A lei e justiça no Reino. (4

Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Matthew 5:17–20 RA
17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
Nas aulas passadas, ainda falando sobre o sermão do monte falamos sobre as bem - aventuranças, onde Jesus diz quais são a característica daqueles que fazem parte do Reino de Deus.Falamos que o Reino de Deus é paradoxo aos ideias do mundo a qual vivemos.Também falamos sobre as característica de um discípulo, todo discípulo de Cristo e Sal e Luz, que são característica bem presente no mundo.
Nessa seção presente, Jesus abre outro ponto de Sermão a Justiça do Reino.

A RELAÇÃO DE JESUS COM LEI.

Mateus 5.17 “17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
Quando Jesus começa o sermão dizendo sobre a característica daqueles que são do reino muitos estavam pesando que Jesus estava falando algo que acabava(revogar,algo novo) com a Lei, então Jesus começa com esse ponto do sermão, olha o que estou dizendo não e novo, mais simplesmente o cumprimento.

Não há conflito nem contradição entre a lei e o Reino.

Jesus não veio derrubar a lei e os profetas, Ele veio para cumprir tudo que lei simbolizava e tudo que os profetas disseram.

καταλύω (katalyō), VB. destruir; demolir

aplainar (destruir) — derrubar a fim de tornar plano com o solo

anular — oficialmente declarar inválido ou inaplicável

πληρόω (plēroō), VB. encher; cumprir.

preencher — tornar completo (com uma quantidade suficiente); seja literal ou figuradamente

A lei era promessa, Jesus é o cumprimento da promessa, a lei era sombra; Jesus é a realidade.
Genesis 3:15 RA
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Isaiah 9:6 RA
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Isaiah 53:1–5 RA
1 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. 4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
De que forma o Senhor Jesus “completou” a Lei?
Em seu nascimento.
Matthew 1:21–23 RA
21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
Em seu Batismo.
Matthew 3:15 RA
15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.
Em sua morte
Matthew 27:51–54 RA
51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; 52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; 53 e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. 54 O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
Em sua ressurreição.
Matthew 28:5–6 RA
5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.

O grande valor da lei e os profetas.

Mateus 5.18 “18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

A palavra de Deus é inerrante e infalível.

As pessoas da época estava pensando que Jesus esta desqualificando a lei e os profetas, neste texto Ele ressalta o seu grande valor de confiança.

A palavra de Deus é eterna.

Cristo esta falando do grande valor da palavra de Deus, ainda que terra passe, ainda o céus passe ela permanece.
A palavra de Deus ela e atemporal, ela atravessa gerações tempo.

A palavra de Deus ela poderosa.

Podemos crer nessa palavra pois Ela cumpre propósitos.

A responsabilidade diante do grande valor da palavra de Deus.

Mateus 5:19 “19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

O perigo de viver de aparências.

Mateus 5:20 “20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”
Matthew 23:27 RA
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Related Media
See more
Related Sermons
See more