Exposição 1º e 2º Tessalonicenses
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
O Evangelho nos dá esperança de caminhada diante da provações.
O Evangelho nos dá esperança de caminhada diante da provações.
Contexto do livro:
Paulo e Silas depois de serem expulsos de Filipos, At 16.39, foram em direção a Éfeso com a intenção de plantar uma igreja a principal cidade da Asia menor, depois de obedecer a visão do homem macedônio At 16.9, o que leva eles a plantarem igrejas em Filipos e cidades próximas como Anfípolis e Apolônia, chegam a Tessalônica, cidade prospera e grande no extremo norte do golfo Termaico na Macedônia, sendo esta datada da divisão do império de Alexandre o Grande, quando Cassandro, o cunhado de Alexandre, ampliando e fortificando a vila, agora uma cidade recebe o nome em homenagem a sua esposa a meia irmã de Alexandre.
No tempo de Paulo esta cidade era o centro de administração e comercio romano, um marco da civilização grega e um foco de influencia religiosa judaica. Esta cidade também era livre da ação romana, o que a torna livre de imposto e ações militares dos romanos em tessalônica, graças a um acordo no inicio do império.
Paulo chega a esta cidade depois de ter sido barrado pelo Espirito Santo At 16.6-7, indicando a soberania de Deus na plantação da suas igrejas, quando chega a cidade de Tessalônica o relato bíblico diz que por três sábado Paulo insistiu com os judeus At 17.1-4, e depois deste período ele foi expulso de Tessalônica indo para a cidade de Bereia At 17.10. É na cidade de Tessalônica que os cristãos recebem o adjetivo de transtornarem o mundo ou de coloca-lo de pernas para ar, agitado.
A carta é escrita pela razão da igreja la implantada ter sido uma igreja que marcou a vida e o ministério do apostolo Paulo bem como a orientação sobre a vinda de Cristo, assunto este de grande importância na vida da igreja como podemos ver de acordo com os textos: (1Ts 1.10; 2.19; 3.13;4.16-17;5.23) em todos estes textos temos a alusão sobre a esperança do retorno de Cristo.
Podendo ser estruturada a carta da seguinte maneira:
1.1- 10 Gratidão pela igreja eleita.
2.
Marcas de uma igreja centrada em Cristo.
Operosidade da vossa fé.
Do amor dos irmãos.
Da paciência da esperança.