Alianças Quebradas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Malachi 2:10–16 RA
10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? 11 Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. 12 O Senhor eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao Senhor dos Exércitos. 13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. 14 E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
INTRO: A temática do divorcio parece estar cada vez mais normal da vida das pessoas no mundo. Quando no passado era considerado quase que uma tragédia, hoje em dia é normal, natural, motivado por coisas absurdas e pequenas. No texto em apresso, nós vemos a situaçao do povo de Deus com famílias quebradas por causa da atitude dos judeus para com o casamento, chamado no texto de aliança. Agora, o tema do livro de Malaquias é o desprezo ao culto do Senhor, e as consequências causados por isso. A ligação que podemos fazer no texto de hoje, é que, quando o relacionamento com Deus não é prioridade no casamento, na família, nos relacionamentos, o resultado não tem como ser bom. O divorcio é uma realidade grande hoje. Parece que é normal. Devemos olhar para o divorcio como um desprezo das lei de Deus.

I - Desprezo pela Aliança (v. 10-14)

Os judeus estavam claramento quebrando a aliança com Deus ao oferecer sacrifícios indignos do Senhor em seus cultos. (Ml 1.6-7) Isso não era de fato o problema, mas um resultado de um coração afastado do Senhor.

QUANDO NOSSO CORAÇÃO ESTÁ LONGE DO SENHOR, NOSSAS AÇÕES SÃO COMO SINTOMAS DE UMA DOENÇA.

A Bíblia diz que é do coração de procedem os maus desejos (Mt 15.19) .
Matthew 15:19 RA
19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.
Quando o Espírito Santo começa o trabalho de limpeza na nossa vida, a primeira coisa a ser feita é a nossa criação. É nascer de novo. É trabalhar na causa do problema humano, que é o pecado impregnado em nossa vida. Muitas vezes queremos resolver os problemas os sintomas da nossa doença e não tratamos o real problema. Muitos tentam esconder os sintomas adotando uma vida “religiosa” ilibada, mas não signifca que foram “sarados”.
1.1 - O Problema (v.10;14)
Dois pecados são expostos aqui na acusação que Deus faz conta o povo. Casamentos mistos e divorcios.
A) Casamentos mistos (e se casou com a filha de deus estranho v.11b) - A prática de casar fora da sua raça, nacionalidade ou religião. Eram casamentos feitos com mulheres ou homens de outros povos. A principal dificuldade era que eles adoravam outros deuses. Isso era claramente proibido na Lei de Deus. Dt 7.3-4
Deuteronomy 7:3–4 RA
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.
As implicações dessas ações estão no texto - A influência dos conjuges pagães iria levar os judeus a adorar outros deuses. Na Bíblia temos exemplos assim:
Ilustração: Salomão (1Rs 11.1-4)
1 Kings 11:1–4 RA
1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. 3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
Mas em resumo Deus proíbe o casamento mistos.
a) Uma outra questão que fica clara é a visão de deus sobre isso. Casamentos mistos poluem o Santuário.
1 Corinthians 6:19 RA
19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
B) Desprezo das Mulheres Judias (testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal v. 14)
Uma outra prática que os judeus estavam tendo era se divorciar das suas mulheres judias para ir atrás dessas mulheres pagãs. O texto fala sobre deslealdade. A prática do divorcio para Deus não era algo normal ou tranquilo. O Senhor Jesus Cristo diz que a prática do divorcio consta na Lei de Moises por causa da dureza do coração dos homens. Não foi planejado assim. A Bíblia diz em Gn 2.24:
Genesis 2:24 RA
24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
O Senhor Jesus afirma para os entendidos da Lei, não separe o homem o que Deus uniu. Mas nós sabemos que a dureza do coração do homem leva a essas coisas.
Visão sobre o divórcio.
O motivo que os judeus estavam tendo para “repudiar” as suas esposas não eram os motivos elencados na Lei de Moisés. Era mero caprixo. Destruiam suas famílias para andar atrás de rabo de saia.
Ilustração: Aconselhamento com pai de família.
1.2 - O Resultado (v.12 e 13)
O resultado dessa situação é apresentado em dois momentos:
a) Destruição (v.12) - Quando o casamento chega ao fim, nada de bom é tirado dai. Corações machucados, filhos frágeis emocionalmente, brigas, etc. Deus detesta o divorcio.
b) Sofrimento (v. 13) - Todos que estão envolvidos em um processo de divorcio acabam sofrendo juntos.
c) Nada vai pra frente (v. 13) - Até as ofertas dos homens que faziam isso eram rejeitadas por Deus.

