A gloriosa Luz brilhou (Lucas 2.8-20)

Cantata Natal - Move Jr  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 904 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Introdução

O natal é sempre um dos periodos do ano que eu particularmente mais gosto. E como uma data muito especial, creio fielmente que ela deve ser todo ano um tempo de reflexão. Tenho refletido que muitas vezes o natal se tornou apenas mais um tempo de esgotamento físico e emocional do ano, e nós o tomamos apenas como um tempo de descanso do nosso trabalho do ano. O descanso por si só é uma realidade muito importante, mas creio que refletir sobre o natal pode ser ainda mais abençoador, muitos adotam a prática do Advento como uma das formas para refletir sobre o natal. Apenas o nascimento de Jesus tem uma dimensão global. Todos os anos ao redor do mundo, diversos povos celebram o nascimento do Salvador, Jesus. Nós, do ocidente, mais especificamente dentro do Brasil temos a TRADIÇÃO de celebrar esse tempo com a troca de presentes e muita comida boa. Porém
O que de novo podemos aprender com a velha história do nascimento de Jesus?
Recentemente a editora fiel lançou 25 devocionais para o natal, escrito por John Piper. O livro se chama “Boas-Novas de Grande Alegria”. A introdução deste livreto tem o título muito interessante: O que Jesus quer neste Natal? O autor então demonstra que Jesus deseja que o Natal seja um tempo de:
a) Ver sua glória (Jo 17.24 ; Jo 1.3,14)
b) Amar o que vemos, imitar esse amor (Jo 17.26)
João 17.24–26 (NVI)
“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.
“ O anseio e o propósito de Jesus é que vejamos sua glória e, então, sejamos capazes de amar o que vemos, com o mesmo amor que o Pai tem pelo Filho. E ele não quer dizer que nós meramente imitemos o amor do Pai pelo Filho. Ele quer dizer que o próprio amor do Pai se torne o nosso amor pelo Filho - que amemos o Filho com o amor do Pai pelo Filho. Isso é o que o Espírito se torna e derrama em nossas vidas: amor ao Filho pelo Pai através do Espírito.” (PIPER, John Boas-Novas de Grande Alegria (p.17)
A grande luz veio brilhar no mundo caido que nós vivemos. Jesus veio!

Texto Bíblico - Lucas 2.8-20

Quais lições podemos aprender desse texto?

Ponto 1 - A luz brilhou entre os mais humildes (2.8-12)

