Uma Visão Equivocada da Palavra de Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

João 5.10-18

10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. 11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. 12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. 15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Introdução: Meditamos nesse aniversário sobre como igreja retornarmos às raízes e hoje, segundo domingo de dezembro, comemoramos o dia da Bíblia. Mas será que realmente temos nos voltado para a Palavra de Deus como de fato ela requer de nós, fazendo dessa forma um retorno verdadeiro às raízes do Evangelho?
Temos uma visão equivocada da Palavra de Deus quando nos tornamos insensíveis ao Seu agir - Vs 10-12: “10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. 11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. 12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?”
Não enxergamos as ações de Deus a nossa volta e em nossas vidas;
Temos um sentimento odioso, que busca o mal e não o bem. Aqueles homens queriam saber quem havia curado o ex-paralítico não para agradecer, mas para punir por conta da observância religiosa e seca da Palavra de Deus.
2. Deus age em nós graciosamente - Vs. 13: “13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar.”
Mais uma vez testemunhamos gotas de demonstração da Graça do Senhor que nos abençoa sem que mereçamos e o conheçamos bem.
3. Graça não é permissão para pecar - Vs. 14: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.”
A lei do Senhor é cumprida em Cristo. Ele nos salva e abençoa por Sua Graça, mas ressalta que devemos obedecer às Suas diretrizes deixadas em Sua Palavra, pois às consequências do pecado são piores do que qualquer coisa.
4. Continuamos a ter uma visão equivocada da Palavra de Deus quando nos aprimoramos no ato de pecar - Vs. 15-18: “15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”
Não adianta estar perto da Lei de Deus se o nosso coração é assassino;
A cegueira e dureza espiritual nos afastam de Deus, mesmo se somente lermos a superficialmente a Sua Palavra.
Aplicação:
Apenas ler e conhecer a Bíblica não significa necessariamente que verdadeiramente temos voltado às raízes do Evangelho em obediência a Deus.
A insensibilidade espiritual nos impede de vermos o agir de Deus.
Deus é misericordioso conosco e não entendemos o Seu agir gracioso para com as nossas vidas.
Ser alcançado pela Graça de Cristo não significa que temos permissão para pecar.
Se não houver um retorno para Deus verdadeiro, corremos o risco de nos aprimorarmos na prática do pecado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more