SEJAM VIGILANTES

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

SEJAM VIGILANTES

Referência: Mateus 24.45-51
ICT- Jesus ensinou seus discípulos a serem vigilantes pois ele voltaria para recompensar os fiéis e punir os infiéis.
TESE- O discípulo de Cristo deve ser vigilante pois o Senhor voltará para recompensar os fiéis e punir os infiéis.
PROPÓSITO BÁSICO- Doutrinário/Devocional/Evangelístico
PROPÓSITO ESPECÍFICO- Ensinar os crentes sobre a volta do Senhor e convidá-los a viver em obediência ao mestre. Além de persuadir os não crentes a se preparar para a volta de Cristo.
INTRODUÇÃO
Meu estágio, onde os pintores ou trabalhavam quando ninguém estava olhando, ou dormiam e assobiavam para alertar os outros.
ELUCIDAÇÃO
Jesus conta esta história para alertar seus discípulos.
Sermão profético. Começa no 24 e vai até o 25.
Várias parábolas.
Ele profere não para as multidões, mas para os discípulos.
TEMA: SEJAM VIGILANTES
PERGUNTA SERMONÁRIA: Porque devemos ser vigilantes?
1º PORQUE O SENHOR VOLTARÁ DE FORMA INESPERADA (Contexto imediato, v.50)
EXPLICAÇÃO DO TEXTO
1.1- A vinda será repentina
Neste texto, assim como em seu contexto, um dos ensinamentos principais é sobre a volta inesperada do Senhor Jesus. O versículo 42 do capítulo 24 diz que os discípulos deveriam estar vigilantes pois não sabiam o dia, nem a hora da vinda do Senhor. O Senhor ensina também que seus discípulos não deveriam especular quanto ao dia e a hora da sua vinda, pois não competia nem aos anjos, nem ao Filho, mas somente ao Pai. Neste mesmo texto ele diz a seus discípulos que viria como um ladrão na calada da noite, quando ninguém estava esperando. Por isso, quando eles menos cuidassem viria o Filho do Homem.
Neste trecho da Escritura o Senhor conta a parábola falando de um senhor, dono de propriedades que ausentou-se de sua casa e prometeu voltar. O dono então cumpre a sua promessa e volta de forma inesperada. E foi inesperada para todos. Inesperada para o servo bom, que não sabia da volta do seu senhor, mesmo que estivesse preparado, e foi inesperada para o servo mau, é isso que nos ensina o versículo 50 que diz que o senhor voltará no dia em que aquele servo não espera e na hora em que não sabe.
1.2- A vinda embora repentina não será sem avisos
Embora o Senhor tenha ensinado seus discípulos sobre sua vinda repentina, ele não disse que eles não teriam sinais de sua vinda. O capítulo 24 fala de vários sinais da vinda do Senhor, diz que haverão guerras e rumores de guerras, nação se levantará contra nação, haverá fomes e terremotos, surgirão muitos falsos cristos e falsos profetas, uma grande tribulação em todo o mundo e o Evangelho será pregado em todo o mundo. Esses são os sinais da vinda de Cristo.
1.3- A vinda será visível a todos os homens
O versículo 30 diz que o Filho do homem aparecerá e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho homem. A segunda vinda de Cristo não será como muitos pregam em nossos dias que o arrebatamento será secreto. Mas todo olho verá o Filho do homem sobre as nuvens com seus anjos em poder e grande glória.
Diante disso, o Senhor ensina seus discípulos que eles deveriam estar preparados para sua volta, pois isso aconteceria da maneira mais repentina possível. Jesus visa acima de tudo a preparação dos seus discípulos para sua volta.
Esse ensino não termina aqui, ele está presente no restante do discurso do Senhor Jesus. Ele conta mais duas parábolas, a das dez virgens, as quais cinco eram prudentes e cinco néscias que esperavam o noivo chegar para a festa de casamento. Demorando-se o noivo, escureceu, e elas precisavam de candeeiros para entrar na festa, mas as virgens loucas não se prepararam para a chegada do noivo e ficaram sem gás. Por causa disso, ficaram de fora da festa.