Pastores (v.8) - Tratava-se de uma classe desprezada. Dada a própria natureza de sua ocupação, não só lhes era difícil observar todas as regras da lei mosaica – e especialmente as regras de autoria humana que lhes foram acrescentadas! –, mas eram também suspeitos de confundir o “teu” com o “meu”. Por essas razões eram desprezados excluídos da companhia daqueles a quem se permitia dar testemunho nas cortes. (Hendriksen, Comentário de Lucas p. 187). “Nenhuma classe no mundo é tão desprezível quanto a classe dos pastores.” tratados como publicanos. (Comentário Esperança, Evangelho de Lucas (p. 52).
O que nos aparenta, porém, era que esses homens eram homens tementes a Deus!
Lucas, Volumes 1 e 2
Durante o dia, esses animais ficavam fora pastando. À noite, quando era necessário, podiam ser levados a refúgios rústicos, currais ou redis para protegê-los das intempéries do tempo, dos animais selvagens e dos ladrões. Junto a eles, sempre vigilantes, estavam os pastores. Os que queriam dormir podiam retirar-se para uma choça feita de ramos. O próprio trabalho de manter a vigilância sobre as ovelhas se fazia “por turnos”; alguns descansavam enquanto outros vigiavam.
A imagem era de um grupo de pastores que estavam cuidando dos rebanhos, um trabalho pacato e sem muitas surpresas. Imagino que o que eles menos queriam era problemas. Porém, nesta noite em específico, as suas vidas seriam radicalmente impactadas. E foram a esses homens em seu pacato dia, que o Anjo do Senhor veio se revelar! (2.9)
A revelação (v.9) O mensageiro do Senhor chegou diante desses homens, trazendo a grande notícia. Eles ficaram aterrorizados!
a. Muitas ocasiões, quando aparece esse termo na Bíblia, é porque está ocorrendo um evento especial de Deus. A glória do Senhor brilhou sobre esses homens! Deus em sua história escreveu que esses homens seriam os privilegiados de ver a Deus em primeira mão! Como pode, homens assim, serem escolhidos por Deus para tão nobre tarefa?
b. Porque não foi aos fariseus, saduceus, escribas, reis, que a glória de Deus foi revelada? São ecos de Tiago 2.5 ; 1Coríntios 1.18 -25 , Deus sempre tem demonstrado a sua graça desta forma! Aqueles que menos tem a oferecer a Ele, aqueles que demonstram que a glória nunca deverá ser a si, mas apenas a Deus! Ele decidiu fazer assim! Quando olhamos para a história, teofanias sempre são regadas por grandes reverias dos maiores e mais poderosos da época.
1Coríntios 1.18–25 (NVI) Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
Tiago 2.5 NVI
Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
A notícia (v.10) - Nasceu o Salvador, venham ver!
Palavras interessantes que aparecem aqui
a. Boas novas (εὐαγγελίζω) - Literalmente, Evangelho. Chegou a salvação, a notícia mais importante do mundo! Boas notícias de alegria. Após mais de 400 anos de silêncio divino, Deus estava agindo em favor do seu povo, para o salvar!
b. Na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador! - Havia uma profecia ligada a cidade de Belém (Miqueias 5.2) e Lucas registra desta maneira, para que eles se lembrassem de onde o Salvador Prometido veio!
c. Que é Cristo, o Senhor! O maior mistério que a história já viu, o próprio rei de toda a terra, veio ser um bebezinho frágil e dependente, envolto em panos em uma manjedoura! O Rei de toda a terra se tornou humano, como nós! Isso é natal! (Fp 2.5-10) Nós celebramos todos os anos essa data tão especial, porque ela é o início da trajetória de toda a nossa vida. Somente Deus poderia escrever uma história tão linda!
Por que Deus decidiu agir assim?
A) A salvação nunca foi uma obra humana! - O nascimento de Jesus testemunha isso. Deus escolheu demonstrar a notícia mais linda da história, em primeira mão, para os mais humildes do seu povo. Com certeza essa ideia não seria a melhor estratégia em nossos planejamentos estratégicos e visões de expansão de uma notícia. Deus porém decidiu agir desta maneira revelando sua soberania e graça.
B) Depois de 400 anos, o Senhor continua vivo! - O período interbíblico é marcado por 400 anos de silêncio divino. 400 anos de grandes lutas, revoluções e movimentos que buscaram defender a fé no Deus vivo. Agora, chegou a salvação. Um novo tempo da história se inicia, há esperança novamente!
C) A salvação sempre será imerecida - Efésios 2.5-9 vai nos dizer que a salvação é pela graça. Deus demonstrou sua graça e amor para os mais simples do seu povo, querendo nos ensinar isso. O Evangelho não é uma mensagem de auto-promoção, mas de arrependimento e humildade. Nós apenas somos algo, quando estamos EM CRISTO. Nunca haverá salvação para aqueles que desejam se promover e dar gloria a si mesmos! Paulo, enquanto falava de si para a igreja de Corinto, 2Coríntios 10.17-18. O Evangelho é Deus nos mostrando nossa indignidade e o seu grande amor!
2Coríntios 10.17–18 (NVI) Contudo, “quem se gloriar, glorie-se no Senhor”,pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.

