O REI QUE DIVIDIU A HISTÓRIA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

O REI QUE DIVIDIU A HISTÓRIA

Referência: Lucas 2.1-20
ICT- Jesus nasceu em Belém durante um recenseamento, foi posto em uma manjedoura e anunciado pelos anjos aos pastores.
TESE- Jesus é o Rei prometido, que nasceu na plenitude dos tempos em humilhação, a fim de nos salvar.
PROPÓSITO BÁSICO- DOUTRINÁRIO/EVANGELÍSTICO
PROPÓSITO ESPECÍFICO- Ensinar os crentes sobre a doutrina de Cristo e persuadir os descrentes a crer no Cristo nascido.

INTRODUÇÃO

Quando os reis tinham filhos homens eles anunciavam nas ruas e nas praças. Grandes banquetes eram feitos. O Rei dos Reis nasceu de uma forma diferente.

ELUCIDAÇÃO

O nascimento do Messias se Deus nos tempos de César Augusto. Depois de 400 anos de Silêncio Deus revelou seu Filho. Nasceu de uma virgem, mas foi recebido por José como Filho.

TEMA- O REI QUE DIVIDIU A HISTÓRIA

PERGUNTA SERMONÁRIA- QUEM É ESSE REI?

1º ELE É O SENHOR DA HISTÓRIA (V.1-5,11)

TEXTO
Os versículos 1 a 5 trazem algumas informações importantes quanto ao momento do acontecimento do nascimento de Jesus. O imperador de Roma, Augusto, convocou um recenseamento, que era um alistamento de todo cidadão dentro do império. O alistamento consistia em que todo cidadão voltasse a cidade dos seus antepassados para um maior controle da população. José estava morando na cidade de Nazaré que ficava na Galileia, mas sua cidade era Belém, que ficava nas regiões de Judá, próxima a Jerusalém.
O fato é que o nascimento do Senhor Jesus não poderia ser em Nazaré ou em qualquer outro lugar de Israel, mas deveria ser em Belém, esse era o propósito de Deus, os profetas anunciaram que o Rei Salvador nasceria na cidade de Davi que era Belém. A promessa era que o Rei viria da descendência de Davi. O versículo 4 destaca que José era da descendência de Davi, por isso ele alistou-se na cidade de Belém. Até o anúncio dos anjos aos pastores tem um destaque sobre a cidade no versículo 11 que afirma que o Cristo, o Senhor, nasceu na cidade de Davi, os anjos estão declarando aos pastores que se cumpriu a promessa de Deus que enviou seu Rei ao mundo.
Até outro relato dos Evangelhos mostra que todos esperavam que dali procedesse o nascimento do Messias, quando o rei Herodes buscou matar o Senhor Jesus quando era criança, ele questionou as autoridades dos judeus sobre onde deveria nascer o menino, e eles responderam com base no que escreveu o profeta Miquéias que de Belém viria o Rei de Israel.
Mas como ele poderia nascer em Belém se sua família estava morando em Nazaré, que era do outro lado de Israel? Nazaré ficava a cerca de 130 quilômetros de Belém, não havia outro transporte a não ser a pé ou montado em um animal, geralmente um jumento. Como transportar uma mulher grávida com nove meses de gestação, quase a ponto de dar à luz? Era uma coisa muito arriscada para a época. Era necessário um motivo muito grande para José levar Maria até Belém em condições como aquelas.
Mas Deus providenciou todas as condições para que o nascimento do seu Filho acontecesse como ele ordenou em sua Palavra. A história se encaminhou perfeitamente para receber o seu Senhor. Jesus não nasceu em um momento qualquer da história, ele nasceu em um momento muito importante. O império Romano havia dominado praticamente todo o mundo da época, quase todas as nações da África, Europa e Ásia estavam sob o poder dos romanos, Israel estava debaixo do poder dos Romanos.
Se estabeleceu uma paz mundial em todo império, conhecida por Pax Romana, não haviam mais guerras ou disputas por territórios, porque Roma dominou sobre tudo. Isso possibilitou um grande desenvolvimento daquelas nações, grandes obras da engenharia foram construídas, grandes estradas foram abertas, o que facilitou o deslocamento entre grandes distancias, tanto naquele momento, como depois para que o Evangelho se espalhasse por todo o mundo.
Deus, então, usou o imperador César Augusto para estabelecer esse recenseamento que obrigava todos os cidadãos a voltar a cidade de seus antepassados. E cumprindo um dever como cidadão, José foi até Belém, para que ali nascesse o Rei da Glória. A história dos homens se cruzou com a eternidade naquele momento. Ele não nasceu em qualquer momento da história, ele nasceu no que o apóstolo Paulo chamou de “A plenitude do tempo”. Toda história caminhou até ali, tudo convergiu para que aquele momento acontecesse. Aquele era o momento mais aguardado de toda história da humanidade.

