Eu sei de um segredo

Estudo expositivo em Efesios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
O grande problema da Igreja primitiva era tentar juntar judeus e gentios na Igreja. Os judeus nao estavam interessados em receber a salvacao por meio do Evangelho enquanto que os gentios vinham de uma religiao pagas. Eles haviam enfrentado Israel inumeras vezes, foram instrumentos de Deus para disciplinar Israel e agora Judeus tem que estar juntos com seus inimigos na Igreja.
Deus havia chamado Israel para ser um missonario de sua mensagem e levassem a mensagem do unico Deus verdadeiro para todo o mundo, porem eles demosntraram grave deisnteresse pelas nacoes ao seu redor, decidiram nao se unir as nacoes pagas. Deus havia estabelecido duas metas para Israel, que fossem fieis e que disseminassem a mensagem de salvacao.
Deus entao faz uma nova criacao com a Igreja. A Igreja sera uma testemunha daquilo que Deus é. A Igreja viveria de forma fiel, pois Israel nao foi fiel, a Igreja vai ser uma agencia missionaria para disseminar a verdade do Evangelho.
Israel é colocada de lado de modo parcial dando espaco a Igreja. A Igreja é estabelecida no dia de Pentecostes e é sobre isso que Paulo escreve. Nos somos a nova humanidade
A Igreja vai ser composta de judeus e gentios. Inimigos. Pessoas que detestavam umas as outras. E Deus tem o interesse de atraves dessas pessoas trazer uma unidade.
A unidade é algo dificil. As pessoas estao completamente consumidas de si mesmas, sua autoimagem. Hoje vivemos num mundo onde a autoimagem da pessoa é criada nas redes sociais, ai elas se tornam imagens perfeitas, manifestando orgulho e mentira sendo quem nao sao.
As pessoas buscam curtidas, buscam serem definidas pelo numero de likes e compartilhamentos que recebem.
A unidade requer abrir mao. Unidade requer um certo tipo de amor. Eu nao posso ser despenseiro/diacono/ mordomo da unidade, se eu nao abro mao de mim mesmo. Se eu busco me satisfazer, ate mesmo as custas do meu irmao, estou deixando claro que nao há em mim espaco para a unidade.
A grande barreira na unidade para a unidade da Igreja. A IGREJA esta banhada com todas as doencas que vem do individualismo, as pessoas estao focadas em si mesmas. O que importa sou eu.
Como produzir uma Igreja unida, com pessoas que sao altruistas, que nao guardam rancores, que estao preocupadas mais com os outros do que consigo mesmos, que nao guardam amarguras, que nao produzem atitudes erradas contra os irmaos?
Esse é o desafio da Igreja.
Somente o FRUTO DO ESPÍRITO pode produzir isso. Pois o fruto do Espírito pode produzir isso.
Atualmente, todo mundo está em busca de jsutica social. Ninguem é contra o fato da sociedade querer experimentar jsutiça, mas o que temos visto hoje nao é justiça social. A justiça social é um problema a unidade da Igreja. As pessoas focadas em si mesmas, nunca terao um olhar de compaixao para o próximo, mas sempre uma língua julgadora.
Nos dias atuais temos confundido justica social com inveja coletiva. A inveja coletiva separa as pessoas, colocando umas como boas e outras como más. A invevja coletiva faz as pessoas cairem as lágrimas em suas oraçoes resgmungando da vida e da história de vida que Deus lhes concedeu (Deus eu nao gosto da minha vida, da minha prole, do meu passado sofrido, do futuro que eu nao vivi), esquecendo-se que estao falando com um Deus soberano. Deus definiu a história de cada um de nós. Ele nos trouxe até aqui.
Se voce tem raiva do seu passado, voce terá dificuldade de confiar em Deus para cuidar do seu futuro.
Paulo escreve agora para pessoas que estao em odio mortal uns dos outros.
O perigo de pessoas assim é que elas se organizam em grupos, inflamados com suas línguas afiadas pelas amarguras ou zombarias e colocam em risco a uniao da Igreja.
ST: Como Paulo traz judeus e gentios juntos?
O privilégio dado aos efésios de desempenhar um papel crucial como provas cósmicas da multiforme sabedoria de Deus, segundo a revelação do seu mistério por Paulo, deveria evitar que eles se sentissem envergonhados porque seu mentor era agora um prisioneiro
Pinto, C. O. C. (2014). Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. (J. C. Martinez, Org.) (2a Edição revisada e atualizada, p. 348). São Paulo: Hagnos.1. Suportando o dificil por causa do impossivel (v.1)
˜Por esta causa, eu paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus…
1.1. Paulo era prisioneiro em Roma.
Paulo fora entregue aos romanos pelas autoridades judaicas. Passou 2 anos presos, alem de ter enfretado um naufragio, uma picada mortal por uma vibora e duas vezes acoitado pelos Romanos. Agora é novamente prisioneiro, só que de Cristo. Paulo nao ve a vida pela perspectiva unicamente humana. Ele via a vida pela visao da soberania de Deus.
Eles nao precisavam se envergonhar da prisao de Paulo, pois o fato de Paulo afrontar o sistema romano era prova de que a pregacao de Paulo incomodava. A unica forma que os romanos acharam para silenciar Paulo foi lancando- o na cadeia.
Os homens sempre tentam calar as verdades indigestas que nao querem ouvir. Tentam calar a voz do Espirito santo que lhes atenta para nao pecarem. Tentam calar a voz do amor ao proximo. Tentar calar o chamado de Deus a virem pro culto, para oracao e buscam se distrair com o mundo. Por isso o mundo nos atrai, porque ele diz o que queremos ouvir.

