BÍBLIA

Bíblia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 27 views

O valor da Bíblia vai além de ser um compêndio de códigos secretos, mas se trata de um livro que mostra quem é Deus, quais seus planos, quem somos nós e nos aponta para uma esperança renovadora que pode transformar a nossa vida e nosso modo de pensar.

Notes
Transcript

Sl.119.105; 2Tm.3.16-17

Introdução
- Comemoramos "O Dia da Bíblia" no 2° Domingo de dezembro.
- Para muitos, a Bíblia não tem tanta expressão ou importância. Por isso, é comum encontrar bíblias jogadas pelos bancos das igrejas, nas gavetas de nossas casas, rasgadas, sem capa, rabiscadas, dobradas, folhas sujas...
- Como você tem tratado sua Bíblia? O que ela significa para você?
“É minha fé na Bíblia que me serve de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia” (Immanuel Kant, filósofo prussiano que morreu no início do séc.19, considerado como o principal filósofo da era moderna, junto com Descartes, Espinoza e Leibniz).Fonte: https://www.bing.com/search?q=immanuel+kant&cvid...
- A propósito da data, O Jornal Batista - há 24 anos atrás, (1 a 7 dez/97), pág. 7 de encarte especial - trouxe interessante matéria sobre a Bíblia, onde tecia comentários a respeito de uma reportagem que falava da Bíblia como um compêndio de códigos secretos que, decifrados, previam fatos já ocorridos em nossa história”. (...)
- Será que a Bíblia é um livro que se presta a esse tipo de coisa?
- Quero convidá-los a pensarmos um pouco sobre esse livro maravilhoso - o manual do fabricante do ser humano, a Palavra de Deus para as nossas almas.
DESENVOLVIMENTO
1. O que é Bíblia? - Biblios - Biblia (Livro, Livros)
- Antes rolo: depois livro.
- Escrita por 40 autores num espaço de 1.500 anos.
- Foi o primeiro livro impresso em 1.455, sendo o mais lido pelo mundo afora, em todas as épocas.
2. Sua formação:
Antigo Testamento Novo testamento
a) Leis a) Evangelhos
b) Históricos b) Histórico
c) Poéticos c) Cartas do Apóstolo Paulo
d) Proféticos d) Cartas Gerais
e) Profético – Apocalipse.
3. É inspirado por Deus, revelando os seus planos ao homem pecador, embora criado à Sua imagem e semelhança.
4. Conforme a reportagem de que falamos no início, Computadores “descobriram” que a Bíblia contém um enormidade de códigos que, desde 3 mil anos atrás, contava o que ocorreria, em detalhes, no futuro, prevendo até mesmo o assassinato de Kennedy e a eleição de Bill Clinton; acontecimentos desde a 2ª guerra mundial até o escândalo de Water gate; o holocausto dos judeus pelos nazistas e a ida dos americanos à lua. Diz haver descoberto, até, que o 1º ministro israelense Yitzak Rabin seria assassinado! (assassinado em 04/11/95, a tiros).
5. A Bíblia não é um livro de códigos secretos. – Ela revela abertamente a mensagem de Deus para o ser humano, sem rodeios. Daí sua grande importância para nós.
* Ela nos mostra:
a) Que Deus revelou o mistério que esteve oculto e agora foi revelado a todos os santos. Col. 1:24-2:8
** Deus não deixaria tanta coisa oculta, por tanto tempo até à época atual.
“Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas.” – Col.2:4, NTLH.
b) O que era necessário saber, foi escrito e não ficou em código
" Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança". (Rm.15:4 NVI):
" Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2Tm.3:16,17 NVI).
c) Em Hc.2:2 Deus ordena ao profeta que "escreva a visão e a torne bem legível, para que possa ser lida até por quem passa correndo".
A mesma ideia pode ser encontrada em Is.8:1, em que Deus manda escrever em estilo de homem (explicado em Is.8.1-8) – Não em código!
d) A Bíblia nos ensina a “não irmos além do que está escrito” (1Co.4:6)
* Uma das mais interessantes passagens a esse respeito se encontra em 2Pe.1:16: "De fato, não seguimos fábulas* engenhosamente* inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade". (* fábula é Mito, e engenhosa é Invenção.)
* É bom atentarmos para o contido em 2Co.4:2 - “Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a Palavra de Deus; antes nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus pela manifestação da verdade”.
6. A mensagem geral da Bíblia é clara – é mensagem de Salvação, das Boas Novas do Evangelho. Veja 2Co.4:3,4:
“Mas se o nosso Evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Deus, o qual é a imagem de Deus”.
7. No tocante a serem aqueles códigos um aviso sobre um perigo sem precedentes, a Bíblia, por si mesma, sem códigos, já nos adverte sobre este perigo. É o perigo da morte eterna.
* Ainda, nas diversas leituras daqueles supostos códigos, via-se a possibilidade de uma série de possíveis futuros, pelos quais poderíamos ainda decidir os resultados. A Bíblia, no entanto, nos mostra a realidade do homem e nos deixa com a responsabilidade de fazermos a escolha. A Bíblia é a mais completa obra que nos fala do amor de Deus para um pecador que tem a oportunidade de se levantar, mediante a fé no Senhor Jesus.
CONCLUSÃO
1. A Bíblia é a mais completa obra que nos fala do amor de Deus para um ser pecador e caído, que tem a oportunidade de se levantar, mediante a fé no Senhor Jesus.
2. Jo.5:24 e Ap.1:3 encerram grandes e profundas verdades:
“Em verdade, em verdade vos digo que, quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna; não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida”.
“Bem aventurado aquele que lê e bem aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guarda todas as coisas que nela estão escritas. Porque o fim está próximo”.
3. A Bíblia é o exclusivo texto-fonte para o processo de estudar Missões teologicamente. A Bíblia é o inigualável e essencial manual missionário da missão da igreja. Ela é a revelação do Deus missionário. A Bíblia nos informa sobre a missão de Deus (a missio Dei) e fornece os exemplos missiológicos para seguir Jesus Cristo em missão.
4. Não nos aproximemos da Bíblia como um livro de códigos ou estranho; Busque a VERDADE na Bíblia. Ela é “Lâmpada para seus pés, luz para seus caminhos”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more