Ele conta também a parábola dos talentos, que fala de três servos que receberam uma quantidade de dinheiro de seu senhor, um recebeu cinco, outro dois e outro um talento. Então o senhor se ausentou e deixou seus discípulos administrando seus bens. Dois deles tiveram lucro para seu senhor e foram prudentes, mas um deles não foi sábio e não ganhou nenhum lucro. Então o dono dos bens voltou e os que se preveniram receberam uma recompensa por isso, mas o que não foi vigilante foi punido e tudo lhe foi tirado.
Isso nos prova mais uma vez que o Senhor Jesus estava ensinando seus discípulos a ser sábios e vigilantes quanto ao modo de se portar esperando sua volta para buscá-los.
ILUSTRAÇÃO
A vida é cheia de surpresas, surpresas boas e surpresas ruins. Uma surpresa boa por exemplo é aquela que recebemos no dia do nosso aniversário, quando pessoas queridas preparam uma festa para se alegrar conosco.
Surpresas ruins são aquelas que recebemos quando o nosso chefe chega com aviso de demissão, ou quando perdemos um ente querido de forma repentina e não tivemos a oportunidade de nos despedir.
Em todos esses casos experimentamos o que se chama de surpresa, sejam boas ou ruins, elas sempre vêm quando menos esperamos, ou não seriam surpresas.
APLICAÇÃO
Todos nós vivemos essas surpresas em nossas vidas, a diferença é a forma como agimos diante delas. Naturalmente, quando recebemos uma surpresa boa, nós nos alegramos, mas as ruins nos trazem angústia.
Irmãos, a volta do Senhor Jesus será uma surpresa para todos, nós não sabemos o dia, nem a hora. Mas a diferença está na forma como vamos reagir a essa volta.
Os salvos em Jesus Cristo vão se alegrar, pois esse é o dia da salvação, o dia em que o Senhor voltará para destruir todos os seus inimigos, para levar os seus para estar com ele, para reinar sobre o novo céu e a nova terra. Será alegria para os crentes que serão salvos de todas as angústias desse mundo perverso. Os que estiverem preparados para a volta do Senhor vão se alegrar com essa maravilhosa surpresa.
Mas para os que não se prepararam, será a pior surpresa que eles já receberam em suas vidas. O v.30 diz que os ímpios se lamentarão ao ver o Filho do homem vindo sobre as nuvens. Para esses a Bíblia diz que será o Grande e Terrível Dia do Senhor, pois ele vem para julgar os homens pelas suas obras más e condenar os que rejeitaram a ele.
Você, então, você está entre os que vão receber a boa surpresa ou a surpresa ruim quando o Senhor voltar?
Diante disso nós precisamos tomar algumas decisões, primeiro, em estar sempre alertas esperando pelo Senhor. Devemos viver em vigilância como se estivéssemos em uma guerra e buscássemos salvar a nossa vida a todo custo, atentos para não morrermos.
Devemos descansar no Senhor e não ficar especulando e tentando descobrir o dia ou a hora da sua volta como algumas igrejas ou seitas fazem, pois isso compete somente ao Pai e não a nós.
Devemos estar atentos aos sinais que o Senhor está mostrando. Quase todos os sinais já foram vistos. Temos terremotos, fome, guerras e rumores de guerras, falsos Cristos e falsos profetas, o Dia do Senhor está próximo, não despreze estes sinais.
