ATITUDES TRANSFORMADORAS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

ATITUDES TRANSFORMADORAS

Naamã era o comandante do exército da Síria. Ele era respeitado pelo rei, era um soldado valente. Porém, na sua vida apesar do sucesso e do prestígio que seu cargo lhe concedia na sua vida tinha esse porém: Ele era leproso. Em Israel, não seria possível um leproso ocupar uma posição de destaque (Lv 13:45-46).

Israel e Arã (também conhecida como Síria) eram ligados etnicamente. Abraão era descendente dos arameus, proveniente da área de Harã, ao sul da Turquia. Jacó, seu tio Labão e seu avô Betuel foram chamados "arameus". Os arameus eram povos estabelecidos na Mesopotâmia e na Síria. O maior legado dos arameus foi seu idioma, o aramaico, o mais falado na alta Mesopotâmia e na Síria durante a primeira parte do milênio a.C. No longo histórico de tensões entre Israel e a Síria, os enfrentamentos no campo de batalha e os ataques ocorriam com frequência na fronteira entre as duas nações, particularmente contra a cidade-Estado de Damasco, chamada Harã na Bíblia, mas ocasionalmente firmavam alianças e acordos comerciais entre si (1 Rs 20:34).
A história de Naamã é fantástica, pois representa a vida de tantas pessoas que atingiram um prestígio social, um sucesso profissional uma posição proeminente na sociedade, pessoas singulares, especiais, honradas, mas na sua vida tem um porém.
E de forma inusitada, quando lá no fundo temos uma área que contém um porém, Deus planeja usar isso para se revelar a nós.
Nossas enfermidades nso fazem adquirirmos hábitos peculiares. Imagino na situação de Naamã que ele procurou diversos especialistas. Fez promessas para seus deuses pagãos, tentou procurar solução e remédio para curar sua doença de pele, também conhecida como hanseníase, mas ao invés de encontrar solução mediante seus recursos, o problema só se agravara. A esposa de Naamã tinha uma moça israelita que a servia como escrava. Esta moça havia sido feito prisioneira numa das incursões dos sírios. E essa menina é um exemplo de alguém que serve ao seus patrões como quem serve ao Senhor. Ela poderia, diante do sofrimento do seu patrão, pensar que isso era um castigo de Deus pelo que eles haviam feito ao seu povo, mas o versículo 1 diz que as vitórias que a Síria obteve por meio de Naamã era devido ao Senhor. Então essa menina ela serve fazendo muito mais do que ela era convidada a fazer.
Os problemas dos outros podem provocar três reações em nós: Indiferença, pena ou empatia. Meu problema com a unha encravada. Deixa eu contar um porém para você. Eu tenho há uns dois anos lutado com um problema de unha encravada. Isso me remete a muitos problemas que enfrento no meu ministério. Posso as vezes vendo que há necessidade de ir mais fundo num discipulado e exposição da palavra da verdade com a pessoa, ficar só no superficial e deixar que daqui quinze dias ela não esteja aguentando de dor, ou posso falar toda a verdade sobre a realidade espiritual daquela pessoa. Mas esse meu porém faz com que eu procure várias pessoas, vários tratamentos, pois pode parecer algo insignificante o meu porém a você, mas para mim eu não aguento mais. É muito ruim e repetitivo a dor que tenho que passar. Será que a pessoas se sentindo como eu aqui. Você já está ouvindo qualquer pessoa que lhe de uma luz, uma indicação, um possível tratamento. Será que há meninas aqui que podem ajudar os outros necessitados com compaixão quando os verem sofrendo por aí.
