Autoridade e Submissão - Ef 5.21-33
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Introdução -
Introdução -
Uma das coisas que precisamos entender nesse tema, é sempre olha para o contexto. A vida cheia do Espírito Santo deve gerar adoração, comunhão, gratidão e submissão. Ao dizer “sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” - Paulo está levantando um tema importantíssimo, no que diz respeito a relacionamentos humanos: autoridade e submissão. John Stott que nasceu na década de 20 e faleceu em 2011 já observava que “a noção de submissão à autoridade está fora de moda”. Está totalmente em desacordo com o discurso de “liberdade e permissividade”. Por natureza, sujeição é algo que gera incômodo. Entretanto, os que estão em Cristo, e, portanto, afirmam ser seus discipulos precisam seguir os parâmetros bíblicos e não do mundo. A partir do versíulo 22 até 6.9 a carta aos efésios estabelece padrões para os relacionamentos entre marido e mulher, pais e filhos, servos e senhores. Antes de entrarmos no texto, precisamos explicar que “submissão” / “sujeitar-se” é sinal de vida cheia do Espírito Santo. (Ef 5.18).
De onde vem a autoridade? Ef 5.22; 6.1; 6.5.
De onde vem a autoridade? Ef 5.22; 6.1; 6.5.
Resposta simples e direta - “Vem de Deus” - ver Rm 13. os textos de efésios acima comprovam que maridos, pais e senhores recebem autoridade do Senhor, porque Ele (Deus), sabe que para ter ordem na sociedade alguns precisam estar revestidos de autoridade.
Como a autoridade deve ser exercida? Ver Ef 5.25; 6.4; 6.9.
Como a autoridade deve ser exercida? Ver Ef 5.25; 6.4; 6.9.
Essa é uma pergunta “central” para ter harmonia ! Essa autoridade precisa ter “amor e respeito” - o conceito é que essa autoridade nunca deve ser usada com egoísmo ou tirania, mas sempre em benefício dos outros. A grande questão é: “se essa autoridade é: Se Deus é quem constitui essas autoridades na sociedade, logo, eles são responsáveis diante de Deus, que as confiou a eles. Então, por isso, que paulo recomenda que o marido deve amar a esposa, como Cristo amou a Igreja Ef 5.25; que os pais não devem provocar os filhos a ira Ef 6.4; e que os senhores não devem viver ameaçando seus servos Ef 6.9. SUBMISSÃO NÃO É OBEDIÊNCIA CEGA! Pergunta - até onde as esposas, filhos e servos devem se submeter, obedecer? Até onde não for ordenado o que Deus proíbe e não for proíbido o que Deus ordena. precisamos ter equilíbrio, ou seja, até onde não envolva a desobediência a Deus. Atos 5.29 é uma referência interessante.
Marido e Mulher - 5.22-33
Marido e Mulher - 5.22-33
Alguns fatos entre homem e mulher -
Eles são iguais na criação - Deus deu ao ser humano domínio sobre a terra.
O homem e a mulher compartilham por igual da imagem divina. Gn 1.27 . E, na redenção, salvação Gl 3.28.
Homem e a mulher são complementares - Gn 2.18.
os fatos acima, servem para desmitificar a “suposta” inferioridade feminina. algo que a bíblia nunca ensinou. Paulo não é misógeno e nem machista!
Sobre a mulher - Larry Christenson sugere razões para o valor da submissão feminina:
meio de proteção - meio de poder espiritual para o lar. ou seja, se a liderança do marido reflete a de Cristo, a submissão da esposa à proteção e provisão de amor ficará bem mais fácil.
No caso do homem, amar a mulher como Cristo amou a Igreja é uma tarefa complexa - o que Paulo está dizendo ao marido é :
Ame sua mulher, sacrifique-se por ela; ame sua mulher, cuide dela; submeta-se ao Senhor perante ela; ame sua mulher, exerça autoridade com humildade.