Corações endurecidos - Marcos 3.1-6

MARCOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views

Corações duros

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Hoje vamos aprender um pouco mais do conflito entre a fé verdadeira e os inimigos dela. Vamos aprender como lidar com os de corações endurecidos, os perseguidores da Verdade, os inimigos da fé. Um cenário muito atual no Brasil e no mundo.
Nesta passagem, Jesus nos mostra que o coração dos duros, inimigos da fé, não são amolecidos por meio das boas obras da igreja, da pregação da verdade e do amor. Jesus fez uma boa obra em amor não infligindo a Lei, quando curou o homem da mão ressequida, mas os de corações duros queriam matar Jesus. “Paulo quando chega em Antioquia da Psídia”
Nossas boas obras não conquistarão os de corações duros para Cristo. Cristo curou visivelmente e instataneamente um homem conhecido por eles (não foi um milagre da televisão, forjado), todos viram, mas desejaram matar Jesus. (Os perseguidores da igreja não se importam que tiramos pessoas das drogas, do crime, tudo que eles se importam é com o nosso fim. Com o fim do Evangelho, com o fechamento da igreja ou o controle dela. Entenda que existe um grupo de pessoas demoniacas na terra que nunca vão amar a igreja, mas sempre vão odiar. Estas pessoas Paulo lista em 2Tm 3.1-9 que diz:
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
O que devemos fazer diante de tanta hostilidade e perseguição? O papel da igreja não pode ser omissão, pacifismo, negar a justiça. Precisamos lutar de forma legal para que todos os de bem não sejam enganados, destroçados por estes que arrastam as pessoas com suas maldades, como esta no vc 7 de 2Tm 3. Jesus não se omitiu de curar, de fazer o bem ao doente, mesmo em meio a tanta hostilidade!
O dar a outra face e pagar o mal com o bem não é se omitir ou deixar de se levantar contra tanta injustiça contra a Verdade! Não me refiro somente contra a igreja, mas contra toda verdade.
Estamos vivendo um tempo de tantas mentiras e não podemos nos calar.
Neste texto, aprenderemos no Evangelho, principios Bíblicos e cristão para estes dias de tanta hostilidade!
A FALSA CARIDADE DOS DUROS DE CORAÇÃO
1. E primeiro lugar, quem são os duros de coração? Aqui na passagem são os fariseus, lideres religiosos de uma seita no tempo de Jesus. Suas caracteristicas são: se consideram superiores em santidade e na Lei, mas são adulteros da Lei.
2. Em segundo lugar, os de coração duro se mostram piedosos quando querem usar da fraqueza dos indivíduos como meio de manipulação. No Evangelho de Mateus, aproveitaram da enfermidade do homem para provocar Jesus. Se aproveitam da deficiencia de outros para se beneficiar. Eles não têm amor pelo indivíduo, mas usam o indivíduo para o bem de sua organização. Religiosos são assim, veem as pessoas como meio de sua alto-satisfação. Eles desejam padronizar as pessoas, igualar as pessoas para conseguir dominá-las. Para te-las sob suas ordens e dependência. Mas no Evangelho de Cristo encontramos liberdade individual, sob a única Lei verdadeira, a Lei de Deus, de Cristo, do Espírito Santo que traz liberdade (onde há o Espírito de Deus aí há liberdade).
O homem da mão ressequida não era curado pelos fariseus, mas foi usado para atingir os objetivos do seu partido. Assim são líderes religiosos tiranos, prendem pessoas sob costumes doentios para seu próprio prazer. Assim foi o sistema socialista e comunista de Lenie, Stalin, Hitler. Da Venezuela e da Argentina. Bem como do movimento esquerdista brasileiro. Usam a deficiência dos pobres, doentes e necessitados para dominá-los. Os mantem pobres, na miséria, desarmados, para depender em tudo do governo, para servir de massa de manobra. O bolsa família é um exemplo. Os mantem pobres e dependentes para ganhar seus votos. O bolsa família até deve existir, mas como um meio de tirar as pessoas de uma condição de inércia e não os manter nela. Pois Deus é contra a preguiça e a favor do trabalho. Eles não têm dó do povo pobre, apenas os usam para se perpetuar no poder. Tudo para manter seu governo. Os fariseus, duros de coração, mantinham o homem da mão mirrada e tiravam proveito sobre ele e não expressaram alegria ao ve-lo curado. Assim são os duros de coração, jamais querem o bem de todos, somente o seu.
