MARCAS DA FÉ SALVADORA RM 1.15-17

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

SERMÃO BÍBLICO

TEXTO: Rm 1.16-17
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 1)
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito:O justo viverá por fé.
TEMA: MARCAS DA FÉ SALVADORA
INTRODUÇÃO
Esta passagem é um resumo do conteúdo da Epístola
Wesley, Augustinho, Lutero se converteram estudando Romanos. Romanos é extremamente evangelístico.
Esta epístola explica a total perdição da ração humana, a necessidade da graça de Deus e da fé em Cristo para sua salvação.
É importante lembrar que a consciência popular prega que “o que o homem precisa é de uma religião”, “todos os caminhos levam a Deus”, “Deus um só com diversos nomes e diversas formas de adorar”. Todavia o senso popular vai de encontro com o senso das Escrituras.
Vivemos na época da FakeNews. E, lidando com fakenews aprendemos que não basta termos informação, precisamos da informação correta. Não basta uma notícia é verdadeira, é preciso checar a fonte, é preciso ser verdade de fato.
À luz das Escrituras podemos dizer sem medo de errar, que existem muitas formas de crer, mas apenas uma forma de ser salvos, existem muitos evangelhos , mas somente o verdadeiro evangelho traz as boas nova de salvação, existem muitos “salvadores”, mas somente um que pode realmente salvar.
A mensagem de hoje tenciona nos mostrar...
TEMA: MARCAS DA FÉ SALVADORA
1. ESTÁ FIRMADA NO EVANGELHO
16 Pois não me envergonho do evangelho,
17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito:O justo viverá por fé.
Somente o evangelho de Cristo é que podemos entender o plano redentivo de Deus .
A mensagem do evangelho, revela o Deus Criador. o homem pecador, a necessidade de redenção, o caminho para a salvação que é a fé em Cristo.
O evangelho está expressamente revelado nas Escrituras, que são padrão absoluto, única regra de fé e de prática para o povo de Deus.
É somente pela fé no verdadeiro evangelho que o justo vive!
João 8.31–36 (RA)
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Gálatas 1.8,9
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
2. É PRODUZIDA PELO PODER DE DEUS
porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
Paulo lida com a resistência ao evangelho quando escreve sua epístola aos Corintios no capítulo 1
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 1)
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 19 Pois está escrito:Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? 21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. 22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
O judeu, com sua mentalidade moralista tinha dificuldade de aceitar o evangelho, o gentio, com sua vaidade racional tinha dificuldade de crer no evangelho.
Somente o poder do Espírito Santo pode quebrar a dureza do coração do pecador para que ele entenda e se renda à graça do evangelho.

1Coríntios 2.14

14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Romanos 8.16

16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

3. É DISTRIBUÍDA ÀS NAÇÕES
primeiro do judeu e também do grego;
Claramente se percebe nas Escrituras que Deus não tem intenção de salvar todos os seres humanos sobre a face da terra, (existem vasos de misericórdia e vasos de ira Rm 9.22). Todavia, Deus deseja salvar pessoas de todas as nações. Isto está contido na expressão “judeu e grego”, ou gentio.
Daí a preocupação do apóstolo em pregar o evangelho em todo o lugar. Já tendo alcançado toda a região da Ásia Menor e Grécia, Paulo intenta agora, partir para o mundo Romano.
O sentimento do apóstolo estava afinado com a ordem de Cristo de anunciar a salvação a todas as nações.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Apocalipse 5.9

9 e entoavam novo cântico, dizendo:

Digno és de tomar o livro

e de abrir-lhe os selos,

porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus

os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

CONCLUSÃO
TEMA: MARCAS DA FÉ SALVADORA
1. ESTÁ FIRMADA NO EVANGELHO
2. É PRODUZIDA PELO PODER DE DEUS
3. É DISTRIBUÍDA ÀS NAÇÕES
APLICAÇÕES
Busque cada vez mais Conhecer e crer no evangelho de Cristo é maior benção que podemos ter nesta vida, porque é o único conhecimento que nos garante salvação eterna.
Creia no poder transformador de Deus. Não há pecador de coração tão duro que o Espírito Santo não possa quebrar.
Se você já foi alçado pelo evangelho seja grato.
Seja comprometido em levar a outros esta grande benção que recebeu porque Deus quer usar sua vida.
Você que ainda não entendeu o sentido da vida. Ou vive buscando se encher de coisas que também são vazias. Somente a fé no Senhor Jesus pode te salvar.
Não se envergonhe do evangelho. Seja como Paulo. Ame o evangelho, creia no evangelho, pregue o evangelho!
Texto de Rev. Ronaldo Lidório
Morre um homem de Deus, exemplo para a minha vida e um grande evangelista entre o seu povo.
Mebá foi o primeiro a se entregar a Cristo em 1994 na região Konkomba onde trabalhamos em Gana. Era, até então, um influente feiticeiro e adorador do espírito chamado “grumadi”, temido por muitos. Sua conversão surpreendeu a todos (inclusive a nós) e passou a pregar aberta e insistentemente o Evangelho em toda parte. Trouxe a Cristo toda a sua família e muitos amigos, nascendo a igreja na aldeia onde morávamos, Koni. A partir dali outras 47 igrejas foram plantadas ao longo dos anos, inclusive no país vizinho, Togo.
O nome de Mebá sempre foi associado a alguém doce, sábio e com profundo amor por Jesus Cristo. Sua casa tornou-se um lugar de evangelização ao construir uma palhoça especificamente para receber visitantes e sistematicamente estudar a Bíblia com eles. Correu pela região o ditado: aqueles que dormem na casa de Mebá acordam convertidos!
Mebá foi um amigo pessoal que muito me ensinou e inspirou. Ao chegarmos a Koni em 1993 nós o víamos como um potencial perseguidor da causa cristã, por ser conhecido feiticeiro da região. Após sua conversão, porém, tornou-se nosso grande amigo e protetor. Por ter idade de ser nosso pai ele incorporou este papel. Desta forma Rossana e eu éramos tratados e chamados por ele de filhos, e nossos filhos de netos. Partilhava conosco os primeiros inhames colhidos da terra, como era feito com a família mais próxima, e esteve presente nos apoiando em todas as iniciativas de evangelização naquela região.
Makandá, filho de Mebá, ligou-nos hoje dizendo da morte de seu pai. Aproveitou para nos falar que a família está consolada e na paz de Deus “pois sabemos que ele está com Cristo em um lugar onde não há choro”. E que ele partiu com alegria ao ver que a Igreja entre os Konkombas falantes da língua Limonkpeln jamais cresceu tanto como nestes dias.
Na cultura daquele povo o tempo é observado de maneira cíclica e não linear, portanto não se contam os anos e a idade é desconhecida. Mebá, imaginamos, deve ter falecido com cerca de 85 anos de idade, o que não é típico naquela parte da África. Deus o abençoou e fez dele um homem de fé e exemplo para os de perto e de longe. Mebá não contou os anos, mas contou a bondade do Senhor e guardou o seu coração até o dia em que o Pai o chamou.
Por: Rev Ronaldo Lidório
HISTORICO
I IPB
III IPB OPO 31/10/2021
Related Media
See more
Related Sermons
See more