Até aqui nos ajudou o Senhor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 55 views
Notes
Transcript

Introdução

Atualmente no Brasil estamos vivendo dias dificeis, em que se percebe crises em todos os poderes: Crise no Judiário, crise no Lesgislativo e crise no executivo. Contudo, com o povo de Israel também não foi diferente, após a Morte de Josué a Nação de Israel entrou em crise politica como também em crise espiritual.
Juizes 21.25 “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.”
O texto que lemos fala do ministério nacional de Samuel, em tempo de crise,mas, também compreendia a renovação do compromisso da nação com Javé e afastamento dos opressores filisteus (7.2–17).
De acordo com o texto que lemos que refletir com vocês o tema: Até aqui nos ajudou o Senhor
Farei essa exposição em três momentos:
I. (VS 3-4) DEUS EXIGE EXCLUSIVIDADE
II. (VS 5- 6) DEUS EXIGE ARREPENDIMENTO
III. (VS 8-10) DEUS EXIGE QUE DEPENDAMOS DELE ATRAVÉS DA ORAÇÃO.
I. (VS 3-4) DEUS EXIGE EXCLUSIVIDADE
1Sm 7.3Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus.”
Este versículo alerta-nos para o fato de que o culto em Quiriate-Jearim, embora sob a liderança sincera de Eleazar, teve pouca influência em Israel.
Os Israelitas estavam debaixo da influencia idolátra, pois, haviam vários cultos a Baal e a Astarote e eram, essencialmente, festividades religiosas locais.
Em Canaã havia toda espécie de prática carnal, incluindo a prostituição religiosa.
Também havia um sincretismo religioso( é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina).
Em alguns lugares haviam panteões nos quais Baal e Yahweh eram colocados lado a lado.
Alguns chegaram a pensar que Yahweh e Baal eram dois títulos que se referiam à mesma deidade.
O culto a Baal e a Astarote eram as raízes de todo mal em Irael
a) A mera presença da arca devolvida não era suficiente. Israel foi chamado à obediência ao Deus da arca. “O que era essencial a submissão a Yahweh (vs. 4)”
b) O apelo de Samuel, constantemente, era para o retorno a fidelidade a Yahweh e abandonar todos os cultos estranhos e seus deuses.
Juizes 21.25 “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.” Em vez de seguir a lei de Moisés.
Aplicação.
Só seremos vitoriosos se obedecermos ao Senhor de todo nosso coração, como também o adorarmos exclusivamente.
(v 7) “...preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus.....”
Dt 6.4-5. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
Servir exclusivamente a Deus é o segredo da vitória
Mt. 6.24Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
II. (VS 5- 6) DEUS EXIGE ARREPENDIMENTO
1Sm 7.5-6Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor. Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.”
A) Representantes de todo Israel foram chamados a Mispa a fim de consolidar os avanços do reavivamento nacional, cumprindo assim os ritos e sacrifícios aceitos pela lei mosaica, a fim de que Yahweh ficasse satisfeito e reconfirmasse sua bênção sobre Israel.
B) A demonstração de arrependimento nacional começou com sacrfícios, continuou com jejum, confissão de pecado e foi guiada através de oração.
C) Uma pessoa em tristeza e arrependimento “derrama a sua alma’ , como se vê no caso de Ana (ver I Sam. 1.15).
Os Targuns explicam a questão como se segue: “Eles derramaram o coração em arrependimento, como um homem que derrama água
Aplicação.
O caminho mais seguro para a verdadeira vitória, é nos arrependermos de nossos pecados e confessá-los a Deus.
ARREPENDER: sigifica: “dar meia-volta e ir na direção oposta”
Arrependmento inclui mudança de comportamento.
III. (VS 8-10) DEUS EXIGE QUE DEPENDAMOS DELE ATRAVÉS DA ORAÇÃO.
1Sm 7.8-10 “Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor; clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu. Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.”
A) Através da oração Deus dá vitória ao seu povo.
B) Através da oração Deus liberta os cativos
C) A oração é uma poderosa arma para a batalha espíritual
D) Através da oração nós demonstramos que dependemos de Deus.
E) Através da oração Deus faz comprir seus propositos.
Êxodo 17.10–11(RA)
Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
Conclusão.
Os Israelitas pediram a juda de Deus e foram atendidos. Deus sempre está disposto a nos ajudar diante dos problemas que tivermos passando. Contudo, Ele exige:
I. (VS 3-4) QUE SIRVAMOS SOMENTE A ELE
II. (VS 5- 6) DEUS EXIGE QUE NOS ARREPENDAMOS DE NOSSOS PECADOS
III. (VS 8-10) DEUS EXIGE QUE DEPENDAMOS DELE ATRAVÉS DA ORAÇÃO.
Aplicação.
Lc 4. 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,”
Assim como Deus libertou os Isaelitas da opressão dos filisteus, Jesus também pode te libertar da opressão do pecado. Ele foi um ungido com esses proposito.
Related Media
See more
Related Sermons
See more