No Princípio - Gênesis 1.1-31
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
3 Então Deus disse: — Haja luz! E houve luz.
4 E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas.
5 Deus chamou à luz “dia” e chamou às trevas “noite”. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
6 E Deus disse: — Haja um firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
7 E Deus fez o firmamento e a separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas acima do firmamento. E assim aconteceu.
8 E Deus chamou ao firmamento “céus”. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
9 E Deus disse: — Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim aconteceu.
10 Deus chamou à porção seca “terra” e ao ajuntamento de águas chamou “mares”. E Deus viu que isso era bom.
11 E Deus disse: — Que a terra produza relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja no fruto sobre a terra. E assim aconteceu.
12 E a terra produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
14 E Deus disse: — Que haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
15 E sirvam de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminar a terra. E assim aconteceu.
16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
17 E os colocou no firmamento dos céus para iluminarem a terra,
18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E Deus viu que isso era bom.
19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
20 E Deus disse: — Que as águas sejam povoadas de enxames de seres vivos; e as aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
21 Assim Deus criou as grandes criaturas marinhas e todos os seres vivos que se movem, os quais povoam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que isso era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: — Sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.
24 E Deus disse: — Que a terra produza seres vivos, conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim aconteceu.
25 E Deus fez os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os animais que rastejam sobre a terra, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
26 E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.
27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29 E Deus disse ainda: — Eis que lhes tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso servirá de alimento para vocês.
30 E para todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento. E assim aconteceu.
31 Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
Introdução
Introdução
A história da criação nos ensina muito sobre Deus. Aqui temos um relato de como Deus criou o mundo, cremos que a palavra de Deus é inerrante, por esse motivo afirmamos que tudo o que está escrito foi como aconteceu.
A história da criação do mundo sempre foi fascinante e muitos tentam desde os primórdios explica como a terra e o universo surgiu. A pergunta qual sempre ouvimos é; Exatamente como criou Deus ao mundo?
Este segue sendo um assunto de grande debate. Alguns defendem que houve uma repentina explosão e o universo apareceu, outros, que Deus iniciou o processo e que o universo evoluiu ao longo de milhares de milhões de anos. Em muitas religião antiga encontramos relatos com sua própria história para explicar como chegou a ser o mundo que conhecemos hoje.
E quase todos os cientistas têm uma opinião sobre a origem do universo. Mas só a Bíblia mostra um Deus supremo que criou a terra por seu grande amor e que deu a toda a gente um lugar especial nEle. Nunca saberemos todas as respostas de como Deus criou ao mundo. Mas a Bíblia nos diz que Deus sim o criou. Este fato por si só dá às pessoas valor e dignidade.
Somente na bíblia encontramos a criação do mundo como o nosso Deus o fez. Ele deste a eternidade assim aprouve a Ele fazer. Deus criou todas as coisas, tudo o que há na terra e no universo, Deus criou.
Neste texto qual lemos em Gênesis capítulo primeiro nos traz algumas palavras muito importante para o nosso entendimento.
1. Disse Deus – Nos versículos 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26 e 26, encontramos a expressão Disse Deus.
2. Viu Deus que era bom – Nos versículos 4, 10, 12, 18, 21, 25, 31, encontramos a expressão E viu Deus que era bom.
Neste estudo iremos abordar o tema No princípio, este substantivo masculino tem como significado o primeiro momento da existência, ou de uma ação, o que serve de base a alguma coisa, causa primeira, raiz, ação. Neste sentindo vemos que no início de tudo, encontramos O Deus que tudo fez e o fez através de sua palavra.
Deus desde o princípio demonstra seu poder, através de sua palavra, pois tudo Ele disse, e como Ele assim ordena se faz. Nosso Senhor desde o início nos faz conhecer o seu poder.
1. Disse Deus
1. Disse Deus
A bíblia nos mostra que no começo Deus criou os céus e a terra, porém a terra era sem forma e vazia. Não havia nada na terra, o que a bíblia nos relata é que havia trevas sobre a face de um abismo.
Nada havia na terra a não ser um grande abismo e água, uma grande escuridão, podemos imaginar o vazio que existia. Neste imenso vazio e escuro o espírito do Senhor pairava sobre as águas.
O Senhor Deus então em meio a este imenso local sem nada e escuro, ordena que haja a luz e a luz passa a existir. Deus então olha a luz, vê que ela era boa, então ele a separa da escuridão.
Em meio ao que estava caótico, escuro então começa a tomar forma e Deus continua a dar forma a terra. Ele ordena que haja separação das águas, então ele cria o céu e a terra seca, cria o sol, a lua, as estrelas, os seres vivos, as plantas os animais, as frutas, onde estava sem vida, Deus dá forma, cria vida. O Senhor formata algo que parecia morto, da a forma que Ele deseja.
Meu amado irmão Deus desde o princípio nos mostra que a sua criação é dar forma ao que parece estar morto e sem vida. Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, não havia esperança, estávamos condenados, então o Senhor olha para o pecador, e começa a trabalhar na vida deste ser inútil, sem valor, condenado.