Ela serve para um propósito eterno de glorificar o Deus de Israel, apontando uma solução possível e extraordinária ao seu patrão, caso ele estivesse disposto a abrir mão do seu orgulho e dar ouvidos a uma menina escrava. Aí começa um tratamento de Deus no orgulho desse homem. Veja o v. 3
1) A ATITUDE DE SERVO EXEMPLAR
PRECISAMOS SERVIR AOS NOSSOS PATRÕES COMO ESSA MENINA. (O texto revela que não só a menina eram servos exemplares, mas também o próprio Naamã, pela alta estima que ele tinha com o rei quando este fez questão de enviá-lo com presentes valiosos mediante um acordo diplomático) Não teremos êxito na vida espiritual se nosso trabalho for feito de qualquer jeito. Mais do que cumprir acordos, o Senhor quer revelar a glória dele em nosso ambiente de trabalho. Pois nós sabemos que Deus cura, que há profetas ainda em Israel. Nós podemos apontar o caminho para nossos colegas de trabalho para que através dos poréns que eles tem encontrado em áreas das suas vidas Cristo os encontre e os preencha do vazio de uma vida sem propósito, sem salvação. O pecado daqueles que nos rodeiam devem nos incomodar como igreja mais do que ver a lepra consumindo o corpo de alguém sem que ela possa fazer algo para saná-lo.
Naamã revela ao rei, aquilo que a menina revelou a sua esposa. O rei decide fazer uma carta, embora reconhecendo a necessidade dele ter com o profeta, mas faz uma carta diplomática ao outro rei, solicitando que seu general fosse curado da lepra.
Ao receber e ler a carta, o rei de Israel rasgou as roupas e exclamou veja o v.7
2) A ATITUDE DE ALGUÉM COMO EU
NAAMÃ QUASE PÕEM TUDO A PERDER, AFINAL ELE ERA UM HOMEM IMPORTANTE E NÃO ESPERAVA SER TRATADO DESSE JEITO. QUANTAS VEZES NÓS NOS ORGULHAMOS POR AQUILO QUE SOMOS, PELOS CARGOS QUE OCUPAMOS, PELO CARRO QUE DIRIGIMOS, PELA ROUPA QUE USAMOS, PELA FAMÍLIA QUE TEMOS, PELOS RECURSOS, PELO EMPREGO, PELOS RESTAURANTES. AS VEZES ESTAMOS DE FIAT 147 E PODEMOS TER UM CORAÇÃO ALTIVO. COMO TAMVBÉM CONHEÇO PESSOAS QUE ANDAM DE PASSAT POINTER E SÃO SUPER HUMILDES E NÃO SE ACHAM.
POR QUÊ TANTAS VEZES PERDEMOS A BENÇÃO POR ACHAR QUE AS COISAS TEM DE SER DO NOSSO JEITO?
ESSA FASE DEVERIA ACONTECER ASSIM E ASSIM E NÃO ASSIM.
AÍ DEUS FALA, AH CARA, QUER SABER DE UMA COISA: VÁ TOMAR BANHO!!!! E NÃO É QUALQUER BAINHO NÃO, SÃO SETE BANHOS QUE VOCÊ PRECISA TOMAR! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO! VÁ TOMAR BANHO!
TALVEZ DEUS ESTEJA FALANDO PARA MUITOS DE NÓS ISSO. DESÇA DO SEU CAVALO, OFICIAL. DESÇA DO SEU CARRO, PEÇA LICENSA PARA SUA COMITIVA, NÃO, ELES NÃO PRECISAM. VOCÊ SOMENTE: MERGULHE, SE HUMILHE, MERGULHE, SE HUMILHE E DEPOIS: MERGULHE, DESÇA DE NOVO, SE HUMILHE.
OS SEUS EMPREGADOS FORAM FALAR COM ELE: SE O PROFETA MANDASSE O SENHOR FAZER UMA COISA DIFÍCIL, POR ACASO O SENHOR NÃO FARIA? POR QUE É QUE O SENHOR NÃO PODE IR SE LAVAR, COMO ELE DISSE, E FICAR CURADO? ENTÃO NAAMÃ DESCEU ATÉ O RIO JORDÃO, MERGULHOU SETE VEZES E FICOU COMPLETAMENTE CURADO. O QUE OS OFICIAIS ESTAVAM QUERENDO ATRAVÉS DO DESAFIO E DA ESTRATÉGIA PSICOLÓGICA QUE ELES USAM PARA COM ALGUÉM QUE ELES CONSIDERAVAM MUITO ERA: SEJA UM SERVO INÚTIL!
TALVEZ NAS SUAS INCURSÕES BÉLICAS QUANTA COISA VOCÊ JÁ FEZ DE FORMA DESTEMIDA, ARRISCANDO ATÉ A SUA PRÓPRIA VIDA PELA NOSSA NAÇÃO, PELOS SEU BATALHÃO, EM FAVOR DO REI!
FAZ AGORA PELO AMOR DE DEUS PARA QUE VOCÊ DESCUBRA ESSE AMOR QUE QUER ENCONTRAR VOCÊ. MAS NÃO PODE SER DO JEITO QUE VOCÊ QUER. PRECISA SER DO JEITO DELE.
3) A ATITUDE DO SERVO INÚTIL
FERIR NOSSO ORGULHO (NAAMÃ SE RENDE APÓS CONSELHO DA MENINA E DOS SEUS OFICIAIS)
Related Media
See more
Related Sermons
See more