A verdadeira Cura Marcos 2.1-12
Sermon • Submitted
0 ratings
· 40 viewsNotes
Transcript
A VERDADEIRA CURA
1 Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. 2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. 3 Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. 4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. 5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.
1. O Nosso Maior problema é o pecado
1. O Nosso Maior problema é o pecado
As pessoas vinham até Jesus em grande quantidade. CREIO QUE TODOS BUSCANDO RESPOSTAS
VEMOS JESUS COMO UM FAZEDOR DE MILAGRES
Qual seu maior problema? E porque você está buscando Jesus hoje?
O principal problema na vida de alguém nunca é seu sofrimento, mas sim seu pecado.
Você se sente ofendido com essa afirmação? Afinal, hoje é ofensivo falar de pecado.
Pecado não está se referindo apenas a coisas más que fazemos. Não é só mentir, cobiçar ou qualquer outra coisa do Gênero.
Pecado é Ignorar a Deus no mundo que ele Criou. É rebelar-se contra ele.
“Decidirei exatamente como Devo viver minha vida”
Jesus diz que esse é nosso principal problema.
Jesus está dizendo: A vir até mim e pedir apenas para ser curado, você não está indo tão fundo, na verdade nem sabe pelo que está pedindo.
Todo paralítico, deseja com todo o seu ser voltar a andar.
“Se eu pudesse voltar andar, estaria feito na vida. Nunca mais seria infeliz, nunca mais reclamaria de Nada. Se pudesse andar, todo o resto ficaria bem.”
Mas Jesus diz: Você está enganado meu filho, seu eu curar seu corpo você achará que nunca mais será infeliz, mas espero mais uns meses até que a euforia acabe”.
OS DESCONTENTAMENTOS DO CORAÇÂO HUMANO SÃO PROFUNDOS.
Em romanos 1:24 descobrimos que a pior coisa que pode acontecer com a gente é Deus nos entregar aos nossos maiores desejos.
Longe de Deus nosso descontentamento é infinito!
Então, quando você pensa que a amizade, a riqueza, a família ou o poder eram o seu destino final, você fica lá por um tempo e o lugar começa a perder a graça. O que antes lhe despertava fascínio – mesmo que, por certo tempo, parecesse ser sua razão de viver – não "serve mais" para você. Você demorará para admitir isso para si mesmo. Afinal, você enviou todos os anúncios comemorativos sobre sua nova casa existencial. Você contou a todos que chegou; você acreditou em si mesmo. Porém, em algum momento, finalmente será honesto consigo no que se refere à decepção, e essa decepção acabará se tornando desprezo, e você mal poderá esperar para escapar. Felizmente, assim que você começa a olhar à sua volta, vê a promessa de um novo destino na estrada.
“Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento.” Eclesiastes 2:17
Pouco a pouco, vamos descobrindo que tudo o que imaginávamos que podia nos satisfazer não pode.
“Criaturas não nascem com desejos a menos que exista satisfação para esses desejos. Um bebê sente fome: bem, existe uma coisa chamada comida. Um patinho que nadar: bem, existe uma coisa chamada água. Os homens sentem desejos sexuais: bem, existe uma coisa chamada sexo. Se encontro em mim mesmo um desejo que nenhuma experiência deste mundo é capaz de satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para outro mundo.” C. S. Lewis
2.JESUS DESEJA IR MAIS A FUNDO
Estamos buscando construir nossa identidade em cima de qualquer outra coisa que não é Jesus.
Vivemos dizendo: “Se conseguisse isso, realizaria meu grande sonho, e, então, tudo o mais ficaria bem”
Transformamos nossos desejos em nossos Salvadores.
E se não realizamos ficamos com raiva, vazios, infelizes.
Estamos buscando Jesus apenas para realizar nossos sonhos, e Jesus nos diz: Você precisa ir mais fundo do que isso.