ILUSTRAÇÃO

A história recebeu homens muito poderosos, como Alexandre o Grande, os imperadores Romanos, como Júlio César, Napoleão Bonaparte, Stalin, Lenin e Adolphe Hitler. Todos com a pretensão de eternizar seu nome na história. Mas Cristo não precisou dessas artimanhas, ele é o Senhor da história.

APLICAÇÃO

A história é serva de Cristo, ele não está limitado a história, ele é o Criador da história. Isso deve nos fazer glorificar a Cristo. Cristo é o centro da história, a história não existe por causa do homem, ela existe por causa de Cristo, ele é a pessoa mais importante da história. Porque nós não servimos a um Deus limitado ao acaso, que age por causa do destino. Nós servimos a um Deus que é soberano e controla todas as coisas conforme sua própria vontade.
Não somos nós que ditamos nosso destino ou fazemos nossa história, nós não vivemos por sorte. Isso deve nos dar alegria e segurança em Deus, porque nossa vida está no controle absoluto do Senhor Jesus.
Devemos também confiar nas promessas de Deus, porque assim como ele moveu a história, assim como usou até ímpios para abençoar seu povo e cumprir suas promessas, assim ele faz conosco hoje, nós que somos seu povo.
O Senhor do tempo prometeu que viria a primeira vez e cumpriu sua promessa. Todo o tempo convergiu para que isso viesse acontecer. Ele prometeu que voltaria e o tempo já mostra os sinais. Devemos estar preparados esperando. Ele veio para salvar, mas voltará como um Rei para julgar o mundo. Ali toda história chegará ao fim.

2º ELE É A MAIOR CONTRADIÇÃO DA HISTÓRIA (V. 6-7,12,16)

TEXTO
Nestes versículos encontramos um fato muito contraditório, como já mencionamos antes, de acordo com as profecias, o Rei de Israel deveria nascer em Belém, por ele ser da descendência de Davi. O Evangelho segundo Mateus, mostra que através de José marido de Maria, Jesus era descendente direto do grande Rei Davi, teólogos afirmam que da mesma forma, Maria também seria da descendência de Davi. Isto implica, que o Senhor Jesus era por direito o verdadeiro rei de Israel. A promessa de Deus dada a Davi é que jamais faltaria sucessor que ocupasse seu trono.
Cristo nasceu como cumprimento das antigas promessas feitas a Davi, ele era o Rei de Israel por direito. Além de Rei de Israel, ele é Senhor do Universo, ele fez todas as coisas pela Palavra do seu Poder, ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele nada do que foi feito se fez. Por direito de criação ele é o Rei de todas as coisas.
Mas é aqui que encontramos a maior contradição de toda história. Onde se esperaria que o Rei do Universo nascesse? Talvez na nação mais poderosa e rica da terra? Mas não, ele nasceu em uma terrinha pequena, a menor de todas, chamada Israel, dominada por outras nações. Talvez se esperasse que ele nascesse na maior e mais famosa cidade de Israel, Jerusalém, mas não, ele nasceu na menor de todas as cidades, uma vilazinha chamada Belém.
Talvez o Rei esperado tivesse um palácio recém construído, preparado para seu nascimento. Mas não, ele nasceu em um estábulo, um curral preparado para os animais, porque não havia lugar para ele na hospedaria da cidade, talvez porque estivesse cheia, ou porque o dono da hospedaria não quisesse recebe-los. Ele não foi colocado em um berço de ouro como os príncipes, mas em uma manjedoura que servia de cocho para os animais e ali foi enrolado em faixas. Ele não foi saudado por nobres e príncipes, ele foi saudado por pobres pastores que estavam cuidando de suas ovelhas nos campos.
Ninguém olharia para aquela simples criança e diria que ela era o Rei de Israel, e jamais o Rei do Universo. Mas por que ele nasceu em tão grande pobreza e simplicidade? Não foi como muitos afirmam, simplesmente para se parecer com os pobres por amar a eles. Mas aqui está o maior mistério do Cristianismo, a encarnação e a humilhação do Verbo de Deus. Quando o Senhor de todo Universo deixa sua Glória juntamente com o Pai e se faz homem como cada um de nós, com toda sua fraqueza. Como um bebe dependente de seus pais para tudo.
O Criador se fez fraco e pequeno como uma de suas criaturas, para viver uma vida de humilhação do seu nascimento até o seu destino cruel morrendo em uma cruz para salvar seu povo. Ele fez isso com um propósito que seu povo não entendeu, e até seus discípulos tiveram dificuldade de entender, ele veio para mostrar que seu Reino não era apenas um reino humano e passageiro, transitório como os demais reinos da terra. Mas ele fez isso para mostrar que seu Reino era espiritual e Eterno. Só há uma Palavra que expresse essa atitude de Deus por nós: Amor!

