Em Tempos de Mudanças - Atos 10. 9-16
Pr. Rubens
Sermon • Submitted
0 ratings
· 270 viewsEm tempos de mudanças, mudamos sob a orientação de Cristo.
Notes
Transcript
Em Tempos de Mudanças - Atos 10. 9-16
Em Tempos de Mudanças - Atos 10. 9-16
Sobre o texto: Pedro está em Jope e subiu ao terraço para orar, era meios dia e estava comfome, então teve uma visão da parte de Deus, falava de comida, e veio vários animais e uma voz que dizia"mata e come. Bem, Pedro resiste,tendo em vista ter ali animais que não eram comidos pelos judeus, mas a voz insiste por 3 vezes. Pedro entendeu que as mudanças vieram e que era preciso mudar segundo a direção de Deus.
Para começar...
Para começar...
Que vivemos tempos de mudanças enormes e rápidas ninguém pode negar. A tecnologia nos ajudou em muitas coisas, os hábitos foram alterados e o estilo de vida também mudou. As músicas mudaram, os instrumentos também. Os alimentos mudaram, e a qualidade deles também. Quando paramos para pensar e analisar o quanto o mundo mudou apenas nestes últimos 20 anos ficamos impressionados.
O mundo existia antes sem internet e sem Google. Sem Celuar e sem Smartphone. Sem jogos eletrônicos e sem Netflix. Imagina viver nummundo sem tela, sem televisão, sem telefone e sem shopping. Isso era assim a bem pouco tempo atrás.
Pedro e todos os cristãos da Igreja Primitiva, viveram esses tempos demudança, não de tecnologia, e olha que muito se evoluiu duarnte o Império Romano, mas de uma visão de vida e visão de Deus que alterou o caminho e a forma de caminhar.
Storytelling: O texto fala de Pedro à beira-mar, era meio-dia e a forma começa a apertar. enquanto preparam o alimento decidiu subir a um eirado (um terraço) e ali orar. Parou e orou. Neste tempo viu o Céu aberto e decia dele um lençol, que se abriu como num piquenique, estendido diante dele. O lençol não estava vazio, mas cheio de toda espécie de animais, incluindo répteis e aves. Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Um segundo de eterno silêncio, e Pedro respondeu “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi coisa alguma que fosse considerada impura e imprópria.” Pedro aqui agora era um perfeito judeu fariseu. A resposta da visão foi contundente e inesperada: “Não chame de impuro o que Deus purificou” . Esta mesma mensagem se repetiu por 3 vezes. Era para prestar atenção e tirar alguma liçào valiosa dali. Pedro ainda não havia entendido.
O contexto nos revela a visão: Cornélio, centurião romano, mas piedoso e temente a Deus, embora gentio e embora ainda não convertido. MAs as orações deste homem foram ouvidas e as suas boas obras foram vistas, mas insisto em lembrar ele não era nem de perto judeu. Eu sei que para nós issoparece pouca coisa, mas para um judeu e para a Igreja daquele tempo não era. Ainda não podiam ver alémd o muro de Israel. Jesus mudaria isso a partir de agora.
A Visão era para Pedro se preparar para as mudanças que viriam. o Evangelho de Jesus era para todos os povos. Al'ém das fronteiras, dos muros e dos costumes, alé da dieta e além da Lei de Moisés, que já foicumprida. Agora era hora de vivenciar isso.
É claro que não foi assim tão simples, nem tão fácil. Por isso este texto nos ensina a viver em tempos de Mudanças.
1 - Tudo começou com uma oração.
1 - Tudo começou com uma oração.
Na realidade 2 orações: uma de Cornélio e outra de Pedro.
Cornélio era conhecido pelas boas obras e por suas oração. Não era judeu, Soldado romano, era de uma brutalidade conhecida, uma inteligência aguçada, mas este era homem de família. Observe que mesmod entor de uma cultura idólatra e pecaminosa, se destacava por seus princípios. Ainda sabia muito pouco, maso piouco que sabia o levava a ser bom e orar. E orou. e Naquele momento teve uma visão.
Pedro também orarva. Já era costume, era necessidade. Não como os religiosos judeus faziam de tirar horas específicas para repetir orações, mas um diálogo com Deus, um momento a sós e umomento de paz. Era refrigério, mas também orientação. E Foi isso que aconteceu.
Note o Livro de Atos é um livro de açoes e de orações.