Jesus deseja mostrar qual o real problema do nosso coração, que não podemos mais buscar nossa salvação através de nossos maiores desejos.
Eustáquio se transforma em um dragão, e por três vezes tenta remover sua pele. Mas Aslan diz: Vai ter que me deixar ir mais fundo:
“Tive medo de suas garras, confesso a você, mas eu estava beira do desespero... O primeiro rasgo que ele fez foi tão profundo que pensei que houvesse me atingindo direto no coração. Quando ele começou a arrancar aquela pele, doeu mais do que qualquer outra coisa que já senti... Bem, ele arrancou por completo aquela pele animalesca como eu pensava ter feito eu mesmo naquelas três vezes, com a diferença de que não havia doído antes - e lá estava ela sobre a grama: só que esta, em relação às outras peles, parecia bem mais grossa, escura e cheio de calombos... Então ele me segurou... E me jogou na água. Ardeu mais do que tudo, mas só por um instante... então percebi que eu havia voltado a ser um menino.”
Assim como o Paralítico e Eustáquio, pensamos que apenas com uma ajuda de Deus, podemos salvar a nós mesmos.
DEVEMOS PERMITIR QUE JESUS VÁ MAIS FUNDO COM SUAS GARRAS ATÉ NOSSO CORAÇÃO PARA MUDAR A ESENCIA DO QUE REALMENTE DESEJAMOS.
O problema não está no paralitico andar, em Eustáquio ser reconhecido. Mas em coloca-los como nosso salvador. Somente jesus pode nos salvar.
2. CURA É UMA PESSOA, DEUS ENTRE NÓS.
2. CURA É UMA PESSOA, DEUS ENTRE NÓS.
5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. 6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: 7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” 8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? 9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? 10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”
Quando Jesus diz “Seus pecados estão perdoados ele faz algo totalmente inesperado.
Somente Deus pode perdoar pecados.
Imagine que O Guilherme dê um soco na cara do Bitten e eu me aproxime do Gui e diga: calma eu te perdoo. O Bitten pode ficar indignado com isso. Só o ofendido pode perdoar.
Jesus alega ser o Deus Todo poderoso.
Jesus não estava apenas fazendo milagres, mas naquele momento ele afirmar ser o dono de todo o universo!
“Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: “Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus.” Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. […] Agora, parece-me óbvio que Ele não era nem um lunático nem um demônio, consequentemente, por mais estranho, assustador e inacreditável que possa parecer, tenho que aceitar a ideia de que Ele era e é Deus.” (Cristianismo Puro e Simples)
O Evangelho não se trata de um bom conselho de como viver, mas da BOA notícia de Que Deus se encarnou em nosso favor e assumiu nossa dívida de pecado.
Quando Jesus o cura ele está dizendo, eu não sou um mero fazedor de milagres, eu sou o senhor do universo que vim pagar por sua dívida. Somente o salvador do mundo pode dizer ao ser humano seus pecados estão perdoados.
A sombra da Cruz já está sobre Jesus neste momento.
Não há dúvidas de que Jesus tem poder para dar a você tudo o que você está pedindo, o que você tanta busca.
Mas jesus sabe que isso não suficientemente profundo.
Precisamos de alguém que conheça nossos reais desejos, que seja capaz de ir mais profundo, de alguém que possa usar as suas guarras de forma precisa para recalibrar nosso coração. Rasgar em pedaços nosso egocentrismo e o pecado que nos escraviza e distorce até mesmo os nossos mais belos sonhos.
Precisamos ser perdoados, esse é o único modo de acabar com nossos descontentamentos.
Para isso, necessitamos mais do que um Fazedor de Milagres, Precisamos de um salvador.
Descobrimos um anseio mais verdadeiro que estava oculto: Ele mesmo.
HOJE JESUS DESEJA RASGAR O SEU CORAÇÃO PARA MOSTRAR QUE NOSSO MAIOR DESEJO É POR ELE MESMO.