Jesus, o caminho, a verdade e a vida

Os 7 eu sou  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views
Notes
Transcript

Jesus, O caminho, a verdade e a vida

Estamos na ultima noite de Jesus, em poucas horas ele seria entregue e morto. Portanto, essas são uma de suas palavras mais importantes. Jesus está preparando seus discipulos para o grande momento.
Neste longo momento, que duram 3 capítulos inteiros, Jesus diz que está indo embora e que os discipulos não podem ir para onde ele vai. (A casa do pai ainda está sem acesso aos pecadores). Em seguida ele revela a traição de Judas e diz que pedro o negaria 3 vezes. Não é supresa pensar que nesse momento os discipulos estavam profundamente angustiados. Como assim ele está indo embora? Colocamos nele todas as nossas expectativas de libertação de Israel durante esses 3 anos e agora ele está indo embora? E não podemos ir juntos?
A esperança dos discipulos estava sendo destroçada naquele momento.
É nesse momento que Jesus traz um grande consolo para o coração dos discipulos.
João 14.1–4 NAA
1 — Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3 E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também. 4 E vocês conhecem o caminho para onde eu vou.
Neste momento Jesus se auto declara Deus! Ele pede para que creiam nEle, pois ele jamais os deixaria de verdade. Aqui ele consola o coração dos discipulos com quatro verdades:

1 - Na casa do meu pai há muitas moradas

Existe espaço para todos no reino eterno de Deus. Jesus faz um contraste com o templo, pois os discipulos seriam expulsos, mas Jesus estava retornando para o verdadeiro lar e diz que lá existe espaço para todos!

2 - Eu nunca menti para vocês

Se fosse diferente eu teria dito para vocês. Esse é o propósito pelo qual eu vim para a terra. Estou indo preparar um lugar para vocês no eterno reino de Deus.
Muitos imaginam Jesus como um pedreiro que está lá, preparando nosso lugar. Mas o texto deixa claro que as casas já estão prontas. Então como ele está indo preparar um lugar?
A morte e ressureição de Jesus é a preparação. A casa está pronta, mas não temos acesso “Vocês não podem ir”. Não temos as chaves por causa de nosso pecado.
Romanos 3.23 NAA
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Talvez você possa dizer que não acredita nissso, que não existe um tribunal, que o certo e errado é relativo. Mas não é verdade que já no instante seguinte essas pessoas agem como se houvesse a tal justiça? Quando alguém é cruel com você — embora sem cometer nenhum ato ilícito —, você não tem a sensação de que, seja o que for em que essa pessoa acredite em relação ao que faz, suas atitudes são simplesmente erradas? Você não pensa: “De acordo com os meus sentimentos morais isso é errado, mas de acordo com os dela podem não ser”. Não, o instinto lhe diz que determinadas coisas são erradas mesmo que a cultura, ou a família, ou os sentimentos dos outros as justifiquem.
Eis o problema, nós não somos justos e Deus é completamente santo. E a santidade de Deus é radioativa.

3 - Ele voltará

Eis a razão final do porque não precisamos ficar aflitos! ele retornará e todo o sofrimento estará encerrado. NESTE MOMENTO SOMOS SUPREENDIDOS PELA ESPERANÇA.
Apocalipse 21.4 NAA
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
“Acredito, como uma criança, que o sofrimento será curado e compensado, pois todo absurdo humilhante das contradições humanas desaparecerá como uma lamentável miragem, como inominável invenção da mente euclidiana impotente e infinitamente pequena do homem, que no fim do mundo, no momento de harmonia eterna, algo muito precioso surgirá e bastará a todos os corações para aplacar todo ódio, para explicação de todos os crimes da humanidade, de todo sangue derramado; algo que tornará possível não só perdoar, mas também justificar tudo que aconteceu.” Dostoievsky
“Há quem diga sobre o sofrimento temporal que nenhuma bem-aventurança futura será capaz de compensá-lo, desconhecendo que o céu, uma vez alcançado, retroagirá e transformará em glória até mesmo essa agonia.” C. S. Lewis
João 14.3 NAA
3 E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.
Passamos por muitas dores e sofrimentos, o caminho de Deus para o consolo não é evitar a dor, mas saber da casa do pai. Saber para onde vamos. Nada aqui pode encantar nosso coração;

O caminho para essa casa

Agora veremos como podemos ter acesso à esse caminho. Isso virá por causa do questinamento de Tomé. Vamos descobrir que apesar dos 3 anos com Jesus, os discipulos ainda não sabiam quem ele era. Jesus presume que os discipulos sabiam, mas o fato é que os discipulos só entenderiam plenamente quem Jesus era após a sua ressureição.
João 14.5–7 NAA
5 Então Tomé disse a Jesus: — Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho? 6 Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto.
Apenas Jesus é o Caminho, ele não aponta o caminho. (Como um mineiro que diz “é logo ali”)
Ele é a propria verdade que todos anseio e que traz vida
Aqui Jesus mostra a exclusividade do Cristianismo, não existe outro caminho para o reino de Deus além do próprio Jeusus.
Mas como a própria pessoa de Jesus se torna o caminho? Como andar por esse caminho? Aqui, vemos o significado da JUSTIFICAÇÂO na obra da Cruz.
Logo em seguida Jesus diz que enviaria outro consolador:
João 14.16 NAA
16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre:
A palavra consolador é a palavra Parakleton, do sentido de defensor, intercessor diante de um Juiz.
“Pai, meu povo pecou, e a lei requer que o salário do pecado seja a morte. Acontece que eu paguei por esses pecados. Veja, eis aqui meu sangue, a prova da minha morte! Paguei na cruz o preço total por esses pecados. Ora, alguém exigir dois pagamentos pelo mesmo pecado seria injusto. Portanto, não peço misericórdia para eles, mas justiça”. Keller, Timothy. Encontros com Jesus . Vida Nova. Edição do Kindle.

Mostra-nos o PAI

Agora é a vez de Filipe, pois quando Jesus diz que é um com o Pai, Filipe pensa que os problemas serão resolvidos quando Deus aparecer no meio deles:
João 14.8–11 NAA
8 Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Jesus respondeu: — Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Creiam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim; creiam ao menos por causa das mesmas obras.
É fácil julgar Filipe quando lemos o texto hoje, mas quantos de nós não fazemos a mesma coisa? “Senhor, apenas me dê uma palavra, mostra um anjo, traz uma revelação e as coisas estariam resolvidas.
Nós temos o proprio Jesus, a encarnação é a resposta. PAREM DE BUSCAR SINAIS E MARAVILHAS.. CRER em Jesus é tudo o que precisamos.
Cria por causa de suas palavra ou pelo menos por causa de suas obras.

Obras Maiores

João 14.12–14 NAA
12 Em verdade, em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 13 E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more