O sentido da vida cristã
Sermon • Submitted
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Cl. 3: 12 - 24
Cl. 3: 12 - 24
A igreja de Colossos tinha que lutar contra os falsos ensinamnetos que solapava as igreja do primeiro Séc. e sobre Colossos pairava uma filosofia judaica grega que dizia ser necessário, sobre transe de alguma bebida ou comida, que haveria a necessidade de complementar a salvação. E este era o propósito do apóstolo Paulo, fazer com que os irmãos entendessem que para serem aceitos por Deus, eles precisariam apenas de Cristo. Deus ja os havia aceitados em virtude da sua união com Cristo na sua morte e ressurreição.
O texto que lemos nos mostra Paulo destacando as virtudes, as quais devem ser cultivadas e os deveres que precisamos cumprir. Assim sendo, falaremos nesta manhã sobre “O sentido da vida cristã”.
1º As virtudes, dom de Deus (12 - 14). Nos versículos (8 - 10), Pulo mostra que devemos nos despir do velho homem das coisas que fazíamos antes de Cristo nos alcançar. Mas a partir do 12 o apóstolo para a nossa nova roupagem. Se observarmos veremos que ele inicia esta sessão com uma ordem, o verbo se encontra no imperativo. Ou seja, devemos tomar isto como um mandamento claro de Deus para nós. Devemos nos vestir dessas novas qualidades que ele passa a destacar. Ainda neste mesmo sentido de ordenança divina o versículo 13 nos mostra mais dosi verbos no imperativo suportai-vos e perdoai-vos. Ele então fecha este sentido em uma linha que parece contraria. 14 Apesar de toda esta ordenança esteja o amor que é o vinculo da pefeição, ou seja esta é a maior que o ser humano pode possuir.
2º A glória de Cristo (15 - 17). A partir deste ponto Paulo aponta que os dons que recebemos devem ser usados para a glória de Cristo. Olha para o finalzinho do 17 ele diz dando por Cristo graças a Deus Pai. Ou seja, a paz de Cristo , a Palavra de Cristo, a instrução e o aconselhamento mútuo .
3º Os deveres como crentes (18 - 24). Paulo passa das virtudes que glorificam a Cristo e destaca os deveres, ele passa a exortar os cristãos como viverem harmoniosamente de modo que glorifique a Deus ele então traz conceslhos para as esposas, maridos filhos, servos e senhores. Mas o que eu gostaria de destacar com os irmãos são os versículos 23 e 24. Todos este arrazoado de conselhos que Paulo nos passa ele diz que tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração.