UNIDOS COM CRISTO EM SUA MORTE, RESSURREIÇÃO E GLÓRIA
Sermon • Submitted
0 ratings
· 246 viewsNotes
Transcript
Colossenses 3.1–4
Colossenses 3.1–4
(RA)1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
INTRODUÇÃO
O capítulo 3 introduz a parte prática da Epístola.
Até aqui vimos:
— Saudação: 1,1–2.
— Ação de graças: 1,3–8.
— Oração pelos Colossenses: 1,9–14.
— A preeminência de Cristo e a mensagem do evangelho: 1,15–2,23.
— A preeminência de Cristo e a vida do cristão: 3,1–4,6.
— Conclusão: 4,7–18.
Nestes versiculos introdutórios do capítulo 3, Paulo deseja ensinar acerca de algo poderoso que acontece na conversão do pecador; isto é, ele tornar-se nova criatura.
A conversão traz indícios de mudança de vida percebidos no mundo físico, mas algo mais e muito mais poderoso acontece no mundo espiritual.
Desta forma os crentes não podem considerar a conversão ao evangelho de Cristo como algo comum, mas um evento extremamente poderoso que transformará suas vidas aqui e na eternidade.
Sendo assim, todos aqueles que passam pela conversão vivem em conflito daquilo que chamamos de já, ainda não, traduzido da expressão inglesa already, not yet.
O que ´e o already, not yet, já, ainda não?
Aqueles que foram salvos por Cristo pela regeração do ES, arrependimento de seus pecados e fé no Senhor Jesus, foram justificados por Deus, e para Ele já se encontram salvos com Cristo nos lugares Celestiais. No entanto, ainda estão vivendo nesta vida e lutando contras suas inclinações pecaminosas e fraquezas carnais.
Por isto impera sobre os crentes o desafio da santificação, que envolve esforço pessoal e dedicação. Por isso Paulo diz:
buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
O texto ensina que todo o processo no qual Jesus passou na sua morte, ressurreição e na glorificação, os salvos em Cristo também passaram com ele. Neste caso, fomos unidos com Cristo em sua morte, ressurreição e glorificação.
TEMA: UNIDOS COM CRISTO EM SUA MORTE, RESSURREIÇÃO E GLÓRIA
UNIDOS COM CRISTO EM SUA MORTE
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Na morte de Cristo o crente morre para o pecado e a escravidão que ele impunha sobre sua vida.
Embora o crente ainda peque e seja pecador, não é mais escravo do pecado e tem condição dada por Deus para dizer não ao pecado, pois nele há uma nova natureza.
Nossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus - Ou seja, nosso senhor não é mais Satanás, ou nossos desejos carnais ou o mundo, mas é Deus.
Este senso de pertencimento ao Senhor é aguçado a medida em que nossa busca e nosso pensar estão voltados nas coisas lá do alto.
Isto não significa isolar-se deste mundo, mas viver nele interpretando-o à luz da vontade de Deus e de sua Palavra.
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
2Coríntios 5.18–21 (RA)
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
UNIDOS COM CRISTO EM SUA RESSURREIÇÃO
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,
Quando Cristo deixou o túmulo, sua ressurreição deu o golpe fatal na maior inimiga que o pecado gerou para nós que é a morte.
Sem a ressurreição de Cristo a morte reina sobera e tem vitória sobre todos os seres vivente que também são chamados de mortais.
Mas a ressurreição de Cristo muda o cenário. Destrona a morte e liberta juntamente com ele os salvos pelo seu sangue.
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
UNIDOS COM CRISTO EM SUA GLÓRIA
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
Cristo já vive em um estado de glória
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Os salvos em Cristo pra Deus ja desfrutam da glória
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Mas ainda aguardamos o tempo em que virá. O ainda não, que será em nossa partida desta vida ou a segunda vinda de Cristo
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
CONCLUSÃO
TEMA: UNIDOS COM CRISTO EM SUA MORTE, RESSURREIÇÃO E GLÓRIA
UNIDOS COM CRISTO EM SUA MORTE
UNIDOS COM CRISTO EM SUA RESSURREIÇÃO
UNIDOS COM CRISTO EM SUA GLÓRIA
APLICAÇÃO
Não se deixe escravizar pelo pecado, Cristo já te deu condição e as armas pra combatê-lo e derrotá-lo
A morte para o Cristão não é o fima, mas o glorioso começo
Embora não mereçamos somos cooparticipantes da glória de Cristo
Vivamos como cidadãos do céus
I IPB OPO 08/12/2021
