Vendo para crer, ou crendo para ver?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

João 4.43-54

Nova Almeida Atualizada (Capítulo 4)
43 Passados dois dias, Jesus saiu dali e foi para a Galileia. 44 Porque o próprio Jesus testemunhou que um profeta não tem honra na sua própria terra. 45 Assim, quando chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que Jesus tinha feito em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido. 46 Jesus foi outra vez a Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi até ele e pediu-lhe que fosse curar o seu filho, que estava morrendo. 48 Então Jesus lhe disse:— Se vocês não virem sinais e prodígios, de modo nenhum crerão. 49 O oficial pediu mais uma vez:— Senhor, venha, antes que o meu filho morra!50 Jesus respondeu:— Vá, o seu filho vai viver.O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51 Quando já estava a caminho, os seus servos vieram ao encontro dele, anunciando-lhe que o seu filho estava vivo. 52 Então perguntou a que horas o seu filho havia se sentido melhor. Informaram:— Ontem, à uma hora da tarde a febre o deixou.53 Com isso, o pai reconheceu que aquela era precisamente a hora em que Jesus tinha dito a ele: “O seu filho vai viver.” E ele e toda a sua casa creram. 54 Este foi o segundo sinal que Jesus fez, depois de ir da Judeia para a Galileia.
Introdução: Em uma escala de um a dez, qual nota posso atribuir para a minha fé em Deus? Verdadeiramente tenho fé Nele?
1. A falsa fé - Vs. 43-45: 43 Passados dois dias, Jesus saiu dali e foi para a Galileia. 44 Porque o próprio Jesus testemunhou que um profeta não tem honra na sua própria terra. 45 Assim, quando chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que Jesus tinha feito em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.”
A falsa fé é oriunda das motivações erradas;
Só se busca a Deus de forma interesseira, e quando antes já testemunhou um milagre com os próprios olhos;
Infelizmente, muitos hoje tem buscado a Deus com essa motivação;
O que é o contrário do que Deus nos ensina em Sua Palavra de como o devemos buscar “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem..De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.”(Hb 11.1;6)
2. A procura do milagre - Vs. 46-47: “46 Jesus foi outra vez a Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi até ele e pediu-lhe que fosse curar o seu filho, que estava morrendo.”
A sua motivação é palpável, baseada naquilo que se pode ver e pegar;
Acha que é uma espécie de curandeiro;
Que busca a Deus só na hora do desespero.
3. O caminho da verdadeira fé - Vs. 48-50: 48 Então Jesus lhe disse:— Se vocês não virem sinais e prodígios, de modo nenhum crerão. 49 O oficial pediu mais uma vez:— Senhor, venha, antes que o meu filho morra!50 Jesus respondeu:— Vá, o seu filho vai viver.O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
Algumas vezes pensamos que Deus é duro conosco, mas na realidade Ele está nos tratando para que tenhamos uma verdadeira fé Nele.
4. A fé transformadora - Vs. 51-54:51 Quando já estava a caminho, os seus servos vieram ao encontro dele, anunciando-lhe que o seu filho estava vivo. 52 Então perguntou a que horas o seu filho havia se sentido melhor. Informaram:— Ontem, à uma hora da tarde a febre o deixou.53 Com isso, o pai reconheceu que aquela era precisamente a hora em que Jesus tinha dito a ele: “O seu filho vai viver.” E ele e toda a sua casa creram. 54 Este foi o segundo sinal que Jesus fez, depois de ir da Judeia para a Galileia.”
Há um milagre, mas não simplesmente porque o filho daquele homem é curado da sua enfermidade, mas porque de fato ele e todos os da sua casa creram em Jesus.
Aplicações:
Pessoas da Galileia conviveram trinta anos com Jesus, mas ainda não acreditavam Nele de verdade. Que não estejamos próximos Dele, ouvindo a Sua Palavra, mas sem crer Nele verdadeiramente.
A verdadeira fé em Deus nos obriga a confiarmos Nele mesmo que ainda não tenhamos visto o que Ele vai fazer, mesmo que esteja doendo.
A verdadeira fé em Deus confia Nele em todo o tempo, incondicionalmente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more