ILUSTRAÇÃO

William Carey, o sapareito que deu a vida pela índia. Grande Contradição!
Bruce Olsen, “Por Esta Cruz te Matarei”. O formigueiro e o Motillone.

APLICAÇÃO

Ele se fez a maior contradição da história por amor a nós. Assim como diz João 3.16, assim foi o amor de Deus por nós. Você então precisa tomar uma decisão, crer em Jesus Cristo. Porque somente pela fé nele você pode desfrutar desse maravilhoso amor de Deus. A benção da salvação é dada aqueles que abrem mão da sua vida para seguir a Cristo.
Você precisa parar de colocar seu coração neste mundo e nas coisas deste mundo. Não busque construir um reino para você neste mundo, porque o Reino de Deus é eterno e ele já está pronto, preparado por Cristo para você.
Você que já faz parte do Reino de Cristo, mas tem colocado seu coração neste mundo, lembre-se sempre que seu Reino é eterno, ele não pode ser comprado por todo dinheiro deste mundo. Que seus olhos estejam sempre naquilo que é eterno.
Ele se fez a maior contradição da história por amor a você, Ele sendo Deus se fez o menor dos homens por amor a você. Este é o momento de refletir sobre qual resposta você tem dado ao amor de Deus por sua vida. Você tem vivido de modo digno do amor de Deus, grato ao que Cristo fez? Esse é o momento de arrependimento.

3º ELE É A MAIOR E MELHOR NOTÍCIA TODA HISTÓRIA (V. 8-20)