A atual condição de Paulo como prisioneiro é resultado do seu compromisso com o papel de administrador do mistério de Deus para os gentios

Qual a nossa condicao frente ao resultado do nosso compromisso com Deus?
A tentativa de Paulo em unir a Igreja custou-lhe sua liberdade. Nós nao saberemos o que é a unidade da Igreja em Cristo, até que isso nos custe algo.
2. A administracao da Graca
a) Crentes precisam ter conhecimento do evangleho (v.2)
˜Se e que tendes ouvido..." No origial grego essa sentenca quer dizer ( Visto que, Posto que). Ou seja, Paulo tinha certeza que esses efesios ja conheciam o Evangelho. Mas agora precisam agir de acordo com o Evangelho.
Dispensacao: Chamado. Paulo chama a uma reflexao nesse ponto. Quem eram os efesios? Pessoas mortas em seus delitos e pecados. Separados de Deus, separados uns dos outros, do mundo e de si mesmos. O pecado nos separa daquilo que e importante. O pecado interrompe o fluxo de vida. O pecado nao traz alegria, mas diminui a força da vida (Gn 3.1-18).
B) Graca. A graca de Deus traz privilegios ao Apostolo Paulo. O primeiro privilegio e uma revelacao o segundo uma comissao missao).
Os privilegios que Deus nos da por sua graca nao sao motivos de luxo, sao motivos para compartilhamos com outros a mensagem que carregamos. SIgnifica que temos que manifestar generosidade se temos algo que o outro nao tem. Se temos paz, levamos paz, se amor, amor e se condiçoes, levamos provisao.
C) Misterio. (v.3)
Em portugues a palavra misterio quer dizer algo obscuro, oculto , enigmatico ou inexplicavel. Com certeza, nao e essa a ideia que o apostolo tem em mente aqui.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo O Mistério Revelado (3.1–6)

John Stott quando diz que no Cristianismo não existem “mistérios” esotéricos reservados para uma elite espiritual. Ao contrário, os “mistérios” cristãos são verdades que, embora estejam além da compreensão humana, foram revelados por Deus e, portanto, agora, pertencem abertamente a toda a igreja.

