TRÊS VERDADES SOBRE O NOVO NASCIMENTO – JO. 3:1-10
Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
Há algum tempo, um pesquisador americano fez uma pesquisa sobre as pessoas que se autodenominavam nascidas de novo. E, é óbvio que para fazer essa pesquisa ele precisava definir o que significava nascer de novo. Barna, como era chamado o pesquisador, traçou o seguinte perfil de uma pessoa supostamente nascida de novo: alguém que tinha um compromisso pessoal com Jesus Cristo, um compromisso considerado importante para essa pessoa ir para o céu quando morrer, alguém que confessou seus pecados e aceitou Jesus como Seu Salvador.
Depois de fazer a pesquisa, Barna descobriu que o estilo de vida daquelas pessoas que se identificavam como nascidas de novo não era muito diferente das outras pessoas não crentes. Ele descobriu que 26% dessas pessoas que se dizia nascidas de novo não viam nenhum problema no sexo antes do casamento. Eles se divorciavam tanto quanto os não cristãos.
PROPOSIÇÃO:
Então, o que é o “novo nascimento” ou a “regeneração”? Significa que você mudou de religião? Mudou de nome? Passou por algum tipo experiência religiosa? Significa fazer uma profissão de fé evangélico?
Para responder essa pergunta, vamos tomar como base o texto de Jo. 3:1-10, e ver o que o texto diz sobre essa questão.
I. O NOVO NASCIMENTO É NECESSÁRIO A TODOS QUE DESEJAM ENTRAR NO REINO: INDEPENDENTE DE SUAS CREDENCIAIS RELIGIOSAS (3:1-2)
A. O diálogo entre Jesus e Nicodemos
1. O texto nos apresenta uma chamado Nicodemos: fariseu e membro do sinédrio – o que significa que fazia parte da elite religiosa e política;
a. “Ele foi ter de noite” – Por quê? João faz uma alusão à sua condição espiritual: Nico demos estava confuso, não sabia nem mesmo como se dirigir a Jesus, havia um pouco de arrogância.
b. Os sinais miraculosos convencem Nicodemos de que Jesus não era um mestre comum. Ele reconhece Jesus como Rabi: naquela época havia muitos mestres milagreiros e charlatões. Mas, Nicodemos reconhece que aqueles milagres de Jesus era de outra natureza, e ele chega à conclusão de que “ninguém podes fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”.
B. A resposta de Jesus a Nicodemos
1. Como o v. 3 pode ser uma resposta a Nicodemos? Qual a ligação do v. 3 com os vs. 1 e 2?
a. Havia uma expectativa por parte dos judeus, que um descendente de Davi, viria e introduziria o reino restaurado. E quando Nicodemos ver Jesus realizando sinais miraculosos, ele entende que em algum sentido o reino de Deus está operando. Nicodemos afirma que esses sinais o estava fazendo perceber a chegada do reino prometido.
C. Nicodemos dizia que podia ver algo a respeito do reino nos milagres de Jesus.
1. Mas Jesus insistiu com Nicodemos, que ninguém pode ver de forma alguma o Reino Salvador de Deus, incluindo sua manifestação de sinais miraculosos, a não ser que nasça de novo. Em outras palavras, Jesus disse o seguinte: “Nicodemos, deixa eu te dizer a verdade: ‘você não viu esse reino bendito. Você não pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”.
2. Então, qual a ligação entre os vs. 2 e 3? Está nos sinais que Jesus realizou e o reino de Deus em operação por meio deles.
3. Jesus destrói toda pretensão humana de ver o reino de Deus por si próprio: Nicodemos, como todo bom judeu, acreditava que seria admitido naquele Reino, a menos, que cometesse um pecado de apostasia ou alguma impiedade do gênero.
II. O NOVO NASCIMENTO É PRÉ-REQUISITO PARA ENTRADA NO REINO DE DEUS (3:5-7)
A. Mesmo para um homem como Nicodemos, cheio de conhecimento, talentos, posição e integridade, é necessário nascer de novo
1. Nicodemos não entende e responde com incredulidade, ignorância e zombaria. Para Nicodemos isso era demais: “Tudo bem! O Senhor pode prometer um monte de coisas: pode prometer uma vida próspera; satisfação no casamento; pode prometer que se alguém seguir o Senhor ficará rico. Mas prometer novo nascimento, aí já e demais”.
