Igreja de Cristo, uma Nova Esperança: Características [Atos 2.42]
Igreja de Cristo uma Nova Esperança • Sermon • Submitted
0 ratings
· 23 viewsCaracterísticas da Comunidade do Reino
Notes
Transcript
Captação
Captação
Muitas vezes olhamos para a igreja contemporânea e nos perguntamos o que falta para que ele tenha a mesma eficiência que teve em seu início com muito mais limitações e menos recursos do que a nossa.
Entendo que ela tinha valores que me parece ser bem diferente dos nossos. Ela olhava mais para o reino de Deus e menos para o reino do mundo.
Contexto
Contexto
O livro de Atos é uma continuação do Evangelho de Lucas e um dos objetivos e mostrar ao “Teófilo” as coisas que ocorreram após o ministério de Jesus.
Atos apresenta como o evangelho saiu de uma pequena comunidade judaica e começava a incomodar o império romano revelando a invasão do reino de Deus com seus valores e súditos.
Antes vemos a igreja se formando com “os doze” e Pedro se levantando e pregando com poder e alcançando 3.000 pessoas para a comunidade do reino messiânico, o reino de Deus.
Atos 2.42 resume como era o comportamento da comunidade do reino de Deus, a igreja, qual eram seus valores e prioridades desde o seu inicio e os versos 43-47 parecem revelar o poder e as consequências desses compromissos assumidos.
Em seguida vai expondo os desafios que essa comunidade enfrentou começando em Israel e se expandindo aos gentios por todo império romanos com diversos desafios e conflitos internos e externos.
Ensino dos Apóstolos
Ensino dos Apóstolos
A primeira Marca dessa comunidade parece que hoje em dia está fora de moda, é o ensino dos apóstolos. A igreja guardava aquilo que os apóstolos escolhidos por Cristo e que de acordo com Efésios são o fundamento da igreja de Cristo.
Aqui o apóstolo era alguém escolhido por Cristo para dar as bases e direcionamentos da igreja em seu inicio, portanto nada no ensino da igreja escapava da supervisão e orientação direta dos apóstolos no primeiro século.
Como esse ministério pelo menos da forma como o foi terminou hoje. Olhamos para os escritos dos apóstolos como a Palavra de Deus e o meio que temos para aprender e desenvolver nossa espiritualidade. A comunidade do reino deve ser centrada no ensino dos apóstolos
Ilustração
Ilustração
Escola Bíblica; Treinamentos Teológicos; Pregação
Comunhão
Comunhão
A segunda marca é a profunda comunhão, a preocupação com o que os irmãos necessitavam e a sensação profunda de pertencer a uma comunidade, família ou de fato um corpo cujo Cristo é o cabeça.
A relação dos cristãos é muito mais profunda do que podemos perceber a princípio a comunhão tem a sua base na obra redentora de Cristo cujo o preço foi seu sangue derramado.
Não era simplesmente um ambiente bacana ou um lugar legal de ir, mas pertenciam a algo que era maior do que eles o Reino de Deus que se manifestou por meio do messias, Cristo Jesus nosso Senhor.
Ilustração
Ilustração
Pequenos Grupos Multiplicadores; Atividades que promovem o aprofundamento do Relacionamentos
Expectativa do Retorno Messiânico
Expectativa do Retorno Messiânico
A terceira marca era o partir do pão, diariamente os crentes além de lembrar-se dos ensinos dos apóstolos tinham o hábito de celebrar da ceia do SENHOR.
Era um evento fundamental para a igreja primitiva, visto que se lembravam de que independente do que acontecia na vida deles Cristo assumir o seu lugar e já havia garantido lugar em seu reino quando retornasse em glória e poder para a consumação do reino messiânico que já havia se manifestado por meio desta comunidade.
Todos os dias eram recordados de quem eles pertenciam e a esperança que os alcançou e motivava diariamente.
A esperança do retorno de Cristo não apenas dava esperança, mas dirigia suas vidas tanto na esfera eclesiástica quanto secular e era essencial nas decisões tomadas no dia a dia.
Ilustração
Ilustração
Ceia do Senhor
Oração
Oração
A Última marca é a oração, eles viviam em oração, a comunhão com o rei era essencial na vida de seus súditos. Nada era feito sem oração desde os líderes, apóstolos, presbíteros, diáconos até os crentes de menor posição oficial na igreja.
Para todos a oração era essencial, afinal manter-se firme nesse tempo de batalha espiritual entre o reino de Deus e o reino das trevas que implicava em sofrimento, perseguição e grande provação só é possível, por meio de profunda comunhão com o rei e consciente do reino já manifesto, mas que ainda seria plenamente consumado e onde estaria a grande vitória dessa comunidade.
A oração os sustentava no dia a dia em que a batalha do reino de Deus manifesto em Cristo se encontrava contra o reino das trevas até a vitória definitiva na consumação do reino e retorno glorioso do messias.
Ilustração
Ilustração
Jesus; Intercessão
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Igreja que conhece as escrituras
Avalia tudo o que ouve e confere com as escrituras
Conhece cultura e valores do reino para não ser enganada
Não aceita nenhum meio de revelação ou ensino que não seja o das escrituras.
Se dedica e estuda profundamente as escrituras compreendendo que é a revelação de Deus
Conheça seus irmãos em Cristo
Busque ajudar sempre que puder
Envolva-se com as pessoas e se importe com elas
Participe de um Pequeno Grupo
Ame as pessoas profundamente e se preocupe com elas
Valorize a ceia e participe dela refletindo naquilo que ela significa
Lembre-se do que foi liberto e da vida nova que tem em Cristo
Aguarde ansiosamente o retorno glorioso do messias para consumar o reino que já é manifesto por meio da igreja
Viva sua vida na esperança da eternidade
Viva na esperança do retorno de Cristo
Tome suas decisões de carreira e família conscientes da esperança que os alcançou e deve motivá-lo
A esperança da volta de Cristo e eternidade é nosso consolo em tempos desafiadores.
Oração deve ser parte do estilo de vida do súdito do reino de Deus
Separe um período em sua rotina para orar
Tenha um caderno de oração, ore por você, por irmãos, por descrentes
Confie no poder da oração
Relacione-se com rei e vida a manifestação de seu reino
Conclusão
Conclusão
Cada vez mais percebo que é necessário para a igreja contemporânea aprender com a igreja primitiva que tinha um intenso senso de batalha de reinos e profunda dependência e comunhão com o rei e uma esperança forte de seu retorno em Glória. Vemos os efeitos dessa igreja nos versos 43-47.
Tudo isso fazia dela uma igreja impactante mesmo que formada em seu inicio por pessoas que geralmente eram desprezadas pela sociedade de sua época, mas revelou-se poderosa a ponto de impactar um dos maiores e mais poderosos impérios que o mundo já viu.
O Eco da igreja primitiva necessário para a igreja Moderna: Ensino, Expectativa, Comunhão e Oração
O Eco da igreja primitiva necessário para a igreja Moderna: Ensino, Expectativa, Comunhão e Oração
Desafio
Desafio
Orar diariamente para que essas marcar identifiquem a nossa igreja
Trabalhar para que como igreja essas características nos identifiquem no dia a dia e na igreja