O JUSTO VIVERÁ DA FÉ – HC. 2.4, RM. 1.17
Sermon • Submitted
1 rating
· 38 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Muitos concordam que esse é o versículo central de Habacuque. E, esse é certamente um dos versículos mais cruciais na Bíblia. É tão importante, que ele aparece três vezes no NT. A frase “O justo viverá pela fé” é citada em Rm. 1.17, Gl. 3.11, e em Hb. 10.38.
Vamos analisar essa passagem junta com Rm. 1.17 - o texto que mudou o mundo através Lutero.
Martinho Lutero, que fora um monge católico romano, que entrou no mosteiro buscando libertar-se do pesado fardo da culpa que sentia por causa de seu pecado. Embora ele fosse um filho obediente da igreja, ele não encontrou descanso para sua alma em oração, jejum e penitência. Seus olhos foram abertos por Deus quando ele estudou a epístola aos romanos. Ao chegar a Romanos 1:17, ele ponderou o significado da citação de Habacuque 2: 4. Refletindo sobre o que este texto significava em sua vida, Lutero ofereceu este testemunho:
Quando pelo Espírito de Deus, eu entendi estas palavras - "O justo viverá pela fé" - então eu me senti nascido de novo como um novo homem. Entrei pelas portas abertas no próprio paraíso de Deus.
Quando Martinho Lutero encontrou este texto - ou mais precisamente - quando este texto o encontrou, virou sua vida de cabeça para baixo. Não estava mais disposto a permanecer um simples monge no mosteiro de Erfurt. Uma vez que a verdade ardente da justificação pela fé tomou conta de sua alma, ele acendeu um fogo que acabou se espalhando por toda a Europa e eventualmente até os confins da terra.
O que Habacuque escreveu?
No entanto, esta pequena frase, "o justo viverá pela fé", vem quase como um aparte. Em Habacuque 2, Deus declara julgamento sobre os babilônios perversos. Porque eles são gananciosos e arrogantes e sanguinários e implacáveis, porque eles matam sem remorso, e porque eles se entregam a todo tipo de mal, Deus promete um dia destruí-los.
Mas esse dia está muito longe.
Babilônia não será destruída por quase 70 anos.
Eles saquearão muitas nações.
O fim deles é determinado, mas não vai ser tão rápido.
O que você faz enquanto observa os bandidos roubando, matando e decapitando seus inimigos? Essa é uma questão que podemos encontrar nas manchetes de hoje.
O que você faz quando os malfeitores chegam ao poder? O justo viverá pela fé.
O que você faz quando suas orações ficam sem resposta? O justo viverá pela fé.
O que você faz quando seus sonhos se transformam em cinzas? O justo viverá pela fé.
Quando tudo o que você vê é problema por todos os lados, o homem justo se lembra de que Deus ainda está em seu trono e, quando as nuvens negras aparecem, ele diz para si mesmo: “O justo viverá da fé”.
O que Habacuque entendia sobre Lutero e a Reforma Protestante? Nada. Ele entendeu essas palavras inteiramente no contexto do seu próprio tempo. Mais de 600 anos depois, o Espírito Santo moveu Paulo a citar estas palavras para provar que o evangelho não era uma inovação, mas que havia sido predito no Antigo Testamento. E 1500 anos depois disso, Martinho Lutero encontrou descanso para sua alma quando entendeu o verdadeiro significado de “o justo viverá pela fé”.
O que Paulo escreveu?
Esse é o versículo que mudou a vida de Lutero (Rm. 1.17). No verso anterior, Paulo declarou que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Agora ele explica porque o evangelho é tão poderoso.
1. Revela uma justiça que vem de Deus.
A palavra justiça vem dos tribunais do mundo antigo. Significa declarar "não culpado" e declarar alguém inocente de todas as acusações. Se você é justo aos olhos de Deus, pode ficar diante dele e ser declarado "inocente".
O evangelho de Cristo fornece para nós o que nunca poderíamos fornecer para nós mesmos. Em nosso próprio mérito, todos nós estamos condenados diante do Todo-Poderoso. Quem se atreveria a dizer: "Eu sou bom o suficiente para ir para o céu"? Como alguém disse: "Uma consciência limpa é o resultado de uma memória fraca". As únicas pessoas que pensam que são boas o suficiente para ir para o céu são as pessoas que não sabem o quanto são realmente ruins!
