Temos que vencer
Notes
Transcript
Handout
Handout
Sejamos vencedor !
Sejamos vencedor !
Tema: Busca prioritária do homem
Introdução – Laranjas ou diamantes: “o Major A. H. Peuchen, sobrevivente do navio Titanic, perante dinheiro, joias e seguros, apenas pegou três laranjas. No deserto um beduíno extremamente faminto, junto duma fonte encontrou uma sacola esquecida, abriu-a na esperança de encontrar algo para comer, que deceção! Eram apenas diamantes! Kane um milionário deixou uma fortuna em quadros, mas os seus herdeiros encheram camiões com eles para o lixo.
Ø O que é importante para nós?!
- Qual a importância da família? Dos amigos? Dos bens? Do pão de cada dia? E da palavra de Deus?!
Existe um bem acima de todos os bens, que é o nosso relacionamento com Deus: Israel no salmo 105 fora convidado a louvar pelos Seus bem concedidos, mas principalmente a fazer de Deus o seu maior bem! Isto ao recordar as maravilhas, prodígios e milagres de Deus ao fazer deles o Seu Povo e ao conduzi-los à Terra da Promessa.
Também a nós, mesmo que não nos tenhamos apercebido, Deus tem feito grandes coisas e quer fazer de nós povo Seu e ovelhas do Seu pastoreio/cuidado!
Ø Jesus disse: que quem busca encontra! E hebreus ensina-nos que Deus é galardoador dos que o buscam!
Texto: salmo 105.4 “Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.” ARC
“Buscai o Senhor e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.” ARA
Propósito – Entendemos que Deus deseja que o busquemos e quão bom isso é?! Sim! Então, busquemo-Lo!
1) Buscai ao Senhor
Por outras palavras, é dizerque o desejamos na nossa vida, que o queremos como íntimo nosso; afinal que desejamos estar dentro da Sua glória (Rom 3.23).
Busca-se o que está perdido, oculto aos nossos olhos e quando se exerce diligência: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jer 29.13). O Senhor também nos busca, Jesus até diz: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e nomeei, para que vades e deis fruto” (João 15.16).
Ø Isto é explicado pelo menino que caiu no fundo duma gruta, descendo o pai no encalço salvífico do filho, gritando um pelo outro no escuro, até que de repente esbarraram um no outro encontrando-se!
Aplicação – Buscar a Deus como o Senhor é vital, pois, Ele é Senhor devido a ser o Criador e o Remidor.
Ø Roberto e seu barquinho!
“Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto” (Isaías 55.6).
2) Buscai o seu poder/Força
Poder é vital para a nossa afirmação, para a nossa ação e realização biopsicossocial e espiritual.
Precisamos de poder/força – face às vicissitudes da vida: eventualidades/alterações!
- Morte
- Traição/divórcio
- Desemprego
- Falsas amizades
- Doença…
Ø Jó 1.21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.
Aplicação – O nosso poder anímico, emocional e espiritual, em si, são dádivas divinas, mas na encruzilhada da vida, precisamos de força sobrenatural – de auxílio divino para nos erguermos e vencermos.
Ø Certa jovem senhora, vendo que o seu lar estava a ir água abaixo, começou a procurar mais a presença de Deus através da sua assistência aos cultos. Mas, esta não deve ser a prática constante dos crentes?!
3) Buscai perpetuamente a sua presença/buscai a sua face continuamente
A Sua presença ou face muda tudo! A nossa felicidade depende disto mesmo, de estarmos ou não ligados a Deus, como propósito inicial que Deus teve para nós.
Ø Romanos 3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
- Moisés (Números 12.8; Atos 7.8)
- Pedro (João 21.7)
- Mulher Samaritana (João Cap.4)
Aplicação – notemos que a ordem é, duma busca perpétua ou continua: almejamos Deus com esta intensidade?!
- Desejamos que os nossos encontros nos ajudem nesta busca do Deus que deseja ser presente nas nossas vidas:
Apocalipse 3.20 – Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
ü Se hoje ouvires a Sua voz a dizer-te manda-me entrar no teu coração/casa o que lhe responderás?!
Conclusão – Qual será a nossa maior necessidade, laranjas ou diamantes?! Nem um nem outra, a nossa maior necessidade é a pessoa de Deus presente em nossa vida!
Ø Entendemos que Deus deseja que o busquemos e quão bom isso é?! Sim! Então, busquemo-Lo!