Concursado: Fiscal da vida alheia
Dez Mandamentos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 20
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
16 לֹֽא־תַעֲנֶ֥ה בְרֵעֲךָ֖ עֵ֥ד שָֽׁקֶר׃
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Uma vez alguém mandou uma criança pegar um travesseiro cheio de penas, levar para o alto de uma montanha, abrir um buraco nele e jogar todas as penas para o ar. O vento levou essas penas para todos os lados, para muito longe. Então, a pessoa disse para a criança: “agora, vá, e junte todas as penas e ponha-as de volta no travesseiro”. A criança olhou espantada e disse: “Não vou conseguir fazer isso! Não dá! Nem sei pra onde as penas foram, algumas ainda estão voando, não posso recolhê-las de volta!” E a pessoa lhe ensinou uma lição: “é isso o que acontece com as fofocas que contamos!”
Anglada, Paulo; Anglada Davis, Karis. Os Dez Mandamentos: Estudos Devocionais para Crianças (pp. 137-138). Edição do Kindle.
Como é possível que um órgão tão pequeno como a língua seja capaz de causar tamanha destruição?!
É bem provável que esta pergunta retórica seja tema de tese de doutorado, afinal, este tipo de trabalho acadêmico exige conhecimento profundo e esforço acurado.
Dentro das leis morais dadas por Deus no Monte Sinai, o nono e penúltimo mandamento ordena o guardar a língua contra o próximo. Apesar de conter apenas 8 palavras em nossa tradução ARA, em uma rápida exegese é possível observar o quão distante estamos do cumprimento desta ordem.
ASPECTOS IMPORTANTES:
Não rotular pessoas - O leproso
Pronto para ouvir, tardio no falar.
Brincamos com a mentira: Fulano fez isso. Beltrano falou aquilo. Ciclano agiu assim… ainda que de “brincadeira em tom depreciativo”...
a) Políticos “bandidos”
b)