TEXTO
Diante do aparecimento do anjo os pastores ficaram perturbados, eles não esperavam que em uma noite como aquela pudessem ter uma visão tão majestosa. A glória de Deus brilhou de tal forma ao redor deles que pensaram ser consumidos por Deus. Mas no versículo 10 eles são tranquilizados pelo anjo que disse ter uma boa-nova, ou uma boa notícia. Observe como a frase está construída, o anjo afirmou que seria uma boa notícia para todo o povo. De acordo com a maioria dos comentaristas bíblicos a expressão “Todo o povo”, não se refere apenas ao povo de Israel. Em todos os escritos de Lucas, que foram registrados principalmente para não judeus, essa expressão tem o sentido que inclui todos os povos.
Ou seja, a boa notícia que o anjo tinha para anunciar era motivo de grande alegria para todas as nações da terra. Era a maior notícia que os homens tinham para receber, e também era a melhor, pois era motivo de grande alegria. O anjo então explica no versículo 11 qual o motivo de tão grande alegria: A grande notícia que eles tinham para dar era Cristo. Cristo é a Boa-Nova de Deus anos homens, ele é a grande notícia.
Ele usa algumas palavras em sua notícia, primeiro ele diz que nasceu o Salvador, e essa é a expressão gloriosa para eles, porque o anjo anunciou a graça de Deus para os homens que estavam condenados pelos seus pecados, pois nasceu aquele que veio para salvar seu povo dos pecados deles. A segunda expressão é Cristo, que significa Messias, ou ungido. É o que foi escolhido e enviado por Deus para fazer sua obra, como o Rei que era ungido para reinar, Cristo era o ungido de Deus para reinar sobre seu povo. E por último diz que nasceu o Senhor. Essa expressão é usada em quase todas as vezes na Bíblia como referência a Deus que é o Senhor do seu povo.
Como já citamos antes, o nascimento de Jesus não foi anunciado aos nobres de Israel ou a homens de posição, mas foi anunciado a pobres pastores que estavam em redor de Belém guardando seus rebanhos nos campos. Quem eram aqueles pastores? Eram homens humildes, mas que estavam marginalizados na sociedade, aquele tipo de trabalho não era considerado um trabalho digno, ele era considerado também um trabalho impuro. Aqueles homens não podiam se apresentar no templo para adorar a Deus porque eram considerados sujos.
Eles também não gozavam de boa reputação, porque a fama dos pastores de ovelhas era de que eram ladrões e levavam tudo o que encontrassem nos campos. Por isso, eles não podiam depor como testemunhas em um julgamento. Seu testemunho não era válido por causa da moral deles. Mas foi a esses homens que Deus revelou sua Glória por meio de um anjo que anunciou o nascimento de Jesus. Eles viram uma grande multidão de anjos louvando ao Senhor pelo que havia feito. Os primeiros que ouviram sobre a chegada do Rei não foram os poderosos, mas os humildes.
Aqueles pastores foram os representantes da humanidade diante dos anjos, eles que não eram merecedores, eram impuros, sujos, que não podiam se chegar a Deus, assim como toda humanidade caída em seus pecados, mas receberam a boa notícia de Deus que veio ao mundo para salvar os pecadores dos seus pecados.
Aqueles pastores provavelmente eram os responsáveis por fazer uma tarefa muito importante em Israel. Eles guardavam os cordeiros que eram oferecidos em sacrifício ao Senhor no Templo de Jerusalém. A cidade de Belém ficava a 8 Km de Jerusalém, era muito próximo. E não havia em toda região campos apropriados como os de Belém para guardar os rebanhos que eram oferecidos no templo diariamente. Por isso, muitos pastores eram contratados para cuidar desses rebanhos. Se estes eram os pastores que cuidavam dos cordeiros que eram sacrificados ao Senhor, eles receberam a grande notícia de que seu trabalho havia chegado ao fim, pois nasceu o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo uma vez por todas.
Não havia lugar melhor para a chegada dessa notícia que Belém que significa a casa do pão, pois naquela noite nasceu o Pão da Vida que alimenta a todo homem, e o que dele come jamais terá fome.

ILUSTRAÇÃO

Há um tempo assisti um filme que contava a história de um rapaz que estava separado de sua família em um momento de guerra. Esse rapaz já estava tirando a paciência de seus companheiros porque ele passava o dia inteiro com o rádio ligado esperando boas notícias a respeito de sua família, e não sossegava enquanto não soubesse que estavam todos bem.
Em tempos como os nossos, de tanta insegurança, violência e dificuldades, vivemos como se esperássemos uma notícia boa, apenas uma notícia boa. O ser humano tem vivido assim, aguardando algo que possa trazer esperança ao seu coração angustiado em tempos de tanto desespero. O ser humano aguarda ansiosamente uma redenção para esse caos que está o mundo.

APLICAÇÃO

Mas nós que somos crentes no Senhor Jesus Cristo precisamos atentar que não precisamos mais aguardar essa notícia. Porque a Boa-Nova de Deus para nós já nos foi dada há dois mil anos por meio do Senhor Jesus Cristo. Nós não precisamos mais buscar motivos de alegria neste mundo, porque nós recebemos a maior alegria que o homem pode receber, nós fomos religados a Deus por meio de Cristo. Nós somos de fato o povo mais feliz da terra porque alcançamos a bondade de Deus por meio de Cristo Jesus.
Você precisa divulgar esta notícia como os pastores saíram avisando a todos os que tinham ouvido e visto, assim deve ser você que viu o poder de Deus por meio de Jesus Cristo. Deus confiou a pessoas sujas como você e eu a tarefa de levar esse Evangelho.
E você que ainda tem buscado felicidade neste mundo, procurando algo que possa trazer paz ao seu coração, somente em Jesus Cristo você pode encontrar felicidade. Pare de procurar, Cristo já veio.
CONCLUSÃO
O Rei nasceu de modo diferente. Mas era o grande Rei. Ele veio para salvar a você dos seus pecados. Ele se fez homem por amor a você, ele morreu numa cruz. Agora se arrependa dos seus pecados e se entregue a esse Rei. Ele virá, não mais como um bebezinho, mas virá com poder e Glória. Você precisa se entregar a ele!
Related Media
See more
Related Sermons
See more