Eu sei quemuitos querem experimentar algo assim com Deus, mas para que isso aocntecesse foi preciso tempo de oração, vida de oraçào e vida com Deus.
2 - Devemos seguir as orientações de Deus
2 - Devemos seguir as orientações de Deus
O homem tem a tendência de querer fazer do seu jeito. Do seu gosto. Da sua percepção. Deixando Deus de lado como um mero opinador. Quantas oportunidades foram perdidas porque deixamos de ouvir Jesus.
As melhores e mais fundamentais mudanças são aquelas feitas debaixo da orientação de Deus. E aqui está toda a diferença.
Deus mostrou a Pedro, aos Apóstolos e à Igreja um novo rumo, uma nova perspectiva e direção. A Mensagem de Salvação era para todos os povos. E esta direçào vinha desde Jesus Cristo, mas ainda não havia sido compreendida, mas agora seria, pois há mudanças que devem ser feitas e Deus as faz.
Mudar por mudar é bobagem. Há uma febre de "mudacionismo", da necessidad ede mudar por mudar e mudar de novo.
Deus quando nos mostra o que mudar Ele:
Mostra onde estamos -a realidade (verdadeira e real), sem maquiagem.
Mostra a Sua Vontade, o que deseja - Deus sempre aponta a direçào, seja no proceder ou no lugar.
Mostra o Caminho a percorrer - Deus dá a missão, mas dá a direção.
Avisa dos Desafios (intempéries) - ninguém idsse que seria fácil.
Aguarda a nossa resposta (mas não por muito tempo)
Vai junto.
Perceba que Pedro resistiu à mudança, Cornélio não. Pedro retrucou, Cornélio obedeceu. Mas foi preciso que se encontrassem para que os 2 e todos nós percebessemos a grande do Amor de Deus e tudo que estava por vir.
3 - Somos Agentes da Mudança
3 - Somos Agentes da Mudança
Quando nós mudamos por nós mesmos tende a dar muito trabalho. Quando permitimos que Deus mude, e quando sosos agentes de Deus para esta mudança, aí sim ganha significado.
Esta foi a uma das conversões mais importantes do Livro de Atos, junto com Apulo, no capítulo anterior.
Um pouco mais sobre Cornélio: ele era um Centurião romano, e comandava cerca de 100 homens, era um líder militar, vivia na cidade de Cesaréia, uma referência para o Império romano. Era piedoso e ajudava muitas pessoas. Era temente a Deus, e orava continuamente. Disseram dele: "era conhecido na terra e no Céu". Não se deixou influenciar pela cultura, mas escolheu servir a Deus, mas estava longe de um profundo conhecimento do Senhor. Até aquele momento. Cornélio estava sempre em prontidão, como militar e agora como cristão.
Aqui Cornélio de um lado e Pedro de outros foram estes agentes da mudança proposta por Deus para salvaçào de muitos.
4 - Mudança que rompe Barreiras
4 - Mudança que rompe Barreiras
Em ATOS 1.8 Jesus os enviou ao mundo. Tudo começou em Jerusalém, mas foi precisoir às cidades vizinhas, depois a Samaria, depois a Corne'lio em Cesareia, depois a Antioquia e depois ao mundo.
Uma das tarefas da Igreja é romper barreiras, vencer preconceitos, derrubar muros que separam e ir al'me de fronteiras que impedem que o Amor de Deus chegue nas pessoas.
Sempre que a Igreja se reune debaixo da providência divina, barreiras são rompidas.
Antes deste encontro com Cornélio, o Livro de Atos relata 2 milagres, mas agora o maior milagre aocntece, quando um pecador se arrepende e há conversão e salvação.
Observe ainda algumas coisas:
O anjo fala a Cornélio, mas é Pedro que Evnageliza. A evnagelizaçào ;e tarefa da Igreja.
A mudança na mente e no posicionamento da Igreja foi significativa e mudaria o rumo da Igreja e chegaria até nós.
O Evangelho foi muito além de que os discípulos podiam imaginar.
Aqui a História da Igreja toma outra direção que definiria a vida da Igreja.
Para terminar...
Para terminar...
Graças a Deus por estes direcionamentos e por mestes momentos que Deus concede em nossas vidas de mudar, segundo a orientação divina.
E sabemos, que em tempos de mudanças a verdadeira vem do Senhor.