Esteja disposto a sofrer pelo evangelho
Notes
Transcript
Esteja disposto a sofrer pelo evangelho
Introdução: Nem todos estão dispostos a sofrer pelo evangelho, nem todos estão dispostos a abrir mão do seu querer para viver e sofrer pelo evangelho. O evangelho pregado nos dias de hoje é um evangelho alegria, bens, é um evangelho que entraves dele você pode tudo, você conquista tudo, é só aceitar a Jesus que sua vida vai mudar “riquezas, status vitorias”, Paulo diz em 2Co.11.16-33 sobre seu sofrimento.
O evangelho estava se expandindo. (Cap.1. O poder vem). Cap.3-5 Jerusalém. (Cap.6-7 Judeia), (Cap.8 Samaria), (Cap.9-28 Confins da terra). Segunda jornada missionária de Paulo com Silas 15-36, 18.3 Esse evento aconteceu na cidade de filípos a primeira igreja da Macedônia.
Ideia exegética. Paulo e Silas sofreram danos por levarem a verdade de Cristo
Ideia homilética. A Devemos levar a verdade de cristo mesmo que custe a nossa vida.
1.Iremo sofrer por sermos diferentes do mundo.V.19-21
Ser diferente do mundo é não concordar com esse sistema social que influência a uma sociedade egoísta, mentirosa e dominada pelo inimigo, ser diferente do mundo é viver segundo os ensinos de Jesus ao seus discípulos e deixados para nós em sua Palavra, ser diferente do mundo é se alegrar com as coisas do reino e não do mundo. Em Jo.5.19 diz. “Sabemos que somos de Deus e que o mundo já és do maligno.
a) Tira esperança de lucro do mundo “Salvar vidas”. V19
Dando-se conta de que acabara sua renda provinda das adivinhações da moça, seus donos expressaram sua raiva contra Paulo e Silas. Irados, eles agarram os missionários e os arrastam para a praça do mercado a fim de colocá-los diante dos governantes da cidade.
Iremos sofrer nesse mundo, por tirarmos o lucros do mundo, ou seja, ganhando vidas para Jesus, quando um ímpio é salvo o mundo estar perdendo sua fonte de lucro, pois para o mundo nós somos isso lucro e descartáveis, quando não tivermos mais para dar ele nos destrói.
Precisamos entender que cada momento em que vidas se rendem ao Senhor o mundo estará perdendo e o reino de Deus ganhando.
b) Iremos sofrer por sermos cristãos “Judeus”. V.20
Nesse momento os acusadores levam Paulo e Silas aos chefes magistrados, o interessante é que eles não falam do ocorrido, eles não falam o motivo que levou eles prenderem Paulo e Silas que foi sobre a jovem que viviam para dar a eles lucros, mas falam da cidadania deles “JUDEUS”. Havia uma forte acordo em que os judeus não poderiam convencer e nem converter os romanos ao judaísmos.
Nós seremos odiados pelo mundo só pelo fato de sermos cristãos, nao mundo sempre vai quere fazer acordo conosco, assim como os romanos queriam viver no dominando os judeus, assim é o mundo, sempre vai querer dominar sobre nós, e nos querer fazer abrir mão da nossa identidade de servos do Senhor.
Iremos sofrer porque fazermos o bem. V.19
Os romanos não estavam preocupados com a jovem que foi liberta, mas com seus lucros que não teriam mais.
Jesus foi várias vezes perseguido por fazer milagres e prodígios, ao ponto de levarem ele a morte. Não pense que o mundo irá te amar por você fazer milagres ou maravilharas, muito pelo contrário, quanto mais somos usados no reino de Deus, mais perseguidos seremos.
c) Iremos sofrer por não praticarmos seus costumes.V.-21
Os romanos contra os dos judeus: “[estes judeus] estão proclamando costumes que nós, como romanos, não podemos aceitar nem praticar”. Não dizem nada a respeito da proclamação do evangelho e nem mesmo mencionam a palavra religião, antes chamam a atenção para os costumes romanos. Na sociedade antiga, os costumes não eram jamais separados da religião, e, no contexto, o termo costumes são sinônimo de religião, significando “as leis da terra”.
O mundo sempre tentará nos influenciar a viver seus costumes e não o nosso como cristãos, infelizmente alguns cristãos estão se dobrando a muitos costumes mundanos e querendo adapta-lo ao cristianismo. Por
exemplo. Gírias mundanas, músicas que trazem mais sensualidade, roupas usos e costumes trocados. Uso de joias e pinturas 1Pe.3.3.