Eles estavam dispostos a matar o Messias que estava trazendo o verdadeiro governo, do que aceitá-lo com todas as provas realistas e não idealistas. As provas eram reais e eles conspiravam com a mentira.
Existe uma grande diferença entre realismo e idealismo. Realismo é algo que ja existe e esta comprovado. Idealismo é algo que se deseja, mas ainda não existe. Jesus tinha acabado de curar o homem, mesmo diante de tal realidade eles estavam querendo o matar. Não é hoje assim no Brasil. Defendem um ladrão com discurso de salvador. Defendem um partido que roubou o Brasil chamando-os de heroi. Isso é uma realidade e muitos querem negar. O que é isso? Espirito de fariseu. Operação do erro que esta no mundo!!
No Brasil hoje se vive uma polarização. As pessoas estão se dividindo em direita e esquerda. Conservadores e progressistas e o grande perigo disso é se esquecer do que diz as Escrituras. Ambos os sistemas tem a sua pregação de salvação, mas o que realmente diz as Escrituras? A resposta é: Ambos os sistemas tem seus defeitos, porem um deles mais se aproxima do diabo e outro de Deus. Cabe ao cristão buscar se distaciar do mal e buscar o bem. Mas ambos os sistemas precisam ser protestados.
3. Em terceiro lugar, estes de coração duro, usam da mentira para perverter a Verdade. - OPERAÇÃO DO ERRO! Os fariseus usaram da mentira para matar Jesus. Não era verdade que não podia curar alguém no sábado. Os fariseus nem mesmo carregavam os doentes no sábado, mas isto não estava na Lei e sim em suas regras acrescentadas por eles e por causa disso queriam matar a Jesus. Assim é o dia de hoje, conforme diz Paulo em 2Tm 3.8, são homens que resistem a Verdade. Hoje em dia, as fake news são tão fortes que parecem verdades. Grandes jornais trazem tanta mentira que parece ser verdade. A revista abril deste mês divulgou uma pesquisa que o homem mais indicado para acabar com a corrupção no Brasil é o sr Luiz Inácio Lula da Silva. E o PIOR, se eles tomarem o poder, quem falar o contrário a essas mentiras pagarão o preço. O mesmo sr Lula já disse que vai colocar regras na internet é demais mídias, isso é outoritarismo e privar a liberdade de expressão! (precisamos falar enquanto é possivel). Os cristãos de hoje não querem se envolver com a defesa da verdade, com política, mas quando forem obrigados a falar e acreditar nas mentiras vão lembrar porque não lutaram pela Verdade enquanto tinham poder, liberdade de expressão e leis que os amparavam. Aí vão entender o PORQUE este pregador fala essas coisas. Ratifico algo importante aqui, já que mencionei um nome político, quero citar outro. Não estou defendendo um homem ou o atual presidente, precisamos tbm protestar quanto aos seus erros, porem nossa prioridade é defendermos a Verdade, a ideologia que mais se coaduna com as Escrituras, entre elas: liberdade individual, liberdade econômica, direito a instituição privada, contra o aborto, contra a descriminalização das drogas, e outra pautas que ferem a verdadedira constituição, a Divina.
Querem nos calar por conta do politicamente correto. Sou sim politicamente correto, mas diante das Leis divinas e não humanas. Prefiro agradar a Deus do que aos homens, seugundo Pedro.
Porém, tbm devemos fazer críticas e julgar pelas Escrituras atitudes e ações da política de direita quando infligem as Escrituras. Não defenda a pessoa de Bolsonaro, não seja bolsonarista, mas a política dele que é conservadora. Esteja do lado daqueles que defendem as Escrituras, mas não compare Bolsonaro com Lula, Bolsonaro pode errar feio e ficaremos envergonhados, não vamos se vender a um homem, mas defender a Verdade. Estaremos do lado daquele que defende a Verdade. Ciro foi usado para libertar Israel e os judeus estavam ao lado dele pela Verdade. 3. Em terceiro lugar, os de coração duro, se unem até mesmo com os inimigos para derrubar a verdade.
O texto diz que os fariseus se uniram com os herodianos para matar Jesus. Vc sabia que os fariseus nasceram quando os herodianos obrigaram os sacerdotes oferecerem porcos como sacrificos no tempo no periodo interbíblico, ou de Malaquias até Mateus? Ou seja, os fariseus eram judeus que por csausa dos herodianos foram morar isolados nas motanhas para não oferecer sacrifícios abomináveis a Deus ou morrer nas mãos deles. Eram inimigos de morte. Mas agora, se uniram para matar Jesus.
