DISCIPULADO VERDADEIRO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Introdução: a)Lucas escreveu este evangelho para Teófilo, um cristão gentiu. Tinha por objetivo mostrar o aspecto humano da vida e ministério de Jesus. Jesus prediz sua morte pela primeira vez (Lc 9.22-27), Pedro sensura Jesus por dizer que iria morrer (Mt 16.20), Jesus fala da necessidade de negar a si mesmo, exemplificado pela morte na cruz. (Lc 9.23-27).
b) Esse é um dos textos mais importantes dos Evangelhos, em que as palavras de Jesus são claras, objetivas e contundentes. As condições para seguir a Jesus são três: renunciar a si mesmo, isto é, deixar os próprios interesses para colocar Jesus em primeiro lugar; tomar cada dia a sua cruz, ou seja, enfrentar continuamente a oposição, perseguição e marginalização; e seguir a Jesus, continuando a sua proclamação e as suas ações.
I - Negar-se a Si Mesmo
I - Negar-se a Si Mesmo
a) Negar-se a si mesmo é despedir-se. Dar adeus à vontade própria, às inclinações e aos desejos pessoais, essa é a “negação de si mesmo” que nos cabe realizar.
Fp 3.8
8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
II - Tomar a Cruz
II - Tomar a Cruz
a) Tomar sobre si a cruz refere-se ao fardo que devemos nos dispor a carregar. A cruz é a mais infame pena de morte que jamais existiu. Jesus compromete os seus com a morte.
Lc 14.27 - Jesus repete Lc 9 falando sobre a necessidade de tomar a cruz.
27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
Lc 17.33 - Jesus repete sobre perder a vida e ganhá-la.
33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará.
Mt 10.38 - Quem não toma a cruz, não é digno de Jesus.
38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.
O Discipulado é de graça, mas custara a sua vida
III - Seguir a Jesus
III - Seguir a Jesus
a) Siga-me é o caminho que nos cabe percorrer, é andar a cada instante o caminho traçado por Cristo e em cada passo seguir as pegadas dele.
b) Esta no presente do indicativo e significa uma função constante. Dia a Dia
(João 14:15
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Conclusão: Quando queremos seguir a Cristo, sem negar a nós mesmos, nos tornamos religiosos e não discípulos. Seja um discípulo de verdade e discípule outros.
Conclusão: Quando queremos seguir a Cristo, sem negar a nós mesmos, nos tornamos religiosos e não discípulos. Seja um discípulo de verdade e discípule outros.