Ponto 2 - Na simplicidade do nascimento de Jesus estava a glória de Deus (2.13-15)

A nossa cena muda então para um grande espetáculo, um coro celestal de celebração do nascimento de Jesus. Não há uma maior beleza para trazer para esse momento,como esse grande coro de adoração a Deus!!
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.
Qual era o objetivo de Lucas ao trazer com tanta clareza de detalhes esses feitos?
Esse é um brado de adoração ao que Deus está operando no mundo, através da vinda de Jesus. Glória a Deus que está nos céus, mas que está sobre a terra também. A paz de Deus está invadindo o mundo através da vinda do Salvador, Jesus, naquela manjedoura. O Rei de toda a terra não recebeu as maiores honras do seu povo, pois nasceu humildemente em uma manjedoura, e as maiores honrarias Deus reservou para ser feitas pelo exército de anjos. Deus não deixou de ser adorado, apenas foi feito pelos anjos, não pelos homens!
Notemos também quem foram os que primeiro adoraram a Deus quando Jesus nasceu. Foram os anjos, e não os homens; anjos que nunca pecaram e jamais precisaram de um Salvador, anjos que não caíram e, portanto, que não precisavam de um redentor ou do sangue da expiação. O primeiro hino em honra ao Deus que se manifestou em carne foi entoado por “uma multidão da milícia celestial”[…] Esforcemo-nos para ter um coração mais semelhante ao dos anjos. Nossa ignorância e nossa morte espiritual são realçadas mais dolorosamente no fato de sermos incapazes de partilhar das alegrias que os vemos expressando aqui. Se realmente esperamos morar com eles para sempre no céu, é preciso que compartilhemos um pouco de seus sentimentos enquanto ainda vivemos neste mundo. Procuremos ter uma sensibilidade maior da imundície e da miséria do pecado, porque, assim, teremos um sentimento mais profundo de gratidão pela redenção. (Ryle, J. C.. Meditações no Evangelho de Lucas)
O conteúdo do cântico demonstra a grandeza daquilo que Ele fará - O que ocorria no céu, agora passa a habitar aqui, na terra. O Senhor de toda a terra derrama a sua paz sobre todo o povo que virá.
“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
O que os anjos já vivem desde toda a eternidade, que o próprio profeta Isaías presenciou em Isaías 6.1, agora é derramado por toda a terra, Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens, aos quais ele concede o seu favor. Muito tem sido discutido com relação ao que Lucas quis dizer com o último trecho escrito do cântico. O termo εὐδοκία utilizado trás a ideia de “aprovação, boa vontade, prazer”. Porém, não quer dizer que Deus derrama de tudo isso sobre aqueles que são “aprovados” por ele, pois ninguém o é! Somos todos aqueles que desesprezaram o salvador e viramos as contas para ele. É uma ação divina!
Evangelho de Lucas 10. Somente mensageiros vindos da eternidade são capazes de anunciar essa grande façanha de Deus e cantar para sua adoração. - Lc 2.8–14

O termo grego “eudokia” corresponde ao hebraico “razon = aprovação”, exteriorizando a graça e os benefícios de Deus (cf. Sl 145:16). Por causa do pecado, os seres humanos nunca evidenciaram aprovação para Deus. – Mas Deus demonstrou sua aprovação por intermédio de seu Filho!

Deus demonstra sua aprovação por intermédio do seu filho, Jesus!
O que aprendemos com essa ação de Deus?
O Senhor escolheu agir desta forma. E nós, devemos estar sensíveis para aprender com a dinâmica de Deus. O natal não pode ser um tempo de expressarmos nossas aspirações por presentes e festas, desprezando o Salvador. Muitas vezes nós, cristãos, desprezamos o tempo de reflexão do natal, fazendo apenas como um tempo de descanso e curtição. Na realidade, devemos aprender a resignificar o natal. A glória de Deus e o agir Dele no mundo é o bem mais precioso que temos!
Quando Deus age, há verdadeira paz! - Quando somos confrontados por realmente quem nós somos, percebemos que há uma realidade muito mais difícil de lidar do que as crises externas, nós somos confrontados por nós mesmos! Não sei como você se enxerga no espelho, mas creio que você lida com grandes desafios. Os nossos dias são maus, as crises vem, e nós somos confrontados continuamente como nós confiamos em Deus. Será que cremos realmente nesse Deus que professamos? O que aprendemos com o canto dos anjos é que quando Deus age, há verdadeira paz! Quando Jesus orou pelos seus seguidores ele mesmo disse que a paz seria um presente! João 14.27
27 Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
Não há maior alegria em saber que Deus é quem nos alcança, e quando Ele age, não tem crise que nos mantem longe Dele, pois Ele é o Senhor que derrama da sua paz sobre nós!