Justiça é o que precisamos, mas não temos. Portanto, Deus, sabendo que nunca poderíamos ser justos por conta própria, providenciou uma justiça que nos vem do céu. Não é merecida, mas é dada a nós por Deus como um presente gratuito.
Os reformadores tinham um termo especial para isso. Eles disseram que precisamos de “justiça alienígena”. O termo “alienígena” significa “de outro lugar”. Dizer que somos salvos pela justiça alienígena significa dizer que somos salvos pela justiça que vem “de outro lugar”. Não vem de dentro de nós como resultado de nossas boas ações, mas de fora de nós inteiramente. Onde um pecador culpado pode encontrar a justiça “de outro lugar”? Ele pode encontrá-la em Jesus Cristo! Essa é a "justiça alienígena" que salva os pecadores culpados.
Minha esperança é construída sobre nada menos do que o sangue e a justiça de Jesus. A base da minha justiça é Jesus.
Isso nos leva à segunda razão pela qual o evangelho é tão poderoso.
2. A justiça de Deus é recebida apenas pela fé.
A palavra chave aqui é fé. Nosso texto diz que a justiça é recebida “pela fé, do princípio ao fim”. Todos os que são salvos são salvos da mesma maneira. É fé só e fé sempre. Como posso estar certo com Deus? A resposta é simples: receber a justiça de Deus que vem somente pela fé.
Precisamos disso porque estamos todos no mesmo barco e o barco está afundando. A Bíblia diz em Romanos 3: 22b-23: “Não há diferença, porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Note essa pequena frase - “nenhuma diferença”. Nenhuma diferença entre ricos e pobres, jovens e velho, preto ou branco, masculino ou feminino. Todos nós estamos condenados por nossos pecados e todos nós estamos sob o julgamento de Deus. Nossos pecados podem não ser exatamente os mesmos, mas somos todos pecadores. Estamos todos no mesmo barco e o casco desse barco está furado. Se Deus não fizer alguma coisa, todos nós iremos perecer juntos.
Temos um grande problema com isso, porque no fundo nós secretamente achamos que Deus faz negócios. Que se apenas nos esforçarmos o suficiente, fizermos o melhor possível, limpar nosso ato, cumprir as regras e tratar as pessoas corretamente, então Deus nos permitirá entrar no céu no final.
Não há um justo se quer. Só Jesus. Jesus Cristo era puro, santo e perfeito em todos os sentidos. Ele nunca pecou, nem mesmo uma vez. Embora ele tenha sido severamente tentado, ele nunca desistiu. Todos nós ficamos tão aquém que não podemos ser comparados a ele. Ele é o único homem justo que já andou nesta terra.
E nós o crucificamos.
Sua recompensa por fazer a vontade de Deus foi a morte em uma sangrenta cruz romana. Aqui está a maravilha da graça em ação. Do assassinato de um homem perfeito veio o plano de Deus para resgatar a raça humana.
Se você quer ir para o céu, aprenda esta lição: Deus não faz negócios com os pecadores. Se você chegar a Deus com base em suas boas obras, você será rejeitado porque perderá a marca da perfeição de 100%. Mas se vier a Deus com base na justiça provida pelo Senhor Jesus Cristo, você será aceito.
Há uma terceira razão pela qual o evangelho é tão poderoso.
3. Através da justiça no evangelho homem e mulher são declarados justos aos olhos de Deus
Para prova isso, Paulo cita Hc. 2.4. em Romanos 1:17 - que finalmente abalou Martinho Lutero e o levou à fé salvadora em Jesus Cristo.
O Dr. Paul Luther, o filho mais novo do reformador, escreveu as seguintes palavras:
No ano de 1544, meu falecido pai, na presença de todos nós, narrou toda a história de sua viagem a Roma. Ele reconheceu com grande alegria que, naquela cidade, através do Espírito de Jesus Cristo, ele havia chegado ao conhecimento da verdade do evangelho eterno. Aconteceu assim. Enquanto repetia suas orações na escada de Latrão, as palavras do profeta Habacuque vieram subitamente a sua mente: "O justo viverá da fé". Depois disso, ele cessou suas orações, retornou a Wittenberg e tomou isso como a base principal de toda a sua doutrina. (Citado em A Bunch of Everlastings, de Frank Boreham, pp. 19-20.)
