OSÉIAS 2.14-23

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
A INICIATIVA DE AMOR
INTRODUÇÃO
Aqui, Oseias nos apresenta cenas desoladoras da traiçoeira obsessão de Israel pelos deuses de Canãa a luz da soberana restauração do SENHOR sobre seu povo. Somente por meio da misericordiosa iniciativa de Deus é que o relacionamento pode ser colocado numa base correta e a comunhão restabelecida.
O texto mostra quatro intervenções de Deus:
I. A intervenção divina envolve um período de treinamento para o seu povo no deserto (2.14–15):
Um novo êxodo (v. 14-15)
“Deserto” - Qual? Aquele entre o o sinai e o Egito - é usado como metáfora.
Não se trata de uma referência a um local físico e geográfico, mas sim, das condições espirituais que o SENHOR recriará.
Deus testa a lealdade do coração (Dt. 8.2-5);
O Senhor falará ao coração (Gn. 34.3);
Trará encorajamento e consolo ( (Jz 19.3; Gn 50.21; Is 40.1);
No v. 15, SENHOR torna ainda mais claro o seu programa de reforma espiritual e instrução de Israel dizendo quanto mais eu darei a ela quando ela sair de lá, ou seja, do deserto, indicando um novo estágio nessa recapitulação da sua experiência espiritual.;
“Vale de Acor” - problema
II. A intervenção divina tem o objetivo de erradicar tudo o que havia sido sido contaminado pela adoração a Baal (2.16–17):
1. O abandono de Baal (v. 16)
2. A conduta do povo se conformaria aos padrões da aliança (v. 17:
o nome dos outros deuses não encontrará ocasião para serem lembrados: não será ouvido na sua boca” Êx 23.13; cf. Dt 12.3).
III. A intervenção divina irá prover a segurança da terra por meio da restauração da proteção do SENHOR daqueles que ele toma para si (2.18–20):
Os termos da aliança (v.18)
Segurança e noivado (v. 19-20)
IV. A intervenção divina trará as bênçãos todo-inclusivas da renovação da aliança (2.21–23):
A restauraçãoe e a harmonia (v. 21-23)
CONCLUSÃO
O pecado sempre foi a barreira que separou ...
Cristo também derrubou “a parede hostil de separação” entre judeus e o gentios (Ef 2.14) para “criar para si um novo homem em lugar de dois” (Ef 2.15), e com base nisso tanto Paulo (Rm 9.25) quanto Pedro (1Pe 2.10) não hesitaram em ver o cumprimento de 2.23 na bênção da unidade obtida na igreja dos tempos do Novo Testamento. Vamos nos assegurar de que, como indivíduos, nós respondamos pela fé com reverente submissão: “O Senhor é meu Deus”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more