que a metanoia, ou esssa transformação de vida (metamorfose), espera de nós e precisa gerar em nós é abnegação das nossas vontades e um compromisso real com Cristo Jesus.
Precisamos ser levados ao ponto crucial e que nos dói. O controle das nossas vidas.
Quem estará no controle? Deus ou você?
O que este texto quer é que sejamos transformados pela renovação da nossa mente e como sacrifícios vivos, santos e agradáveis a Deus entreguemos tudo (nossa existência, dons, talentos, recursos, sonhos, projetos) a Deus. Que abramos mão do controle que tanto lutamos para alcançar (padrão do mundo) porque nossas prioridades foram alinhadas à vontade de Deus.
Não mais somos donos de nada. Verdadeiramente entendemos essa realidade que quando nossas prioridades são alinhadas nossa vida não tem mais sentido a ser vivida fora da vontade de Deus.
E é por isso que precisamos ter nossas mentes transformadas segundo a Palavra de Deus.