Não creia no falso ensino que tem sido pregado, de que o Senhor virá em um arrebatamento secreto e as pessoas vão desaparecer deixando apenas seus pertences. Pois ele virá como poder e grande Glória e todo olho verá o Filho do Homem. Lembre do que disseram os anjos aos discípulos que estavam olhando para o céu quando Jesus estava sendo levado às alturas: "Varões Galileus, por que estais olbando para as alturas? Esse mesmo Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
2º PORQUE O SENHOR VOLTARÁ PARA RECOMPENSAR OS SERVOS FIÉIS (v. 45-47)
EXPLICAÇÃO DO TEXTO
2.1- O servo fiel obedeceu a ordem de seu senhor v.45-46
O texto nos diz que o dono da propriedade deixou sobre o servo prudente o cuidado e a supervisão de todos os outros trabalhadores. Ele deveria dar o pagamento do trabalho dos seus companheiros, seja em dinheiro, seja em alimento. Foi isso que o servo fiel fez, ao chegar o seu senhor de modo inesperado ele foi encontrado fazendo exatamente aquilo que seu mestre ordenou. Aquele servo era fiel ao seu Senhor, isso nos dá a ideia de obediência a ele. A outra palavra que ele usa é prudente, ele era sábio e cauteloso na administração dos recursos que o senhor lhe confiou. O texto nos diz que por isso ele foi considerado bem-aventurado. Ou seja, ele seria muito feliz pela sua conduta reta.
2.2- O servo fiel obedeceu por crer na volta de seu senhor v.46
Pelo que entendemos aqui e no restante da passagem, aquele servo obedeceu ao seu senhor e fez tudo o que ele mandou por causa de uma certeza: O senhor voltaria! O servo sabia que os bens não era seus, e que deveria prestar contas ao seu mestre por todo trabalho que ele colocou em suas mãos e os companheiros que o dono confiou a ele. Essa certeza do retorno de seu patrão deu ao servo o senso de responsabilidade e fidelidade.
2.3- O servo fiel foi recompensado pelo seu senhor v. 47
Ao retornar, o senhor se agradou do trabalho do servo fiel, por isso lhe recompensou. Ele não ficaria mais, apenas, sobre a supervisão de seus companheiros, mas sobre todos os bens do seu patrão. Essa era a recompensa por seu trabalho fiel. A promessa da recompensa não é feita somente aqui, Jesus, em muitas parábolas que contou, falou de um senhor recompensando seu servos. Por exemplo: Na parábola dos talentos, Jesus conta que o servo fiel que trabalhou bem, receberia muitas vezes mais e participaria da alegria de seu senhor. Em outra, conta que os servos fiéis dominariam sobre muitas cidades por causa da sua obediência. Em outra, ele diz: Servo bol e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. O Senhor sempre promete bênçãos para seus servos fiéis.
Jesus quis fazer um ensinamento aqui a seus discípulos, eles deveriam olhar para o exemplo do servo fiel e ser iguais a ele. Jesus ensina que seus discípulos deveriam ser obedientes aos seus mandamentos e deveriam fazer bem a tarefa que ele deu para que eles fizessem, de pregar o Evangelho e ser luz para o mundo. Como eles poderiam obedecer? Eles deveriam lembrar da promessa que Jesus fez de que voltaria e isso deveria incentivá-los a obedecer o Mestre. Esse ensinamento vem com a promessa de que se na volta do Senhor eles fossem encontrados fiéis, então seriam muito bem recompensados e iriam receber a alegria eterna de seu Senhor.
ILUSTRAÇÃO
Qual a recompensa justa que um pai de família que acorda às cinco da manhã para trabalhar, volta para casa as sete da noite, depois de trabalhar com todo compromisso, enfrentar o trânsito stressante de uma cidade grande deve receber?
Nada mais justo do que um salário digno.
Ora, o Senhor é um justo Senhor, ao final de todo o nosso trabalho, nenhum de seus servos deixará de ser muito bem recompensado. Porque a Palavra diz: Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. 1Co 15.58
APLICAÇÃO
O Senhor recompensará todos nós seus servos pelo nosso trabalho no seu Reino. Mas irmãos, para que sejamos recompensados, precisamos ser como o servo fiel. Prudentes e obedientes!
Primeiro, recebemos do Senhor Jesus a tarefa de servos seus embaixadores na terra, de sermos seus representantes. Por isso devemos ser fiéis ao nosso Senhor vivendo uma vida de obediência aos seus mandamentos, buscando viver uma vida santa e reta diante de Deus.
