Sem título Sermão (6)

Ester  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Texto: Ester 6 e 7

Tema: Deus liberta salva o povo de Deus, por meio da derrota de Hamã
INTRODUÇÃO
No final do capítulo 5, somos surpreendidos com a intenção de Hamã de enforcar Mordecai, pelo fato dele não se curvar perante ele. Ele havia sido honrado pelo rei, mas não estava satisfeito, pois Mordecai não se encurvava perante ele.
o versículo 14 é encerrado dizendo que os seus conselheiros lhe dão o Conselho de enforcar Mordecai e isso é bem aceito por ele. Se o rei já havia dado ouvido a ele antes, no decreto de matar todos os judeus, agora seria muito fácil, pois ao ver dele, a morte de Mordecai que era judeu, já estava decretada. Ele então executa o plano de construir a forca.
Lembre que Hamã era Agagita, descendente de um rei que lutou contra Saul e que Hamã era descendente do rei Saul. A briga deles também tinha um fundo etinico e familiar.
Leiamos então os capítulos 6 e 7 para vermos o restante dessa história.
Já aconteceu com você, de se ter um plano e esse plano voltar contra você?
Já pensou estar diante do seu maior inimigo e depois de fazer um plano para o exterminar, ser exterminado pelo plano que você mesmo concebeu?
Foi exatamente isso que nós vemos aqui com Hamã. De maneira, muito rápido o plano dele dá errado e sai pela culatra.
De fato, essa história é cômica.
MORDECAI É HONRADO PELO REI E HAMÃ (Capítulo 6)
No capítulo 2:21-23, fomos informados que Mordecai descobriu um plano, para matar o rei. Ele contou a rainha Ester que os eunucos Bigtã e Teres, estavam indignados e decidiram atentar contra a vida do rei, Mordecai estava sentado a por e tudo ouviu. A rainha Ester conta o plano ao rei que investiga e descobre que tudo é verdade.
Bigtã e Teres foram condenados a morte por enforcamento. E assim foram ceifados da terra dos viventes. O Versículo 23 do capítulo 2, traz uma informação importante para nossa compreensão do texto de hoje. Diz que esse feito foi registrado no Livro das Crônicas (Falar desse livro).
Contudo, ao ler o capítulo 3, vemos que o rei não exaltou a Mordecai. Ao Contrário, o texto se volta para o inimigo dos Judeus Hamã, ele é exaltado pelo rei. Mordecai fica nervoso e não se curva perante Hamã e Hamã decide elaborar um plano para matar todos os judeus e o decreto é sancionado pelo rei.
Quando lemos o capítulo 6, vemos que o rei está incomodado, e não consegue dormir. Claro que isso foi providência de Deus. Era costume ler o livro dos feitos memoráveis, também chamado de livro das crônicas. Nele era relatado as vitórias do rei, bem como os relatos daqueles que haviam feito boas coisas para o rei. Nesse contexto ele descobre que foi Mordecai que o salvou, ao descobrir a conspiração contra ele.
O rei então pergunta o que havia sido feito para honrar a Mordecai, depois desse grande feito. foi descoberto que nada foi feito.
Hamã estava no pátio naquele exato momento. Para ele que era inimigo de Hamã. aquele antigo ditado é a mais pura verdade. “Ele estava no lugar errado na hora errada.”
No versículo 6, vemos que o rei conversa com Hamã, sobre aquele que ele deseja honrar. No versículo 7 ao 9, Hamã responde dizendo que deveria:
Trazer as vestes reais;
o cavalo que o rei costuma andar;
e tragam a coroa real;
chamem os príncipes mais nobres que entregam as roupas e o cavalo àquele que o rei deseja honrar.
O levem para ser exaltado a vista de todos em praça pública
Hamã exalta a Mordecai e sai correndo para casa e começa a perceber sua ruína;
No verso 14, vemos ele sendo levado pelos eunucos para o banquete com a rainha Ester.
Aplicações:
Meus irmãos, não devemos nos preocupar com as honras desse mundo.
Muitas vezes ficamos chateados, quando as pessoas não nos reconhece. Mordecai ficou chateado. Mas no momento certo, Deus usou o rei e Hamã para honrá-lo.
Na nossa caminhada cristã, devemos nos lembrar que devido ao nome de Cristo, muitas vezes sofreremos, pelo fato de servirmos ao Senhor Jesus, muitas pessoas vão nos humilhar devido a nossa fé, vão nos criticar, nos chamar de loucos, fanáticos. Mas devemos nos lembrar que seremos honrados pela graça de Deus, com a salvação em Cristo Jesus. Um dia todo olho verá a salvação da igreja de Cristo.
