O Juízo Final - Ap.20.11-15
Apocalipse • Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Ap.20.11-15
Introdução
“Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não passarão” – disse Jesus (Mc.13.31).
No tempo (kairós) de Deus, todas as Palavras de Jesus se cumprirão – inclusive seu discurso sobre o Juízo Final de que trata Apocalipse 20, Daniel 12 e diversos textos dos Evangelhos.
Após o Juízo Final, serão implantados “novos céus e nova terra” onde existirá a justiça de Deus de forma cristalina, pura, sem pecados, sem dor, sem lágrimas ou sofrimentos. Os salvos viverão na gloriosa presença de Jesus, de seus anjos e de demais redimidos. Para toda a Eternidade!
Desenvolvimento
1. Capítulo 20 pode ser dividido em três partes:
a) O Milênio – 1-6
b) Derrota de Satanás – 7-10
c) O Juízo Final – 11-15
2. O Milênio (1-6)
Um período de mil anos de reinado de paz e justiça. Antecede ao Juízo Final.
a) A razão do milênio é o cumprimento de muitas profecias, como, por exemplo:
* Is. 65:19-25 – ler o texto.
* Os. 2:17-23 – ler o texto.
* Mq. 4:1-4 – ler o texto.
b) Será um período de mil anos de paz total, mesmo com cristãos convivendo com não cristãos. A terça parte restante após as pragas descritas nos capítulos 6 a 19 se multiplicará em muito, pois a morte será coisa rara.
* Is. 60:22 – ler o texto
* Zc. 13:8,9 – ler o texto
c) As naturezas animal e vegetal serão alteradas (Is.65:25).
d) Segundo alguns teólogos, quatro classes de pessoas viverão no Milênio:
· Crentes que ressuscitaram quando do arrebatamento para o encontro com Jesus nos ares (1Ts.4.16)
· Crentes que estavam vivos no arrebatamento da Igreja, agora com corpos transformados (1Ts.4.17)
· Crentes que se converteram e morreram no período da Grande Tribulação (Ap.20.4,5)
· Não crentes – Gogue e Magogue – que serão comandados pelos santos e por Cristo, porém no seu coração a Ele se opõem (Ap.20.4).
3. Derrota de Satanás (Ap.20.7-10)
a) Após o milênio, Satanás será solto (7) e reunirá os não crentes (Gogue e Magogue) e procurará induzir os santos que reinam a caírem, à semelhança de Adão. Mas não vai conseguir porque Deus vai aniquilá-lo. O mesmo Deus que o lançou fora do céu, é o mesmo que o liquidará com o seu sopro, lançando-o no lago de fogo e enxofre onde já estão a besta e o falso profeta (10).
· Gogue e Magogue (“Raimundo e todo o mundo”) – Satanás, posto em liberdade após o Milênio, e prestes a ser aniquilado definitivamente, juntará todos os povos da terra (Ap.20.7-8). Aqui se dará a última batalha a do Armagedom, onde os filhos de Deus serão vencedores – Ap.16.12-16).
b) Os vencidos não serão exterminados, mas provarão do castigo dos que não fazem a vontade de Deus para todo o sempre.
4. O Juízo Final (Ap.20.11-15)
a) Inúmeros julgamentos têm acontecido sobre as pessoas de forma individual (e até coletiva), mas esse é final e sobre todos, com base nas suas obras, todas listadas nos livros que serão abertos pelo Cristo, o Juiz. Ap.20.12,15.
Veja “Julgados segundo suas obras” (v.12). OBRAS REALIZADAS PELA FÉ QUE TIVERAM OU QUE NÃO TIVERAM!
b) Será a separação DEFINITIVA entre salvos e não salvos -Veja Mt.25.34;41,46.
Conclusão
Então os salvos habitarão NOVOS CÉUS E NOVA TERRA – onde não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porque estas coisas já passaram (Ap.21.1,4). Deus fez tudo novo (Ap.21.5).
As forças do Mal têm agido de maneira clara contrapondo-se às forças do Bem. Segundo Gênesis, isto acontece antes da organização do universo e se estende pelo contexto bíblico geral, até que receba seu desfecho na descrição de Ap. 20 e 21.
Estejamos cientes de que, desde o início Deus vem dando esperança de redenção por meio de Jesus Cristo (Sacrifícios apontam para Jesus Cristo).
Através dos profetas do AT, anunciou a vinda de Jesus para viver entre os homens e mostrar que Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus afirmou que todos os que crerem nEle e nEle permanecerem firmes, e cumprirem suas ordens, serão alcançados pela salvação – não entrarão em condenação, mas passam da morte para a vida” – Jo.5.24.
O Apocalipse diz por repetidas vezes: “Quem tem ouvidos para ouvir...” E você? Tem ouvido a Deus? Tem se santificado para Ele? Tem levado Deus a sério?
Antes que cheguem aqueles dias finais (você estará lá!) nós temos a oportunidade de consagrar nossas vidas a Deus e sermos alcançados pelo seu grande amor e por sua salvação e termos nossos nomes gravados no Livro da vida do Cordeiro. O seu nome já está neste livro?