1Pe 4.12
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Introdução
Contexto
Exposição da Palavra
Amados, não estranhem o fogo que surge no meio de vocês, destinado a pô-los à prova, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo.
a- v.12 - Não Estranheis - não fiquem surpresos com o fogo no meio de vcs
a.1- Pedro diz que os cristãos não devem se surpreender quando forem perseguidos. Jesus os adverte de que o mundo incrédulo odeia seus seguidores - Jo 15.18— Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. 19Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês.
a.2- todos os cristãos não devem ficar admirados quando têm que sofrer perseguições
b- vs 12 - “A provação dolorosa pela qual vocês estão passando”.
b.1- ções trazem as palavras prova de fogo (provação ou teste). Esse texto vem da palavra grega que se refere ao processo de queimar. Apesar de ser possível entender o termo queimar de modo literal (ver Ap 18.9,18) ou de modo figurativo (Didaquê 16.5), Pedro indica com a expressão o termo prova, que deseja transmitir aos seus leitores uma conotação figurativa. Ele não está muito interessado em retratar o tempo, circunstância e acontecimentos relativos à “provação dolorosa”, mas em enfatizar o propósito dessa provação. Fazendo uma alusão ao fogo do ourives, Pedro deixa transparecer que, assim como o ouro é purificado pelo fogo, assim também a fé é testada através do sofrimento (ver 1.6,7). Deus quer testar a autenticidade da fé do crente, pois a fé em Deus é de valor “muito mais precioso do que o ouro” (1.7). O crente, então, deve estar plenamente cônscio do propósito de Deus em sua vida e não ficar surpreso.c. “Como se algo estranho estivesse acontecendo com vocês”. O cristão não deve questionar a providência de Deus quando é atingido pelo sofrimento inesperado. Não deve culpar Deus por não intervir a seu favor. Certamente Deus está no controle de cada situação e tem o poder de guardar o cristão do sofrimento iminente. Porém, Deus trabalha dentro de seus propósitos para fortalecer a fé do crente através do sofrimento.Os cristãos devem entender que Deus deseja separar a verdadeira fé daquela que é mera imitação, e usa o instrumento do sofrimento para alcançar esse propósito. Os cristãos devem aplicar à sua própria vida as palavras de Jesus:Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai. [Mt 5.11,12a]
Desafios: