1 REIS 19.1-18
Sermon • Submitted
0 ratings
· 58 viewsNotes
Transcript
1 REIS 19.1-18
1 REIS 19.1-18
ICT - Elias foi ameaçado por Jezabel e fugiu em profunda tristeza, mas foi consolado pelo Senhor.
TESE - Os crentes perseguidos e afligidos pelos inimigos serão consolados pelo Senhor.
PROPÓSITO BÁSICO - PASTORAL/DEVOCIONAL
PROPÓSITO ESPECÍFICO - Consolar os crentes e convidá-los a assumir um compromisso maior com o Senhor.
INTRODUÇÃO
ELUCIDAÇÃO
Parecia que a vitória sobre os profetas de Baal havia feito Elias assumir uma nova posição em Israel. Parecia que agora a batalha contra a idolatria havia sido vencida, porém, o que percebemos é que a perseguição contra o profeta do Senhor havia sido intensificada. Quando Jezabel soube pela boca de Acabe que Elias matara os 450 profetas de Baal, ela se enfureceu de tal maneira, que jurou que os deuses poderiam fazer o que quisessem dela se até o dia seguinte, no mesmo horário, ela não tivesse matado a Elias do mesmo modo.
Começou mais um período de perseguição e fuga. Elias foi para outra região de Israel, para o sul, mais de 200 km de distância. Elias foi para uma região que não pudesse ser encontrado pelos servos de Acabe e Jezabel. Sua situação era tão angustiante que ele se deitou debaixo de um zimbro, uma árvore que nem tinha tanta sombra para se amparar. Ali se deitou e pediu a morte para si, por tão desesperadora que era sua situação.
TEMA - AFLITOS, PORÉM CONSOLADOS
1º OS CRENTES SÃO AFLIGIDOS PELOS INIMIGOS DO SENHOR. (1-4, 10, 14)
Explicação
A maior angústia do coração do profeta
2º OS AFLITOS RECEBEM O CUIDADO E O CONSOLO DO SENHOR. (5-7, 11-13, 15-18)
Explicação
2.1. O cuidado do Senhor
O versículo 5 nos mostra como, mesmo diante da perseguição e da angústia do profeta,o Senhor estava cuidado de sua vida. O anjo do senhor acordou Elias de seu sono deprimente e lhe ofereceu de um modo maravilhoso, pão e água. Havia pão fresquinho, assado em brasas e um botija com água que pudesse matar sua sede no deserto.
Por mais uma vez a cena se repete, depois de mais um tempo de sono Elias foi acordado uma segunda vez pelo anjo com comida para o profeta. Desta vez a comida parecia mais especial que uma refeição normal, visto que o versículo 8 diz que ele caminhou 40 dias e 40 noites apenas com a força daquela comida. Uma comida cheia de energia, talvez um prato de cuscuz com xarque ou alguma coisa semelhante.
O destaque aqui, é mais uma vez o cuidado do Senhor em meio à perseguição e à angústia da alma. Em todo momento Deus sustentou o seu servo de modo especial. Quando estava no deserto, Deus mandou que os corvos o alimentassem, quando foi para a terra de Sarepta, foi sustentado por uma viúva, agora o Senhor mandou um anjo para levar a provisão. Mesmo estando aflito até à morte, Deus não desamparou seu servo. O próprio Deus fortaleceu seu servo na jornada que ele tinha que desempenhar.
2.1. O Consolo do Senhor
APLICAÇÕES FINAIS
CONCLUSÃO
