Diaconato

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Amados farei esssa ministração em quatro momentos:
I. Introdução.
II. O ministério diaconal na concepção de Jesus
III. Qualificações do diácono
IV. Conclusão
1. Introdução.
O mundo grego e judaico tinha do “ministério de serviço ou diaconal” a concepção de dominação. Sabe -se que no mundo antigo haviam escravos que serviam seus Senhores em diversar áreas. por isso muitos pensam que servir o proximo é estar em posição inferior.
2. O ministério diaconal na concepção de Jesus
Jesus mostrou por meio de sua vida e morte que não veio para que fosse servido, mas para servir.
O cristianismo primitivo reconheceu a realidade nova e incomparável que tivera início em Jesus.
Mc 10.42-45 “Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Jesus ao falar de diaconia, introduziu um termo numa acepção desconhecida tanto entre os judeus como entre os gregos. A diaconia não designa simplesmente a assistência a pobres e doentes, como se acredita poder deduzir de At 6:1
De acordo com Carson, “Os diáconos eram responsáveis por servir a igreja em uma variedade de funções subsidiárias.
3. Qualificações do diácono
1. Digno: designa predominantemente o comportamento dirigido a Deus.
Atos 6. 5. “cheio de fé e do Espírito Santo,”
2. homens de palavra. Ele não diz uma coisa a uma pessoa e algo diferente a outra. Não diz uma coisa e sabe outra.
Ou seja, fala a verdade
3. Não dados a muito vinho
O testemunho da Bíblia é consistentemente contra o uso de bebida forte. A aplicação prática do princípio na sociedade moderna é de total abstinência.
4. Não cobiçosos de lucro desonesto
O que Paulo tem em mente é aquele que faz desfalque ou ladrão é o homem que abraça uma boa causa por amor de alguma vantagem material.
É o homem de espírito mercenário que se entrega totalmente à busca de riquezas, ansioso por aumentar suas possessões sem importar os métodos, sejam justos ou espúrios.
5. Mantendo o mistério da fé, com conciência limpa. (v 9)
Paulo quer que os diáconos sejam bem instruídos no “mistério da fé”, porque, embora não desempenhem o ofício docente, seria completo absurdo que exercessem um ofício público na Igreja e fossem completamente ignorantes na fé cristã, especialmente porque freqüentemente ministram conselhos e conforto a outros, caso não queiram negligenciar seus deveres.
O texto também ensina que o diacono ou diaconisa deve servir com consciência íntegra, a qual se estende por toda a sua vida.
6. E que sejam antes provados (v 10)
Paulo orienta que aqueles que são escolhidos para o ofício de diáconos sejam homens experientes, cuja integridade tenha sido comprovada, justamente como no caso dos bispos.
Se torna óbvio que ser irrepreensível significa ser livre de qualquer vício notório. E esse processo de comprovação não é algo que dure apenas uma hora, mas consiste de um longo período de prova.
7. Que o diácono seja esposo de uma só esposa, e que administre bem seus filhos e sua própria casa. (v 12)
Significa a fidelidade matrimonial, a unidade perante Deus. Logo deve-se interpretar assim: os diáconos sejam com as esposas unidos em amor perante Deus; mas diante dos filhos e de toda a casa, inclusive escravos e parentes, sejam bons presidentes.
4. Conclusão. (v 13) Os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.
Espera-se que os diáconos ou diaconisas tenham as mesmas virtudes dos pastores, pois é fundamental que os diáconos sejam pessoas espirituais, para que seu ofício seja um sucesso, o que é importante para o bem-estar da igreja local.
Related Media
See more
Related Sermons
See more