Deus passa a moldar as nossas vidas, transformando o pecador em morto, em um ser com vida. Ele nos molda através de sua palavra. Deus com sua palavra ordena e tudo se faz. Nosso Senhor desde o princípio nos mostra que sua palavra é imutável, não muda nunca. Ele nos dá a vida, para que o adoremos em espírito e em verdade.
Neste primeiro capítulo aprendemos que através da palavra de Deus todas as coisas acontecem conforme a sua vontade. Neste primeiro capítulo encontramos por nove vezes a frase e Deus disse.
Deus desde o princípio demonstra o poder de sua palavra, tudo o que Ele disse se fez. Ele também disse que mandaria um redentor, qual nos redimiria de nossos pecador, qual seria perfeito para levar sobre si todas as nossas iniquidades, e Ele o enviou.
O Senhor também disse que o Senhor Jesus voltará para buscar todo aquele que nEle crer, e disse que todo o que crer no Senhor será salvo, e vivera por toda a eternidade com o Pai, o adorando e desfrutando da glória celestial.
Desde o princípio temos a palavra de Deus nos mostrando que tudo o que Ele fala acontece como Ele determina. Deus irá trabalhar na sua vida, ele irá moldar o seu ser, onde há escuridão terá luz, Deus está chamando você para arrepender-se e crer em Cristo Jesus como seu Senhor e salvador.
Nosso Senhor disse que Jesus voltará, e Ele irá voltar para levar todo aquele que nEle crer.
Sua vida está vazia, caótica, Cristo pode mudar, deixe Ele entrar e moldar o seu ser. No princípio Deus disse e após Ele dizer, Ele viu que tudo o que fizera era bom.
2. E viu Deus
2. E viu Deus
Tudo o que Deus fez ao terminar, Ele o observa e vê que é bom. O Senhor em toda a sua criação, O faz, e é bom. Tudo o que Deus criou é bom. O Senhor ao criar a luz, separar as águas, criar a terra seca, os animais, as plantas o homem, e neste primeiro capítulo Moisés relata, que viu Deus que era bom.
Aqui encontramos por sete vezes Moisés dizendo que Viu Deus que era bom. Tudo o que o Senhor faz é bom, nada do que Ele cria ou faz em nossas vidas é ruim. Deus é perfeito em tudo o que faz, em Seus propósitos nãos entendemos, mas tudo o que Ele é bom.
O Senhor organiza o caos, dá vida ao que estava morto, dá a luz na escuridão, prepara o alimento para que não morramos de fome. Recebemos o alimento físico e espiritual de Deus, Ele sempre está em nós.
Para as noites escuras, o Senhor criou as estrelas e a lua para que iluminasse e não permanecêssemos na escuridão. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, Ele nos criou parecidos com Deus. Nós somos a sua imagem e semelhança. No sexto dia Deus viu que tudo o que havia criado era muito bom.
Quando o Senhor governa as nossas vidas todas as coisas que Ele faz, é bom. Em momentos que tudo parece desorganizado, caótico, perdido, existe um bom motivo pois em tudo o que Deus faz, é bom.
A presença do nosso Senhor é sempre muito boa, a ausência do Senhor em nossas vidas é algo imensuravelmente insuportável. Nesta perspectiva entendemos quando Davi escolhe cair nas mãos do Senhor e não nas mãos dos inimigos. (1Crônicas 21.13: “Então Davi disse a Gade: — Estou muito angustiado. Porém é preferível que eu caia nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; não quero cair nas mãos dos homens.” )
Davi sabia que Deus era misericordioso, e sabendo que o espírito de Deus estaria com ele, assim ele suportaria toda a ira que recairia sobre Ele.
Tudo o que Deus faz é bom, sua correção paterna é boa, o amor expresso na correção nos faz sermos humildes para reconhecer que somos dependentes de Deus.
A afirmação que encontramos no último versículo “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom”, traz grande conforto aos nossos corações. Pois tudo que o Senhor faz em nossas vidas, é muito bom.
Quando Deus nos chama, recebemos luz em meio a escuridão, somos forjados em meio ao caos, criando ordem no que parecia um abismo sem fim, recebemos alimento para fortalecimento e maturidade da nossa fé. E por fim tudo o que Deus já fez, faz e fará é muito bom, para aqueles que verdadeiramente amam a Deus.
Que nosso Senhor nos fortaleça e saibamos que tudo o que Ele faz é muito bom!
Conclusão
Conclusão
A soberania de Deus está em toda a bíblia, aqui vemos sua soberania desde o princípio.
Tudo o que Deus diz, conforme sua vontade se faz, Ele disse haja luz e ouve luz, na criação bastou Deus dizer para que acontecesse. Algo muito importante aprendemos neste texto.
1. Somente pertence a Deus falar e acontecer. Nós não temos esse dom de determinar algo. Isso pertence somente a Deus.
2. Tudo o que Deus faz é bom, muito bom, ou seja, é perfeito e agradável.