Ou seja, o que Deus quer que saibamos ele revelou na Escritura. Nao podemos culpar Deus pela nossa falta de leitura da Biblia e nossa apatia espiritual ou ate mesmo falta de disciplina.
Deus sempre revela seus misterios.
Paulo nao chegou ao conhecimento do misterio por sua inteligencia, mas porqu foi persuadido a crer nele em Jesus
D) O ministerio de Cristo. (v.4-6)
Unir sob o mesmo "teto"as pessoas mais improvaveis. Os gentios, antes sem esperanca. Gentios sao: Uma pessoa de um grupo etnico ou nacao nao aliada nem confiante no Deus de Israel.
Essa uniao mistica, ou seja a uniao dos gentios com Cristo esta ao alcance de todos.
A uniao ocorre com o sacrificio de Jesus. Cristo toma o lugar dos pecadores, se torna maldicao e pecado, encara a desuniao com Deus ("Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?") para que nos
Por que era necessario que eu me unisse a Cristo? Porque eu estava separado dele. Ou seja, Deus faz questao que pecadores se unam a Cristo para que recebam uma heranca.
Resumindo, podemos dizer que o mistério de Cristo é a união completa entre judeus e gentios por meio da união de ambos com Cristo. É essa dupla união, com Cristo e entre eles, a essência do mistério. Deus revelara esse mistério a Paulo (3.3), aos santos apóstolos e profetas (3.5) e aos seus santos (Cl 1.26). Agora, portanto, esse mistério é uma possessão comum da igreja universal
Lopes, H. D. (2010). Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (1a edição, p. 76). São Paulo: Hagnos.
Galatas (Capítulo 3)
29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
Mateus (Capítulo 8)
11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus
Ou seja, nao existem pessoas mais ou menos especiais. Nosso Deus trata a todos de forma igual. O homem nao tem mais valor que a mulher e vice versa. A grande alegria da vida deve estar no fato de se ter a CERTEZA de que Deus nos ama e nos salva porque Jesus se sacrificou em nosso lugar.
Quando lutarmos com as insegurancas da vida, precisamos lembrar que Cristo nos manteve protegidos ate o dia de sua morte e hoje nos protege, nos ama e prove todo o necessario para que aguardemos seu retorno.
Israel e uma sombra da figura maior que viria a ser revelada na figura COMPLETA da Igreja.
Israel foi chamado para receber bencaos temporais. A Igreja e chamada para receber bencaos espirituais.
Paulo nos mostra que a eleicao divina faz dos gentios iguais aos judeus. Para que nao haja preferencia (puxacao de saco) ele ensina que quando judeus e gentios creem no Evangelho eles sao feito povo de Deus.
3. A conclusao do misterio (v.7-13)
A) Paulo (v.7-8): O pequeno homem com um.
Paulo se ve como o menor (de pouca importancia) dos homens. Um diacono. Paulo é um pequeno homem com uma grande mensagem. O filho de deus é uma pessoa sem importancia, com uma mensagem importantissima. O nome Paulo quer dizer "Pequeno". I Corintios (Capítulo 15)
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.
O que importa é a obra e nao o obreiro.
O filho de Deus entende sua posicao como a de um principe que serve, nao um principe a ser servido.
Ha no coracao do filho de Deus o desejo de servir.
Tudo o que o apostolo faz a respeito do Evangelho ele o faz porque Deus o deu poder para fazer. Pregar o Evangelho nao depende so de palavras, depende tambem de poder.
St: Tres verdades sobre a missao de Paulo
B) Pregar aos inimigos (v.8)
Paulo prega aos judeus e aos gentios uma mensagem, o Evangelho da redençao.
A mensagem do Evangelho tem o seguinte resumo. Evangelho quer dizer "Boas novas".
Quais boas novas?
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (O Mistério Comissionado (3.7–13))
O que são essas boas novas?
1) ressurreição da morte do pecado; 2) libertação da escravidão da carne, do mundo e do diabo; 3) entronização vitoriosa com Cristo nas regiões celestiais; 4) reconciliação com Deus; 5) reconciliação uns com os outros — o fim da hostilidade, a derrubada do muro da inimizade; 6) o ingresso na família de Deus; 7) a herança gloriosa em Cristo no novo céu e na nova terra.
Essas riquezas sao insondaveis. Assim como o mar, ou a imensidao da terra. Ou seja, os filhos de Deus nao precisam viver como mendigos , amargurados e inseguros.
ST: Como viver pelas boas novas?
C) A nova criacao mostra a sabedoria de Deus (v.9-12)
1. A nova criacao (v.9).
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo O Mistério Comissionado (3.7–13)

No versículo 8, a mensagem de Paulo é Cristo; no versículo 9, a mensagem de Paulo é a igreja. 3) Paulo dirige seu ministério, no versículo 8, aos gentios e, no versículo 9, a todos os salvos sem distinção. Por isso Paulo menciona que o Deus que criou o Universo agora começou uma nova criação, a igreja, e, um dia, a completará. No final, Deus unirá todas as coisas em Cristo e debaixo de Cristo (1.9,10).

