MOTIVOS DE ORAÇÃO PELOS COLOSENSSES
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Colossenses 1.9–12 (RA)
9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
INTRODUÇÃO
No Estudo anterior aprendemos sobre a esperança que o Evangelho trouxe ao coração dos irmãosda cidade de Colosensses.
Paulo começa uma oração e apresenta motivos para açoes de graças encontrados na vida daqueles irmãos.
No estudo de hoje veremos a continuidade desta oração. Mas o foco agora é intercerder por eles.
Tanto na gratidão como na intercessão vemos o cuidado pastoral e amoroso de Paulo por aqueles irmãos.
Lembrando o contexto:
Epistola endereçada à Igreja da cidade de Colossosos, uma cidade situada na província romana da Ásia onde se localiza hoje a Turquia.
Estava situada cerca de 160 Km a leste da cidade de Éfeso. Foi uma cidade grande e importante por muitos século, mas depois foi sucumbida por Laodicéia e Hierápolis, cidades visinhas, se tornando uma pequena cidade.
Esta Igreja como a igreja de Roma não foi fundada pelo ministério do apóstolo Paulo, e provavelmente nem mesmo já tinha visitado esta igreja quando escreveu a carta. Quem fundou esta Igreja provavelmente foi um cristão companheiro de Paulo chamado Epáfras, que é mencionado na carta. 1.7; 4.12
Quando Paulo escreveu esta epístola , provavelmente estava preso em Roma, por volta do ano 60 D. C. 4.3, 10 e 18.
Ali Paulo recebe a notícia que falsos mestres estavam investindo naquela igreja ensinando suas doutrinas erradas.
O propósito da epístola então é trazer aqueles irmãs de volta à verdade já ensinada por Epáfras.
Esta verdade consiste em estar firmado unicamente em Cristo e os resultados que isto traz na vida prática no amor uns pelos outros.
Ao finalizar a carta Paulo pede para que os irmãos compartilhassem a carta com a igreja de Laudiceia também, que era cidade visinha, bem como ao laudicenses a compartilhar uma carta que Paulo lhes tinha escrito com os colossenses.
O portador desta carta foi um cristão chamado Tíquico, que teve como companheiro de viagem Onésimo, o escravo de Filemon que havia fugido e foi evangelizado por Paulo. Após sua conversão Paulo pede a Filemon que o recebece como irmão na fé na Epístola a Filemon.
TEMA: MOTIVOS DE ORAÇÃO PELOS COLOSENSSES
POR PLENO CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS
9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
O primeiro motivo de oração de Paulo por aquela Igreja é por conhecimento da vontade de Deus.
Não pede apenas que conhecessem a vontade de Deus, mas que transbordassem deste conhecimento com sabedoria e discernimento.
17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
POR UM VIDA DIGNA DE CRISTO
10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
O conhecimento da verdade, acompanhado por discernimento espiritual gera transformação de vida.
Viver de modo digno implica que existem formas de vida que não são aceitáveis diante de Deus.
Uma vida digna diante de Deus gera frutos, que são obras agradáveis a Deus e constante crescimento no relacionamento com Deus.
27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;
POR FORTALECIMENTO ESPIRITUAL
11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
O fortalecimento espiritual consiste em sermos enchidos do poder do alto, é a força da glória inundando o nosso ser, que produz perseverança e alegria.
Alguém que experimentou a alegria do céu, e toma consciencia da herança que tem na glória celestial deve ser alguem muito grato diante de Deus. v 12
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
APLICAÇÕES
MELHORE SEUS PEDIDOS DE ORAÇÃO
AME A PALAVRA DE DEUS E SE DEBRUÇAR SOBRE ELA EM ESTUDO, MEDITAÇÃO E ORAÇÃO É O CAMINHO PARA CONHECER.
VALORIZE E APROVEITAR AS OPORTUNIDADES PARA CONHECER MAIS E MELHOR A PALAVRA DE DEUS.
BUSQUE TRANSFORMAÇÃO DE VIDA E DE CARÁTER POR UM CADA VEZ MAIS PARECIDO COM O DE CRISTO.
SE REVISTA DA GLÓRIA DE DEUS, SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.
HISTORICO
I IPB 20/10/2021