Depois dizem que na Bíblia não tem nada a ver com a política. Herodianos era um partido político. Os cristãos não devem se envolver na politicagem, mas sim na política para defender a verdade.
Se você conhecer a história política do Brasil, vc verá que ela é um grande teatro, uma verdadeira troca de poderes dentro do mesmo sistema. Após a democratização em 1989, todas as eleições presidenciais foram um verdadeiro teatro da esquerda para se perpetuar no poder. Quero dar apenas um exemplo: Nas eleições de 2006 entre Geraldo Alkimim do PSDB e o atual presidente na época do PT (Lula), foi uma grande parceria entre eles. Os escanda-los do PT eram enormes, mas Geraldo Alkimim em sua campanha focalizou em apresentar seus projetos e não atacar seu adversário, porque será???? Desde o fim da ditadura 1985 com João Figueiredo até hoje, são 36 anos que o Brasil vem assistindo um verdadeiro teatro entre PMDB, PSDB e PT. Prova que o teatro acabou é a insatisfação e desconforto de muitos que perderam sua cadeira no camarim do Brasil.
(Para aqueles que pensam que não se deve falar essas coisas no pulpito, enquanto eu estava preparando esta mensagem, minha esposa em aula online na faculdade escutava uma professora dizer: sou comunista e viu lutar para infiltrar estes ensinos nas faculdades - enquanto nos calamos nos meios que temos apra falar a verdade, os filhos do diabo usam os meios que tem e ainda tentam nos calar - As Escrituras nos revelam como funciona o reino de satanas. Esquerdismo, comunismo, socialismo são meios que satanás infiltra seus ensinos sordidos e malignos para implantar seus ensinos e perverter a Verdade de Deus, mas não vamos nos calar) 4. Mas em quarto lugar, vimos que a religião falsa sempre está ligada, unida com a política.
Não estou me contradizendo quando digo que os cristãos devem fazer parte da política. O erro esta em unir a fé com a política. Assim como o governo não deve dominar a religião, a religião não deve dominar o governo. A igreja jamais deve se vender ou se unir ao governo e ser serva dele, o papel da igreja é de influenciar na política com as Verdades de Deus. Um erro é os cristãos se omitirem da política, outro erro, é se unirem a ela. Um erro é ignorar a política, outro erro é se venderem para ela.
A igreja tem seu papel e o estado o dele, mas todo cristão deve influenciar o estado com a Palavra de Deus! Somos sal da terra e luz do mundo, devemos erguer nossa voz diante de tanta mentira e lutar para que O Nome de Jesus, Sua Verdade seja conhecida e nas esferas sociais são os lugares mais fértil para fazermos a diferença. Nossos irmãos devem ser professores desde o ensino fundamental até das universidades, diretores de escola, políticos, lideres comunitários, médicos, advogados... Em todas as áreas de influência social. Mas os que nosso irmãos não podem fazer é se unirem com as ideologias contrárias às Escrituras. Não devem se unirem com as inverdades por troca de poderes e privilégios. Não, Jesus nos chamou antes de tudo para sermos fiéis a Ele e se Ele quiser nos colocará em lugares altos. Não podemos nos vender, usar das mesmas armas que os inimigos da Verdade usam: a mentira, a propina, a troca de favores, compra de votos e outros. Temos uma grandes armas: O EVANGLHO, o voto, a legislação, o direito, a justiça, DEUS ACIMA DE TUDO.
Porem, a religião, ou os religiosos que se unem com a politicagem, com a troca de favores, com os benefícios do engano são falsos e os falsos sempre estão unidos a eles. Precisamos de politicos cristãos que defendam a verdade a todo custo
EXEMPLOS DE JESUS DIANTE DA DUREZA DE CORAÇÃO - SOLUÇÃO! A IGREJA NÃO PODE SE OMITIR DIANTE DA VERDADE (3).
Jesus mesmo sob risco não se omitiu da Verdade, chamou o homem para o meio e o curou na frente de todos. Pior que o avanço do mal é a omissão do bem.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:9,10
Pior que a manifestação da maldade é a omissão dos cristãos em combater a Verdade com medo de perder certas coisa, seja o seu nome, emprego, moradia, privilégios, votos, posições, cargos e outros. Não se esqueça, que as leis ainda nos favorecem. Por isso devemos fazer e falar dentro da lei, da legalidade e do direito.