Que sejamos verdadeiros servos do Senhor disposto a sofrer, mas não se dobrar a esse mundo corrupto.
2. Iremos sofrer injustamente. V.22-24
Paulo e Silas eram cidadãos romanos, e os romanos não poderiam agir dessa forma com romanos, era uma falta gravíssima contra a lei romana.
d) Muitos serão influenciados contra nós. “Multidão” V.22
“A multidão se juntou ao ataque.” As pessoas ouvem os acusadores de Paulo e Silas. Então elas também erguem suas vozes para atacar os missionários. Somente os gritos e insultos da turba são ouvidos; as vozes dos missionários são abafadas. Influenciados pela emotividade da multidão, os magistrados passam por cima dos procedimentos legais.
e) Muitos tentarão nos envergonhar. “Rasgar vestes”. V.22
Os magistrados deu ordem para que eles fossem despidos diante do povo trazendo vergonha para eles.
Muitos tentarão nos envergonhar diante dos homens, Isso é para desencorajar os seus seguidores, para que eles desistam de comunicar a verdade do evangelho, não podemos ter vergonha do evangelho. Rm.1.16
f) Muitos tentarão nos impedir de falar do evangelho. V.23-24
Os romanos queriam impedir Paulo e Silas de pregarem o evangelho de Cristo.
Podemos até estar presos, mas a Palavra não estará presa. 2Tm.2.9
g) Muitos tentarão nos aprisionar espiritualmente. 23-24
. “O carcereiro lançou Paulo e Silas no cárcere interno.” Na parte externa da cadeia, os presos tinham liberdade de caminhar e encontrar amigos e
parentes, mas a parte interna era escura e feita para manter os presos submetidos a confinamento rígido
Paulo e Silas não se abalaram, tinham todos os motivos para um colapso spiritual, uma depressão ou algo que os levasse ao descontrole, mas o seu Deus estava com eles. Esse tbm eu nosso Deus muitos tentarão nos aprisionar com palavras, atitudes que venha nos abalar, mas o nosso Deus é fiel para conosco.
3. Mesmo sofrendo o Senhor agirá em nosso favor. V.25-26
Em vez de lamentar sua condição deplorável de dor, perda de sangue, fome e sede, os missionários se voltam para Deus. Primeiro em oração e depois em cânticos, eles louvam o nome do Senhor.
h) Não pare de orar e adorar.V.25
Paulo e Silas quando oravam e cantavam, estavam fortalecendo a eles mesmos.
Devemos adorar ao nosso Deus, para nos fortalecer mais e mais e estarmos cada vez mais preparados para anunciar o seu evangelho
i) Não ore para Deus te livrar DO, mas NO problema.V.25
Paulo e Silas não orou para Deus livrar eles da prisão, eles oraram para que o Senhor trouxesse paz aos seus corações.
O desespero, o medo as lutas nos leva a pedir a Deus para nos livrar dessas lutas, mas devemos pedir a Deus para nos livrar dentro do problema, ou seja, não fugir, mas enfrenta-los.
j) Sua confiança encoraja outros presos. V.25
Quando Paulo e Silas orava e cantava outros presos ouviam
Quando oramos e cantamos ao nosso Deus demostramos confiança e esperança nele. E essa nossa atitude motivará a outros que estão presos sejam encorajados a continuar a servir ao nosso Deus.
k) Não tenha medo do terremoto, Deus age.V.26
“Um violento terremoto.” Deus não envia um anjo, mas um terremoto para libertar os prisioneiros. Ele emprega meios sobrenaturais, comissionando um anjo para soltar os apóstolos.
Enquanto eles oravam e adoravam Deus enviou um terremoto para livrar-los dos prisioneiros. Deus muitas vezes envia algo que pode nos trazer medo um terremoto, não tenha medo por q é nesse momento que o nosso Deus ele age, naquilo que parece trazer destruição ele trará escape.
Conclusão: O sofrimento é uma das marcas do evangelho, o verdadeiro evangelho, liberta, transforma, mas também trazem suas marcas, como Paulo dizia “trago no corpo as marcas de Cristo. Gl.6.17”. Entenda que... sofrer pelo evangelho é viver como Cristo. Faça o que Paulo diz em At.20.24.