Devemos ser fieis ao Senhor na tarefa de levar seu Reino, pregando o Evangelho. Deus deu para você essa responsabilidade e você deve ser sábio e prudente para cumprir a tarefa que ele te deu. Pois ele vai pedir contas se você não fez essa tarefa como ele ordenou.
Deus colocou dons em suas mãos para que você sirva em seu Reino. E é sua tarefa descobrir esses dons e administrar com prudência como um servo fiel. O Senhor pedirá contas até da administração dos seus dons.
Como, então, você pode pode ser fiel e administrar bem os dons que o Senhor colocou em suas mãos?
O texto nos mostra que devemos sempre olhar e lembrar da volta do Senhor. Uma das grandes motivações deste texto é essa. Cuide bem daquilo que o Senhor confiou em suas mãos, porque em breve o Senhor virá. Se você tiver em sua mente sempre este sentimento, você buscará servir ao Senhor com toda obediência. Não esqueça em nenhum momento que não é pelos homens que você será julgado, mas perante o tribunal de Cristo.
Diante disse irmão, seja fiel ao Senhor porque ricas são as bênçãos que ele promete aos seus. Na volta do Senhor, nenhum dos servos obedientes ficará de fora das bênçãos que ele prometeu. Aos obedientes ele dirá: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mateus 25.34
E promete mais: "Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa de da glória". 1 Pedro 5.4
Deus promete que nós, seus servos fiéis, estaremos com ele, e reinaremos assentados com o Senhor em tronos celestiais. Essa é a promessa feita aos servoszinhos fiéis do Senhor.
3º PORQUE O SENHOR VOLTARÁ PARA PUNIR OS SERVOS INFIÉIS (V. 48-51)
EXPLICAÇÃO DO TEXTO
3.1- O servo mau fez contrário a vontade do seu Senhor (v.48-49)
Diferente do servo bom, que foi fiel ao seu Senhor, obedeceu a ele e administrou bem os recursos do senhor. O servo mau faz o contrário. Primeiro ele é desobediente e mau, porque ele deveria cuidar dos seus companheiros, pagar a eles seu salário e alimentá-los, mas não é isso que ele faz. Ele passa a espancar seus companheiros. Isso mostra um coração cruel e perverso.
Ele deveria administrar bem os recursos, fazer bem os pagamentos e cuidar do que o senhor o confiou, mas ele gasta o dinheiro de seu senhor comendo e bebendo com beberões, ele faz banquetes para se alegrar com malandros.
Essa atitude mostra o coração de um homem totalmente alheio à vontade de seu senhor.
3.2- O servo mau desobedece por negligenciar a volta do seu Senhor (v.48b)
Por que aquele servo agiu dessa maneira? O final do versículo 48 diz que ele fala consigo mesmo e diz: Meu senhor demora-se. Ele não vem mais, eu posso agir como quero porque não terei de prestar contas a ele.
O servo mau tem uma ilusão em seu coração. Ele esquece a promessa do seu senhor de que voltaria e age por negligenciar essa promessa.
3.3- O servo mau foi punido pelo seu Senhor (v.50-51)
Mas o senhor daquele servo cumpre a promessa e retorna quando o servo menos espera. E ele não fica impune, mas seu senhor sendo um homem justo condena aquele servo lançando-lhe a sorte com os perversos. O versículo 51 diz que ali haverá choro e ranger de dentes.
Essa é uma referência à condenação que era dada aos escravos desobedientes. Eles eram condenados a uma morte muito dolorosa, na qual ele eram partidos ao meio. Essa é a condenação dos impios, daqueles que não conhecem a Deus. O futuro deles é a morte. Sempre que se fala de ranger de dentes e choro, se faz referência ao inferno, a condenação eterna. Ou seja, o futuro do servo mau, que desobedece a seu senhor e adminstra mau seus bens é a condenação eterna.