Interessante que Lucas 6.6 diz que a mão do doente que era ressequida era a mão direita. Os opositores nunca querem que o direito, a direita se restabeleça. NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE!
Aprendemos TBM, em Mt (.....Jesus fugiu) que devemos evitar lutas corporais, guerras sempre que possível. Não somos pacifistas, pois não somos Ripiers, a Bíblia diz: Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18. Imagina se os paises aliados (EUA, inglaterra, Russia, Canadá, Brasil e outros) não fizessem guerra com a alemanhã na segunda guerra? estarimos todos sob controle dos nazistas ou mortos, pois a maioria dos Brasileiros nada se parecem com a raça ariana.
Os aliados tentaram de tudo para manter a paz com a Alemanhã, mas não foi possivel e somente uma terrivel guerra pode derrotar os alemães nazistas. - (Neville Chamberlain, Primiero ministro da inglaterra em 1938 foi até a alemanha e convenceu Hitler assinar um tratado de paz que ficou conhecido como tratado de Munique, mas o mesmo não respeitou. Ainda, para Hitler assinar, o tratado permitia Hitler invadir os sudetos da Checoslováquia. Ou seja, era uma paz com a desgraças de alguns Checos).
Jesus esta nos ensinando que não vamos vencer por meio da força humana pois não é desta maneira, somente se for necessario para se defender, é um mal menor para defender um mal maior. Jesus nos ensina que devemos fugir como fez Jesus, pois nossa luta é espiritual.
Diferente do que vimos com o lado progressista. Seus discursos é de paz, mas suas manigfestações são de guerras, depredações, pixações, ameaças. Veja o movimento MST o que faz neste Brasil!!
Não somos comunistas que impomos nossa ideologia, fé, crença e Verdade por meio da força, de guerrilhas, mas pela pregação no poder do Espírito Santo e por meio de boas obras. Devemos nos manifestar sim, em prol do bem, assim como fez Jesus. Se colocou no meio e chamou o necessitado também para o meio, não se omitiu, se manifestou, porem de forma pacífica. NÃO PODEMOS PERDER A INDIGNAÇÃO BÍBLICA
Ainda é, Mc ......o texto diz que Jesus ficou indignado e condoídos. Irado mas com dor no coração. Não diretamente com os fariseus, mas suas atitudes.
Aprendemos que aquele que é servo da Verdade não pode ficar indiferente com a injustiça e dureza de coração das pessoas em relação a Verdade.
Veja que não devemos ter raiva destas pessoas. Uma luta pela verdade não é uma luta de ódio contra as pessoas, mas contra a mentira. Veja que aqueles que se opoem contra a Verdade se colocam com ódio as pessoas. Desejam matar todos os que os opoem. É assim o comunismo, socialismo e todos os que reverenciam estas ideologias. Mas nós cristãos lutamos com raiva, ira, contra as ideologias, contra o erro, mas com dor no coração pelas pessoas que estão neste erro!
Muitos ja perderam o direito de se indignar, a indignação pelo erro. Perderam também a dor no coração pelas pessoas que vivem neste erro. Quando discuto com alguem pela internet, minha vontade é de ir la e abraça-la, demonstrar o amor, mas sem aceitar o erro contra as Escritras (não contra um homem).
Todo verdadeiro cristão é alguém indignado e condoídos. Rm 12 nos diz: não vos conformeis com este mundo. Como seremos inconformáveis sem ser indignados? POR ISSO esta história de muitos crentes quererem ser politicamente correto, é um ato de covardia não querer denunciar o erro por amor às almas. Imagina Jesus politicamente correto na sinagoga, para não ferir os que ali pensavam da mesma forma?
Muitos crentes adotam posições erradas. Uns tem raiva dos impios, não foi isso que Jesus nos ensinou, pregamos em amor mas sem negar a Verdade. Outros por amor, não querem ofender concordando com seus erros, mas isso não é amor e sim anestesia para deixá-los morrer sem dor. Outros lançam perolas aos porcos pregando para escarnecedores do Evangelho. Devemos defender (Fp 1.16) O Evaneglho quando pedir a razão da nossa fé. Devemos pregar o Evaneglho sempre que tivermos uma chance (2Tm 4.1). E devemos se calar quando não querem mais ouvir (não de perolas aos cães), mas tudo em amor e Verdade!