Ponto 3 - Os pastores desfrutaram da glória de Deus(2.15-20)

15 Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. 17 Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. 19 Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.
Prontamente, esses homens foram em direção de Jesus (v.15-16) Eles viram com seus próprios olhos, a glória do Senhor na vida do menino deitado na manjedoura. Não há nenhuma alegria maior para esses homens, pois eles foram contemplados e desafiados a verem o Salvador que chegou! Imagina a alegria vibrante desses homens verem a promessa se cumprindo diante dos seus olhos! Não estavam diantes apenas de um bebê, mas do prometido Salvador que veio.
Eles saem compartilhando o que viram, e o que lhes fora dito - Eles foram literalmente evangelizar.
Contar as boas notícias que eles viram através da vinda gloriosa do anjo e do exército de adoradores. A maravilhosa forma como Deus fez conhecido a esses homens o seu plano. Que gloriosa experiência esses homens viveram!
Contar as boas notícias do que lhes fora dito a respeito desse menino. Quem era ele, e porque a sua glória foi vista de maneira tão marcante. Aquele menino, como prometido era o cumprimento de Isaías 9.6-8
Nova Versão Internacional 9.1 O Nascimento do Príncipe da Paz

6 Porque um menino nos nasceu,

um filho nos foi dado,

e o governo está sobre os seus ombros.

E ele será chamado

Maravilhoso Conselheiro , Deus Poderoso,

Pai Eterno, Príncipe da Paz.

7 Ele estenderá o seu domínio,

e haverá paz sem fim

sobre o trono de Davi

e sobre o seu reino,

estabelecido e mantido

com justiça e retidão,

desde agora e para sempre.

O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso.

Nós podemos compartilhar, da mesma maneira, o que Deus fez e nós vimos e ouvimos a respeito deste menino! Não há maior alegria do que partilhar dos feitos Dele! Não há maior alegria em poder partilhar que mesmo no caos e guerra, há alguém que pode trazer verdadeira paz, o menino que nos nasceu fará isso!
O público que ouve os mais desprezados do povo, fica maravilhado! 18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.
E esses homens agora retornam para a sua vida rotineira transformados. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.” Esse é o real sentido do natal. Por que o celebramos todos os anos? Pois continuamente precisamos ser confrontados e mudados! Quando Jesus vem, nós não mudamos de endereço, não trocamos de família e não mudamos das pessoas que estão ao nosso redor. Quem muda somos nós! Esses homens voltaram adorando a Deus e rendendo toda a glória a Deus. Não há qualquer probabilidade de uma vida normal para esses homens, eles foram marcados pela glória de Deus.

Conclusão

O natal sempre foi e sempre será, um tempo de reflexão e de grandes decisões. O Evangelho de Mateus, narra de outra perspectiva e nos mostra a história em um outro ângulo:
Mateus 2.1–6 (NVI)
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
Há um contraste absurdo entre os pastores (que eram desprezados) e os religiosos (chefe dos sacerdotes, mestres da lei). Enquanto o grupo dos pastores experimentou profundamente o nascimento de Jesus, os religiosos da época perceberam toda a agitação da possível vinda do Messias, e ficaram presos em sua leitura da profecia, mas não testemunharam, sequer foram até lá ver o que Deus fez. Essa é a grande questão do natal. O nascimento de Jesus marcou o mundo, e sempre continuará a fazê-lo, mas a pergunta é: com qual grupo você se parece mais?
Grupo dos religiosos - Apegados a tradição e ao conhecer sobre uma história, mas que não desfrutava de nada, apenas ficava de longe observando e taxando o que estava acontecendo.
Grupo dos pastores - Conheceram ao menino Jesus, foram impactados e compartilharam com outros que agora o Rei de toda a terra, chegou! A sua fé foi transformada e suas vidas totalmente renovadas pela boa notícia do nascimento do salvador.
Que Deus te abençoe a perceber, qual dos dois lados você vai escolher caminhar. Apenas mais um natal, ou uma nova perspectiva sobre o salvador!
Related Media
See more
Related Sermons
See more