Os passos de consolidação na fé
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
(Colossenses 2.6-7)
6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados(criar raízes) e edificados(ser construído) nele, firmados(firmemente fundamentados) na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Ideia central: Cristo é o alicerce da fé cristã
Proposição: A vida cristã está alicerçada com base nos ensinos apostólicos.
Introdução: A construção de uma casa poder passa por 3 fases. A primeira é fazer o fundamento, o alicerce da casa. O construtor cava o chão para colocar o alicerce da casa, bem fundamentada. A primeira parte é a mais importante de todas, se a casa não estiver bem fundamentada, bem alicerçada, ela pode ficar torta, a parede pode rachar e cair. “Por isso que o construtor faz o alicerce cavando bem pra poder fundamentar a casa”. E é da mesma forma com a nossa fé, alicerçando bem ela em Cristo para não ela não venha ruir.
Transição inicial: Paulo nos da 4 lições de como alicerçarmos nossa fé em Cristo.
1. Recebido Dele (v.6): Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus,. Ser cristão é receber a Cristo como Senhor. Nós não recebemos qualquer conhecimento como se fosse algo que adquirimos na escola, nós recebemos Jesus Cristo, O Senhor da nossa vida, o nosso fundamento. Paulo fala isso, pois havia uma heresia que estava enganando os irmãos da igreja de colosso, esta heresia retirava a supremacia de Cristo, falava que a fé era o passo inicial para adquirir um conhecimento secreto e a salvação que somente alguns tem. É por isso que logo de inicio Paulo fala “Jesus Cristo, O Senhor” trazendo de volta à mente dos irmãos a supremacia de Cristo, o fundamento de tudo. Foi este ensino que Paulo passou para Epáfras que plantou de Colosso, era este ensino, cristocentrico, que eles deveriam se apegar. Foi este Evangelho que foi apresentado a nós, o “Evangelho da graça que se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2), é neste ensino que devemos nos firma, e não somente firmar, mas viver Nele.
2. Vivendo Nele (v.6): o Senhor, continuem a viver nele. Paulo ora antes que vivam de maneira digna do Senhor (1.10). Ele incita os colossenses já que receberam Cristo como o Senhor trate de viver de forma digna para Ele. Deixar Cristo estabelecer seus valores, pensamentos, dirigir a conduta de vocês. Que o caminhar, a conduta de vocês estejam de acordo com a fé que professam em Jesus Cristo. Ser cristão é andar os passos de Jesus. Andar como Ele andou. Um falso cristão pode enganar por algum tempo. Como Demas que amou o mundo e abandonou a fé. Como Judas que traiu a Cristo. O cristianismo é um movimento constante de crescimento. Você busca continuamente agradar a Cristo, viver de modo digno para o Senhor, perseverando na fé, se enraizando mais Nele, se ligando mais ao Senhor.
3. Ligados nEle (v.7): 7 enraizados(criar raízes) e edificados(ser construído) nele Enraizados e edificados nos dizem, como podemos continuar a levar uma vida que de a Cristo seu lugar correto como Senhor de nossas vidas. Aprofundem no Senhor suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Uma arvore só consegue se sustentar da chuva, do vento, se sua raiz estiver firmemente fixa na terra. Uma casa só consegue se manter de pé por anos, se ela tiver um bom alicerce no chão, caso contrario, ela pode criar rachaduras, ficar torta e até mesmo cair. Percebam que estas duas palavras estão ligadas a Cristo, é em cristo que devemos firmar nossas raízes da fé e se edificar somente em Cristo. Assim como recebemos Cristo como nosso Senhor, vivemos Nele, devemos criar raízes, nos fixar no Senhor, devemos também nos edificar, crescer Nele, devemos aparar as arestas, os detalhes.
4. Firmados (confirmados) Nele (v.7): firmados(firmemente fundamentados) na fé, como foram ensinados. Paulo liga todo o ensino ao que foi transmitido aos irmãos. A nossa edificação, esta ligada a nossa fé em Cristo Jesus, e em buscar conhece-lo cada vez mais. Quem edifica a Sua igreja é Cristo, o solo é Cristo, a rocha é Cristo. Paulo traz a base de crescimento cristã, a nossa total fé em Cristo Jesus. A igreja não será protegida contra os falsos ensinos se ela não estiver firmemente embasada em Cristo, por meio da Sua Santa Escritura. Nós não estaremos livres do engano, se não buscarmos conhecermos mais a Deus, nós só somos enganados quando não conhecemos a verdade. E assim qualquer falso ensino nos conduz a coisas que tiram Cristo da primazia. Após criarmos alicerce em Cristo, edificar nossas vidas Nele, devemos agora tratar dos detalhes, fazer o acabamento, é esta a ideia do texto. É continuar firmados na supremacia de Cristo para que nenhum engano nos domine. Tirar as impurezas, acertar os detalhes. Pessoas que se desviam do evangelho, são pessoas que não tornaram praticas essas lições, de se fundamentar e firmar sua fé cada vez mais em Cristo.
Conclusão: O que Paulo quer evidenciar para a gente nestes dois versos, é que o cristão deve viver da mesma maneira como se tornou cristão (assim como vocês receberam Cristo Jesus), ou seja, pela graça, pela fé, com base na pregação, no ensino, crescendo em Cristo, Vivendo Nele, Ligado a ele, e firmado Nele, vivendo para a gloria de Deus. Assim que uma pessoa é convertida ao Evangelho, ela é recém-nascida na fé, ela necessita do alimento básico do cristianismo, do fundamento, mas esta criança cresce e necessita de alimento sólido. Mas quando ela não cresce, não aprende a andar, a ser independente, há algo de errado com ela. Quando um crente não cresce, permanece como criança na fé. Ele fica inseguro, oscila, na fé está exposto ao ataque de outros ensinos, as influencias externas. Então, Paulo nos ensina que devemos ter um movimento continuo de crescimento na fé, para que haja firmeza.
E ai, qual é o seu estágio, você continua como recém-nascido na fé? Depois de anos de conversão, e podendo ser levado por qualquer influencia? Ou esta buscando se fundamentar mais em Cristo, e levantar paredes e tratar dos pecados, dos pequenos detalhes. Nós não precisamos de mais nada para sermos salvo, somente de Cristo, mas precisamos nos alicerçar na Rocha que é Jesus Cristo.
Aplicação: Paulo utiliza o ensino como a forma de fundamentar nossa fé em Cristo. A forma que temos de criarmos alicerces Nele é estudando a sua Palavra, tendo uma vida de meditação nas escrituras, tendo uma vida de oração, aparando detalhes, lutando contra o pecado, servindo na nossa igreja local, essas são formas que temos de nos fundamentarmos e edificarmos nossa fé em Cristo. Não devemos ser crentes espectadores que ficam absorvendo o conhecimento passivamente. Devemos ser ativos em buscar conhecer mais a Deus. Percebam que Paulo usa palavras que trazem a responsabilidade para a gente, “vivam”, “enraizados” “edificados”, “firmados”. Temos a nossa responsabilidade de firmarmos mais no Senhor, sabendo que Ele que faz sua obra em nossas vidas. E eu desafio vocês a terem mais tempo de oração, procurem acordar 20 minutos mais cedo e ter um momento de oração, pedindo que ele continue a fundamentar a fé Nele, na luta contra o pecado, e viver de forma digna par Ele. E desafio também a vocês escolherem qualquer livro da Bíblia e estuda-lo, aprofundar mais o conhecimento em Cristo. Lembrem-se que o crescimento na fé, é um movimento continuo no alicerce que é Cristo.