OS CRISTÃOS PERDERAM A CAPACIDADE DE SE INDIGNAREM por conta do politicamente correto, por medo de serem chamados de pre-conceituosos. Temos sim nossos pré-conceitos, conceitos formados e não vamos nos calar, pois somos discipulos de Cristo!!
OS CRISTÃOS PERDERAM A CAPACIDADE DE SE INDIGNAREM por acreditar que o cristão não pode se irar. Como não irar diante de tanta injustiça? Não podemos é pecar. Veja o Salmo 97.10: Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Somos chamados a irar-se e indignar-se.
OS CRISTÃOS PERDERAM A CAPACIDADE DE SE INDIGNAREM por cotna de uma má interpretação da batalha espiritual. Nossas armas são espirituais, mas esquecem que está incluido o falar, combater ideologicamente, a espada do Espírito e tbm se necessário defender a vida de quem amamos, Exodo 22.2. O erro é forçarmos o Evangelho usando armas, mas Jesus deixou claro que para proteger a vida precisaremos delas: Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; Lucas 22:36
Amados, a nossa maior guerra é ideológica. Veja, quando Paulo e, Efesias 6 aponta nosso inimigo, lá não está descrito onde ele mais vai atuar, mas deixou registrado em 2Co 10.4:
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
OS DUROS DE CORAÇÃO NUNCA SE RENDEM Por fim, quando os duros de coração se veem perdidos, não se arrependem e confessam a Verdade. Se retiram e conspiram (Mt 12.14) uma nova estratégia para derrubar o bem, a Verdade. O mal só terá um fim quando Jesus vir e derrotá-los:
Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com justiça. Os seus olhos são como chama de fogo; na cabeça dele há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é “Verbo de Deus”. Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho finíssimo, branco e puro. Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Então vi um anjo posto em pé no sol. Ele gritou com voz forte, dizendo a todas as aves que voam pelo meio do céu: — Venham, reúnam-se para a grande ceia de Deus, para comer carne de reis, carne de comandantes, carne de poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, reunidos para fazer guerra contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi presa, e com ela foi preso o falso profeta que, com os sinais feitos diante da besta, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que queima com enxofre. Os outros foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes. Apocalipse 19:11-21
Vc Mt 12.15 - o texto diz que saindo dali, a todos Jesus curou. Quando o sistema demoniaco, a dureza de coração está ausente, Deus manifesta sua benção de uma maneira grandiosa a todos. De 1945 até o final do século, foi um tempo de muita prosperidade na terra, mas infelizmente estamos retornando novamente para as mãos malignas daqueles que são contra a verdade. (Eu acho que aqui devo comparar 2tm 3.1-9 com decálogo de Lenie)
Quando a democracia venceu o socialismo na segunda guerra mundial, a Rússia comunista que se colocou ao lado dos aliados (EUA, Inglaterra e Canadá), isso porque ela perderia a guerra para os alemães, sendo então sustentado pelos EUA, com armamentos e suprimentos pessoais, ela mesmo iniciou o que chamamos de guerra fria. Quando ela teve que se submeter, recuou para voltar com mais força. Assim são os decoração duro, nunca se humilham, nunca confessarão a Verdade é lutarão até que o mal prevaleça. Porém, assim como nos tempos de Jesus, tudo serviu para os propósitos divinos, hoje em dia, tbm Deus está no controle, mas não sejamos coniventes com o erro. Tenha certeza que estes nunca se arrependem, é uma luta com poucas esperanças, só uma intervenção divina. Hitler avisado por todos os seus generais que a guerra estava perdida, ele ainda sacrificava todos os seus soldados, a ponto de enviar até mesmo crianças e por fim tirar a própria vida. Eles nunca desistirão, só Deus para os eliminar do poder. Vale fazer uma observação: isso não quer dizer, que devemos votar somente em cristãos. Não importa se o político é pagão, adúltero, casou várias vezes. O que importa é se o sistema que este defende é contra ou a favor do Reino de Deus. Crio era pagão, mas está a favor das Leis de Deus. Este mandou reconstruir o templo do Senhor é Deus o chama de meu servo. É melhor dar o voto para um ímpio que defende a Palavra de Deus do que para um cristão que defende o movimento ó casamento gay, legalização do aborto, cerceamento da fé cristã e defesa de pautas comunistas e socialistas idealistas.
pregamos sobre familia, criação de filhos, trabalho, educação… e porque não política.
falamos sobre os cristãos em todas as esferas e porque não na politica?
Related Media
See more
Related Sermons
See more