EXPIAÇÃO LIMITADA – Parte III – Pag. 54 -60

Cinco Pontos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
C. H. Spurgeon:
“Se fosse a intenção de Cristo o salvar todos os homens, quão deploravelmente Ele tem sido decepcionado, pois temos Seu próprio testemunho de que existe um lago que arde com fogo e enxofre, e nesse abismo de aflição tem sido lançadas as mesmas pessoas que, de acordo com a teoria da redenção universal, foram compradas com Seu sangue”.
4.4. O SANGUE DE JESUS OBTÉM A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA.
4.4.1. O que encontramos quando chegamos ao NT é que Jesus é o MEDIADOR desta nova aliança. Ele a garante por meio de seu próprio sangue. Esta é a conexão entre a expiação e a nova aliança: O SANGUE DE JESUS É O SANGUE DA NOVA ALIANÇA. Lucas 22:20
4.4.2. Em I Coríntios 11:25, Paulo reafirma isso. Entendo que isto significa que as promessas da nova aliança foram compradas pelo sangue de Cristo. Quando elas se tornam reais para nós, isso acontece porque Jesus MORREU para torná-las reais. Hebreus 7:22
4.4.3. O meu pensamento é que nem todas as promessas da nova aliança dependem da condição dada por Deus. Jeremias 32:40
4.4.4. Deus põe em nós o temor a ele. E nos guarda de nos afastarmos dele. Deus cria seu novo povo e mantém esse novo povo. Ele faz isto pelo sangue da aliança, que Jesus disse era seu próprio sangue. O resultado deste entendimento da nova aliança é que há uma EXPIAÇÃO DEFINIDA para o povo da nova aliança.
4.4.5. O sangue da aliança – o sangue de Cristo – COMPRA E GARANTE o novo coração de fé e arrependimento. Deus não fez isso por todos. Ele o fez por um grupo DEFINIDO OU ESPECÍFICO, os quais são totalmente indignos. Hebreus 13:21
4.5. JESUS DEU A VIDA PELAS OVELHAS.
4.5.1. Há muitas passagens bíblicas que apoiam o que acabamos de ver e ensinam que o propósito de Deus na morte de Cristo incluía o AJUNTAMENTO de um povo da nova aliança por meio de sua graça irresistível. João 10:15.
4.5.2. No evangelho de João, AS OVELHAS não são todas as pessoas. Nem a palavra ovelha se refere àqueles que haviam usado seu poder de AUTODERMINAÇÃO para produzirem fé. Em vez disso, as ovelhas são aquelas que Deus escolheu e deu o seu filho. A sua fé é possível porque eles SÃO ovelhas. João 6:37, 44
4.5.3. Ser uma ovelha CAPACITA a pessoa a crer e não o contrário. Portanto, as ovelhas não se tornam primeiramente ovelhas por crerem; elas são capazes de crer porque SÃO OVELHAS. João 10:26
4.5.4. João 17:6,9,19 segue na mesma direção. Jesus LIMITA sua oração às suas ovelhas. A santificação em vista nestas palavras era a MORTE DE JESUS, que ele estava prestes a sofrer. Portanto, Jesus estava dizendo que sua morte visava especificamente àqueles em favor de quem ele orava. João 17:9
4.6. JESUS MORREU PARA REUNIR OS FILHOS DE DEUS.
4.6.1. João nos fala de uma profecia do sumo sacerdote, que expressa uma ideia semelhante em João 11:50-52. Há FILHOS DE DEUS espalhados por todo o mundo. Estes são “ovelhas” – aquele que o Pai deu o Filho e trará irresistivelmente a Jesus. Jesus morreu para reunir estas pessoas em um único rebanho.
4.6.2. O “REUNIR” e o “CONDUZIR” de João 10:15-16, são a mesma obra de Deus. E ambas compõem o propósito divino da cruz de Cristo. Cristo não morreu para tornar isso possível, mas para FAZER ISTO ACONTECER.
4.6.3. De acordo com João 10:16, João não diz que morte de Cristo comprou TODAS as pessoas e sim TODAS AS TRIBOS do mundo. Esta é a maneira como devemos entender passagens como I João 2:2, que alguns usam para argumentar CONTRA a doutrina da expiação limitada ou definida.
4.6.4. A questão é: significa que Cristo morreu com a intenção de satisfazer a ira de Deus por todas as pessoas no mundo? De tudo que temos visto nos escritos de João, é improvável que este seja o significado. Pelo contrário, a correspondência verbal entre João 11:51-52 e I João 2:2 é MUITO ÍNTIMA para escaparmos da convicção de que, em ambas as passagens, a intenção de João é a mesma.
4.6.5. O MUNDO INTEIRO é o correspondente com FILHOS DE DEUS, QUE ANDAM DISPERSOS. Portanto, é natural pensarmos que o objetivo do apóstolo em I João 2:2 é enfatizar que a obra propiciatória de Deus, em Cristo, não é paroquial, como se ele estivesse interessado somente nos judeus, em uma única classe, ou em uma única raça.
4.6.6. Nenhum grupo humano pode dizer: “Ele é a propiciação apenas pelos nossos pecados.” Não, a obra propiciatória de Cristo tem o propósito de reunir pessoas do “mundo inteiro”. AINDA TENHO OUTRAS OVELHAS, NÃO DESTE APRISCO. – João 10:16 – de todo o mundo.
4.6.7. São as “ovelhas” em favor das quais ele morreu, os “filhos de Deus” redimidos que estão dispersos, o povo comprado DE TODA TRIBO, LÍNGUA, POVO E NAÇÃO.
Por ser limitada não quer dizer que poucas pessoas serão salvas.
Apocalipse 7.9–10 (NAA)
9Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos.
10E clamavam com voz forte, dizendo: “Ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.”
Acreditar na Expiação Limitada não é dispensar a pregação do evangelho.
2Timóteo 4.2 (NAA)
2que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.
Marcos 16.15 (NAA)
15E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.
Related Media
See more
Related Sermons
See more