2. Mas Jesus não desiste de explicar para Nicodemos: mesmo para um Nicodemos deve haver uma transformação radical, a geração de uma nova vida, comparável ao nascimento físico.
a. “... se alguém não nascer da água e do espírito não pode ver o reino de Deus” (v. 5) – essa expressão tem seu pano de fundo no AT (Ez.36:25,27), tem a ver com a promessa anunciada pelo profeta Ezequiel de uma nova aliança caracterizada pela transformação moral (aspergirei água pura sobre vós e ficareis purificados – água aspergida no coração) e pelo poder e vida de Deus para transformar e renovar.
É isso que Jesus queria que Nicodemos entendesse quando falou sobre um novo nascimento da água e do espírito.
B. O nascimento natural e humano produz pessoas que pertencem à família terrena da humanidade, mas não produz filhos de Deus (3:6)
1. É isso que Jesus quer dizer com: “o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (v. 6).
a. A verdade que Jesus quer ensinar é a seguinte: “as coisas produzem aquilo que lhes é idêntico” – macacos geram macacos; porcos geram porcos; capivaras geram capivaras; baratas geram baratas; espécie produz espécie; carne produz carne.
b. Tal como Nicodemos, precisamos entender que como pessoas perdidas e egoístas estamos separadas da vida de Deus. E, não podemos por meio de nosso esforços próprios produzir uma revolução moral capaz de nos fazer participantes da vida de Deus. O que precisamos é de uma ato de Deus que nos purifica realmente e nos enche de poder do próprio Deus, do seu Espírito, para que sejamos mudados, transformados.
III. O NOVO NASCIMENTO É UM ATO SOBERANO DO ESPÍRITO SANTO (3:8-10)
A. Jesus faz uma analogia entre os mistérios do vento e a obra do Espírito Santo na regeneração
1. A analogia: “O vento sopra onde quer...” (no greg, é um trocadilho: vento/pneuma).
2. Quem sabe, Jesus e Nicodemos estavam em pé numa esquina em Jerusalém, e de repente o galho de uma árvore balançasse à brisa da noite, ou uma folha seca corresse pela rua tocada pelo vento.
Jesus apontando para esses fenômenos tenha dito: “Você ver os efeitos do vento/espírito? Você sabe de onde vem? E aí, Jesus conclui: “Assim é todo que é nascido do Espírito”.
B. Onde há novo nascimento verdadeiro, sempre veremos os resultados
1. Não podemos explicar tudo o que envolve o novo nascimento.
2. Mas uma coisa é certa. Onde há o novo nascimento verdadeiro da parte de Deus sobre um pecador, nós vemos a transformação na vida dessa pessoa. Vemos mudança.
3. Isso não significa que a pessoa que nasceu de novo atingiu repentinamente a perfeição – no processo temos crescimento espirituais, e às vezes falhas na vida cristã.
4. Mas na pessoa, em quem o Espírito Santo opera o novo nascimento, há uma mudança de direção, de valores, de origem. Há purificação na vida. Há uma transformação. Há uma começo da vida com Deus que molda nossa existência em um nova direção.
CONCLUSÃO
Três verdades sobre o novo nascimento:
1. O novo nascimento é necessário a todos que desejam entrar no Reino: independente de suas credenciais religiosas (3:1-2);
· Não quem você seja ...
2. O novo nascimento é pré-requisito para entrada no Reino de Deus (3:5-7);
· Você não pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.
· Você não pode ver o poder real de Deus se não nascer de novo.
· Você não pode entrar no reino de Deus se não nascer de novo.
3. O novo nascimento é um ato soberano do Espírito Santo (3:8-10);
· É tão misterioso quanto ao vento que não podemos entender;
· Entretanto, é tão poderoso que podemos ver os seus efeitos por onde ele passa.
Meu amado ouvinte, se você não nascer de novo, não poderá entrar no reino salvador e transformador de Deus. Se você não nasceu de novo não participará do reino de Jesus Cristo – o Filho de Deus, que já está em operação em nosso meio.