Jesus quis ensinar a seus discípulos que eles não poderiam viver como o servo mau. Eles não poderiam ser maus administradores daquilo que o Senhor colocou em suas mãos, eles não poderiam esquecer jamais que um dia ele voltaria e puniria aqueles que fossem encontrados em desobediência.
ILUSTRAÇÃO
Assim também é no meio secular. Os patrões querem produtividade de seus funcionários. Por exemplo, se um funcionário atrasar quinze minutos sem bater o ponto, ele pode levar uma falta pelo seu trabalho. Se ele faltar três dias seguidos sem justificativa, ele pode ser demitido. Em uma crise enconômica como a que estamos enfrentando em nosso país, qualquer deslize de um funcionário pode custar seu emprego. E as empresas estão apenas esperando esse deslize para demitir milhares de trabalhadores.
APLICAÇÃO
Meus irmãos, o Senhor é justo. Os maus funcionários do seu Reino não farão seus desmandos e ficarão impunes. O Senhor será justo em punir os servos negligentes que fazem mau o trabalho do Senhor.
Portanto, não podemos ser negligentes para com o serviço do Senhor. Não podemos deixar de fazer aquilo que ele nos manda fazer, não podemos ser maus ou cruéis com aqueles irmãos que servem ao Senhor conosco.
Não podemos ser como aqueles que vivem uma vida como se o Senhor não fosse voltar jamais. Como o servo negligente que disse: meu senhor tarda em vir.
Pois muitos pessoas tem vivido assim. Elas usam o mesmo argumento do servo mau. Elas dizem: "Jes0us prometeu que voltaria há dois mil anos e até agora não veio. Isso é uma mentira que os cristãos inventaram".
Esse é o argumento de muitas pessoas.
A Bíblia nos diz que nos últimos dias muitos vão zombar dos crentes dizendo: "Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação".
E muitos crentes tem vivido uma vida baseada neste argumento, mesmo que não façam isso conscientemente. Com as suas atitudes eles negam que irão comparecer diante do tribunal de Cristo.
Mas irmãos, o Senhor Jesus disse que os céus e a terra passarão, mas as suas palavras não passarão. Se ele prometeu que viria, então, logo em breve ele cumprirá essa promessa. Ele voltará, e ai daqueles que não estiverem preparados.
A condenação dos servos negligentes será a condenação eterna. E como eu disse lá no início, Jesus não está falando essa parábola para os impios, os que estão fora da igreja. Ele está falando isso para seus discípulos. Ele está alertando seus servos dizendo: o lugar do servo mau é com os hipócritas, com os perversos na condenação eterna.
Por isso muitos vão chegar diante dele dizendo: Senhor, não profetizamos em teu nome,em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? E ele lhes dirá: apartai-vos de mim os que praticais a iniquidade.
O lugar daqueles que ouviram sobre a volta do Senhor e foram negligentes é a condenação eterna. No lago de fogo e enxofre, preparado para o diabo e seus anjos.
APLICAÇÕES FINAIS
Devemos ser vigilantes, pois a vinda do Senhor está próxima e virá quando menos esperamos. Por isso precisamos entender algumas lições:
1° Você tem sido um servo fiel ao seu Senhor? Se sim, permaneça atento e vigilante para que não entre em tentação. Permaneça diante do Senhor em dependência e oração, porque você não pode ser fiel pelas próprias forças. Ele te faz fiel!
2° Você olha para dentro de você mesmo e percebe que tem sido um servo negligente. Esse é o momento de se arrepender e se voltar para o Senhor.
3°Você que ainda não assumiu um compromisso com o Senhor Jesus e tem vivido como se ele não fosse voltar. Entenda que hoje e o dia de assumir um compromisso com ele, pois precisa estar preparado.
CONCLUSÃO
Lembre da história que contei sobre os pintores, como você será encontrado pelo Senhor?
"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros, é que cada um deles seja encontrado fiel".
Related Media
See more
Related Sermons
See more