A partir desse começo improvável veio a Reforma Protestante. E com isso o grito de guerra Sola Fide, "pela fé somente".
Fé sozinha! Não por obras da lei.
Fé sozinha! Não por obediência à Igreja.
Fé sozinha! Não pela justiça humana.
Fé sozinha! Não pelo batismo.
Fé sozinha! Não por boas intenções.
Fé sozinha! Não pelos sacramentos.
Fé sozinha! Não por atos de caridade.
Fé sozinha! Nada a mais , nada a menos!
O que significa ter "fé sozinha" nesse sentido?
Se você sabe o que significa acreditar em um médico quando ele diz: "Você precisa de cirurgia", você sabe o que significa ter fé. Se você sabe o que significa entrar em um avião confiando sua segurança ao capitão no cockpit, você sabe o que significa ter fé. Se você sabe o que significa pedir a um advogado para defender seu caso no tribunal, você sabe o que significa ter fé. A fé é uma dependência completa de outra pessoa para fazer aquilo que você nunca poderia fazer por si mesmo.
Quanta fé é necessária para ir para o céu?
Depende. A resposta não é muito e tudo o que você tem. Se você está disposto a confiar em Jesus Cristo com tanta fé quanto você tem, você pode ser salvo. Mas se você está segurando alguma coisa de volta, pensando que talvez você precise fazer alguma coisa para ajudar a se salvar, esqueça! A fé salvadora é depositar sua confiança em Jesus Cristo e somente ele. Para fazer isso, você precisa parar de tentar se salvar.
Lewis Sperry Chafer disse que acreditar em Jesus significa confiar tanto nele que, se ele não pode levá-lo para o céu, você não vai para lá. Isso é interessante. Se Jesus não pode me levar para o céu, então eu nunca vou fazer isso, porque isso depende dEle.. Eu não tenho um plano B. Às vezes as pessoas dizem: "Não coloque todos os ovos na mesma cesta". Isso pode ser um bom conselho quando se trata de investir seu dinheiro, mas é um conselho terrível para investir sua alma. Não há problema em colocar todos os ovos na mesma cesta se a cesta estiver rotulada como "Jesus".
Deixe-me dizer o mais claramente possível. Há boas e más notícias do nosso texto. As más notícias primeiro: você não tem outra esperança do céu fora de Jesus Cristo. Boas obras não podem te salvar. A filiação à igreja não pode salvar você. O batismo não pode salvar você. Dar dinheiro não pode te salvar. Manter os Dez Mandamentos não pode salvá-lo. Nada que você possa fazer fará a menor diferença em relação à sua salvação eterna. Se você está confiando em sua boa vida ou em sua religião para levá-lo para o céu, algum dia você ficará triste (e eternamente) desapontado.
Agora as boas noticias. Aqueles que depositam sua confiança em Jesus Cristo são salvos para sempre. Esse é o verdadeiro significado de "os justos viverão pela fé".
Somente confie nele
Confiança - a ação correta.
Ele, o objeto certo.
Apenas confie nele.
Faça isso e você será salvo.
Qualquer um em qualquer lugar pode ser salvo
Qualquer um,
Qualquer lugar,
A qualquer momento,
Pode ser salvo por
Confiando em Cristo.
Essa é a boa notícia do evangelho.
Eu disse anteriormente que estamos todos no mesmo barco. Somos todos pecadores desesperadamente necessitados da graça de Deus. A morte de Cristo fornece o pagamento integral pelos nossos pecados. O que não pudemos fazer por nós mesmos, Deus fez por nós através da morte de seu Filho. A única coisa que resta é acreditar nele.
Então meu querido ouvinte, corra para a cruz. Desvie-se do seu pecado, confie sua vida a Jesus, tome posse do Filho de Deus que te ama e morreu por você. Lance-se completamente em Jesus para a sua salvação. Se você confiar nele com todo o seu coração, ele não o deixará.
Tudo se resume nessas simples palavras: O justo viverá pela fé.
Essa é a mensagem que pregamos. Este é o texto que mudou o mundo.