A Igreja é fundada no Pentecostes (At 2.1)
A Igreja é o novo modelo da criacao. É pela Igreja que uma nova história de resgate alcanca o ser humano. A igreja une pessoas diversas/diferentes para um único propósito.
A Igreja é a Ekklesia (Os chamados para fora. É a comunidade dos eleitos que Deus chama para fora do mundo). Ela existe por causa de Cristo e sua obra.
Agostinho disse que a Igreja é corpo misto, pois ela é visível e invisível. (explicar as diferencas). O Senhor conhece os que lhe pertencem.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (2Tm 2.19). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
A Igreja é Santa (porque é consagrada a Deus) católica (universal, para todos), Apostólico (Fundamentada sobre a doutrina dos apostolos.
no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Ef 2.21). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Paulo fala sobre manifestar a dispensacao. A ideia do apostolo é dizer que Deus agora esclarece, iliuminando as mentes escuras e os coracoes mortos. É como expor algo ao sol do meio dia. O objeto ficará calrissimo.
Satanas tenta cegar o entendimento disseminando intrigas nos coraóes, fazendo os coraçoes crerem na justiça própria quando na verdade deveriam estarem amando uns aos outros.
2. A Igreja é prova da sabedoria de Deus (v.10)

O mistério de Deus de dar livre acesso a si mesmo a todos os homens por meio da fé em Jesus faz dos crentes provas cósmicas da sabedoria divina

O evangelho traz liçoes aos seres espirituais. A igreja como uma comunidade multirracial e multicultural é, portanto, como uma bela tapeçaria. Seus membros vêm de uma vasta gama de situações singulares. Nenhuma outra comunidade humana se assemelha a ela. Sua diversidade e harmonia são sem igual. É a nova sociedade de Deus.
Lopes, H. D. (2010). Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (1a edição, p. 80). São Paulo: Hagnos.
A Igreja é um palco, o mundo o cenário e os anjos sao os espctadores. Eles são os espectadores do drama da salvação. “A história da igreja cristã fica sendo uma escola para os anjos.” Por meio da antiga criação (o Universo), Deus revelou sua glória aos seres humanos. Por meio da nova criação (a igreja), Deus revelou sua sabedoria aos anjos. Os anjos olham fascinados ao ver judeus e gentios sendo incorporados na igreja como iguais.
Lopes, H. D. (2010). Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (1a edição, p. 81). São Paulo: Hagnos.
Teologia Concisa: Um Guia de Estudo das Doutrinas Cristãs Históricas Igreja: Deus Insere Seu Povo em uma Nova Comunidade

O Novo Testamento admite que todos os cristãos desejam ter comunhão na vida de uma igreja local, reunindo-se para adorar (Hb 10.25), aceitando sua orientação e correção (Mt 18.15–20; Gl 6.1) e participando de seu trabalho de testemunhar. Os cristãos desobedecem a Deus e se empobrecem ao se recusarem a unir-se a outros crentes, quando há uma congregação local à qual possam pertencer.

D) As bencaos da Igreja. (v.12)
Cristo é o cabeça da Igreja. Manifestamos nosso amor a Cristo ao participarmos ativamente da Igreja.
Compreender o que é a Igreja nos traz tres vantagens
a. Ousadia. é ausência de barreira e de medo. A palavra grega parresia, “ousadia”, quer dizer expressar-se com liberdade. Refere-se a uma ausência de temor, de timidez ou de vergonha de se aproximar de Deus (16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Hb 4.16). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.)
Lopes, H. D. (2010). Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (1a edição, p. 81). São Paulo: Hagnos.
b. Acesso. “acesso” aponta para o fato de que tanto judeus como gentios têm acesso ao Pai em um Espírito porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Ef 2.18). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Lopes, H. D. (2010). Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (1a edição, p. 81). São Paulo: Hagnos.
c. Fé. A forte confiança em Cristo. O relacionamento com Cristo, conhecer Cristo, experimentar a Cristo. Viver para Cristo e como Cristo.
Em outras palavras, pela fé em Cristo, temos acesso livre a Deus e somente assim temos acesso a Deus.
E) A Igreja avança independente das dificuldades (v.13)
Independente de ser pequena ou grande, a Igreja avançará se ela honra a Cristo.
Independente do que estamos vivendo, a Igreja de Deus avançará.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (O Mistério Comissionado (3.7–13))
Se o nosso sofrimento traz glória para os outros, bendito seja Deus!
Aplica
Related Media
See more
Related Sermons
See more