Todos que perseguiram a igreja, que debocharam da igreja, que mataram cristãos, que tentaram calar a voz do evangelho verão a exaltação final de Jesus e de sua igreja.
Lembre que os apóstolos e muitos irmãos sofreram e ainda sofrem por Cristo, mas no último dia, serão levados para o céu com suas almas e corpos. Hoje aqueles que morreram com Cristo já desfrutam com suas almas no céu, mas na volta gloriosa de Jesus seus corpos também desfrutarão da plenitude de ser honrado e salvo por Jesus.
2. O INIMIGO HAMÃ É DERROTADO (CAPÍTULO 7
O rei e Hamã comparecem perante a rainha, para o banquete. O rei pergunta a Ester o que ela quer. No capítulo 3, vemos a prudência de Ester e a sabedoria com que ela conduz a situação.
Ele em nenhum momento, porta-se de maneira equivocada e arriscada, mesmo depois, do rei ter honrado a Mordecai. Ela continua agindo com prudência.
Note que agora ela conta para o rei qual é a sua nacionalidade. Até agora, o rei não sabia qual era a nacionalidade. Ela havia conseguido esconder muito bem a qual povo pertencia. Mas ao final, entendeu que Deus havia a colocado ali para a libertação do seu povo. Ela cumpre esse papel de interceder por seu povo.
Ela relata para o rei as má intenções de Hamã e como esse queria destruir os judeus e como havia conduzido o rei de maneira equivocada nessa empreitada. O texto relata que Hamã, fica desnorteado, o rei fica bravo e vai para o jardim.
Hamã permanece na presença da rainha, como última tentativa de preservação de sua vida. O rei ao retornar não gosta do que ver e pede para cobrirem a cabeça de Hamã e o levam da presença da rainha Ester.
Harbona informa ao rei da forca que estava construída na casa de Hamã e o rei da ordem de que a execução ocorresse na forca que o próprio Hamã havia mandado construir. Essa informação fica muito clara, no verso 10 do capítulo 7.
Aplicações:
Interessante notar, que o que aconteceu com Hamã, aconteceu com satanás, o inimigo do Senhor Jesus e da igreja. Deus tinha um plano perfeito, mas satanás não conhecia esses planos.
Satanás achou que estava elaborando um plano perfeita para que Jesus fosse destruído. Satanás achou que levando Jesus para a cruz, ele estaria vencendo. Mas o seu dito plano perfeito, foi a sua condenação e suicídio eterno.
Pois por meio da morte de Jesus, o preço que estava sobre nossos ombros foi pago. Satanás foi derrotado e condenado eternamente, junto daqueles que não foram eleitos por Jesus.
Hamã tinha um plano, satanás tinha um plano. Mas a palavra final, está no plano eterno de Deus em salvar a sua igreja. Os inimigos de Deus não podem o vencer, pois são apenas criaturas em suas mãos.
Podemos dizer que como Hamã, satanás foi enforcado na própria forca que construiu para que Jesus fosse morto. Pois Jesus ressuscitou.
por ter vencido, Jesus intercede por nós. Temos um intercessor por excelência, o único mediador entre Deus e os homens. Ester intercedei pelo seu povo, mas ela morreu. Jesus morreu, mas ressuscitou, por isso sua intercessão é eficaz para todo o sempre.
CONCLUSÃO
Portanto, queria concluir dizendo que na tensão que vivemos entre os dois reinos, a saber: os reinos desse mundo e o reino de Deus. Devemos sempre viver para a glória do reino de Deus. Os reinos desse mundo são transitórios e pequenos, quando comparados a eternidade do reino de Deus.
Os reinos desse mundo passarão, pois Jesus voltará para buscar sua igreja. O Livro de Ester, nos mostra o cuidado de Deus para com o seu povo em meio as injurias e posturas equivocados dos reinos desse mundo. Vemos no livro de Ester vários apontamentos do cuidado de Deus nos bastidores de todos os acontecimentos terrenos. Deus está no controle de tudo, usando até mesmo os poderes governamentais para que seus Eternos propósitos sejam cumpridos.
APLICAÇÕES
Não corra atrás das glórias desse mundo, Deus pode nos honrar aqui. Não a nada de errado, mas a glória que buscamos é a glória de Deus. Convém que ele cresça e que eu e você diminua.
Devemos nos lembrar que a exaltação almejada, deve repousar no desejo de estarmos no céus com o Senhor Jesus. Ele prometeu exaltar a sua igreja no céu. Isso como fruto de sua graça.
Lembremos que satanás tinha um plano de destruir Jesus e sua igreja. Mas seu plano foi frustrado, pois por meio disso, Jesus venceu e derrotou por completo.
lembre-se que temos um mediador fiel. Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Ele sabe o que você está passando e continua a interceder por você até a consumação dos séculos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more