II - Quebra da Aliança

A prática dos judeus não era a doença, somente os sintomas. A doença estava empregnada mais lá no profundo interior. Os judeus estavam transgredindo toda sorte de Leis do Senhor e esta era somente mais uma. O problema maior era o seu coração longe de Deus. No texto nós vemos que Deus é a pessoa mais revoltada com a situação. É contra Ele que o pecado é cometido. Ele diz que Judá profanou o santuário do Senhor. Não só o apresentar ofertas desprezíveis desagrada a Deus. Atitudes contrárias a sua Palavra provocam a ira de Deus.
A aliança maior que os judeus estavam quebrando era a aliança com Deus. Para entendermos isso precisamos olhar para a ilustração familiar que Deus usa para fazer o povo entender o Seu sentimento.
Malachi 2:11 RA
11 Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.
a) Deus é Pai - A Bíblia apresenta em inumeros momentos Deus como Pai. Ao chamar a atenção do povo sobre os casamentos mistos, Ele usa a figura do Pai para dizer para o povo: “Vocês estão desprezando a minha paternidade”. Como eles estavam fazendo isso? Desprezando as filhas de Deus.
Malachi 2:10 RA
10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?
b) Aliança com Deus - Nós temos uma aliança com Deus. Aliança é um acordo entre duas partes que especifica os requisitos para pelos menos uma das partes e inclui a bênção e maldição por obediência ou falha. Então a tônica de Deus é: “O desprezo às mulheres é só um sintoma. Na verdade, o desprezo maior é para com a minha Pessoa.”

Quando desprezamos a Palavra do Senhor praticando aquilo que sabemos que é pecado, isso demonstra na verdade o nosso desprezo por Deus.

O desprezo para com Deus se evidencia nas variadas áreas da nossa vida. Um delas, a área emocional e familiar, tende a ir de mal a pior quando nos afastamos de Deus. Muitas vezes nos perguntamos porque as coisas não dão certo em nossa vida amorosa. Casamentos fracassados, namoros atrás de namoros, etc. Talvez seja o caso de parar de desprezar Deus.

III - Uma Nova Aliança (v. 16)

Apesar da nossa falta de zelo para com Deus, Ele nunca deixa que nós amar e cumprir sua parte da "ALiança". Mesmo quando quebramos a aliança com Ele, sendo demonstrado em nossas ações, Ele nos chama ao arrependimento. É isso que Ele está fazendo com o povo de Judá. Eles quebraram a aliança com Deus, quando quebraram a aliança com suas esposas. Mas, Deus em sua misericordia chama ao arrependimento. Para uma nova aliança. Não mais baseada em sangue de animais, mas sacramentada pelo Sangue do Cordeiro imolado antes da fundação do mundo.
Não estamos mais sob maldição do pecado, mas muitas vezes vivemos sob maldição por livre e espontânea vontade. Entregamos nossos membros para o pecado, para a destruição de nossos lares, mas Deus nos chama ao arrependimento.
Malachi 2:16 RA
16 Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
a) Cuidem de vocÊs mesmo - A Palavra nos chama a um cuidado com a nossa vida espiritual. Desleixo no relacionamento com Deus leva a destruição e sofrimento.

Conclusão: A Palavra do Senhor é clara sobre casamentos mistos e divorcios. São resultado de um desprezo por Deus. Um desprezo pelo relacionamento com Ele. Somos chamados ao arrependimento. Deus deseja se relacionar conosco de forma profunda.

Related Media
See more
Related Sermons
See more