O milagre do Natal
Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsO nascimento de Jesus foi um sinal que abalou a vida de um grupo de pastores. Um milagre que transformou homens comuns e todo o universo.
Notes
Transcript
Texto-base:
Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse:
— Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:
“Glória a Deus
nas maiores alturas,
e paz na terra entre os homens,
a quem ele quer bem.”
Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:
— Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Introdução
Introdução
O nascimento de Jesus transformou a vida de pastores de ovelhas da região de Belém;
Homens desprezados: a elite e todo o império costumavam ver os pastores de forma negativa (8);
Mas Deus em sua bondade não os deprezou, tanto que ao invés dos poderosos da época, enviou a eles seu anjo mensageiro (9).
Com os pastores assombrados, ao acalma-los o anjo informa que veio lhes dar uma “boa-nova de grande alegria” (10);
Lucas, o autor do evangelho, escolhe bem a expressão boa nova, que era usada pelos mensageiros do imperador Augusto para proclamar o culto a ele e a comemoração de seu aniversário. Ele era saudado como Salvador e Senhor, por ter estabelecido, à época, a paz mundial (11);
A príncipio eu posso deduzir que os pastores imaginaram que encontrariam algo aparentemente extraordinário já que ouviram que um Salvador e Senhor mais importante que o imperador havia nascido;
TRANSIÇÃO
TRANSIÇÃO
Mas havia um contraste gigante no anúncio dos anjos:
E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
Esse foi o sinal apontado pelos anjos;
A palavra sinal na Bíblia está conectada à milagres. É interessante, pois o Natal desperta o desejo de que um milagre aconteça. É bem provável que essa expectativa seja resultado da influência dos filmes e contos natalinos;
“Glória a Deus
nas maiores alturas,
e paz na terra entre os homens,
a quem ele quer bem.”
Mas se um sinal é algo extraordinário, por que um bebê nascido de forma tão simples fez até os anjos cantarem? Qual é o milagre ali?
1 - O BEBÊ É O PRÓPRIO DEUS
1 - O BEBÊ É O PRÓPRIO DEUS
Os anjos sabem bem o que estão cantando (14a). O A.T. esta cheio de cânticos de glória ao Deus que habitaria e salvaria com seu povo;
Foi sobre esse bebê o profeta Isaías escreveu:
Is 9.6
Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu.
O governo está sobre os seus ombros,
e o seu nome será:
“Maravilhoso Conselheiro”,
“Deus Forte”, “Pai da Eternidade”,
“Príncipe da Paz”.
É sobre esse bebe agora crescido que o evangelista João também escreveu:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Esse é o maior milagre que já aconteceu: Deus virou gente, nascido de uma virgem pelo poder do Espírito e habitou entre nós;
O desejo de Moisés realizado.
2 - O BEBE É O GLORIOSO SALVADOR
2 - O BEBE É O GLORIOSO SALVADOR
O bebê que nasce sem pompa e é anunciado a pessoas simples ao invés dos poderosos fez o impossível. Sua vida e seu ministério trariam glória a Deus nas maiores alturas. Por isso Paulo escreveu a Timóteo:
que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
E também escreveu aos:
E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Assim como aqueles dois astronautas fincaram a bandeira americana na lua confirmando sua vitória na corrida espacial, Cristo, o cavaleiro glorioso, fincou na cruz do calvário que fomos absolvidos da condenação.
Essa ira não é uma força impessoal, é a ira do próprio Deus.
3 - O BEBÊ TRAZ A PAZ
3 - O BEBÊ TRAZ A PAZ
O menino Jesus veio trazer paz a quem ele quer bem (14b);
Algo só possível porque Jesus é o Princípe da Paz.
Em última análise, todos os problemas humanos são sintomas, e nossa separação de Deus a causa (Deus, Eu, Outro, Natureza). Por isso, a coisa mais importante que nos salvará é a restauração do nosso relacionamento com Deus. Só Cristo é capaz de fazer isso.
Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
Muitas vezes, o milagre que esperamos é o dinheiro que não temos, o sucesso que desejamos, amor não correspondido, a cura que precisamos, seja para tirar a dor do corpo ou a dor do coração pelo mal que fizeram a nós, ou que fizemos aos outros.
Mas Jesus tem o milagre ideal para nós: ele opera paz dentro de nós. Ele supre o necessitado; dá valor ao desprezado; se relaciona e preenche o carente, cura doentes, sara feridas e perdoa quem se sente culpado.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O que fazer diante desta incrível verdade anunciado aqui pelo mensageiro da igreja?
a) VÁ E VEJA (15)
a) VÁ E VEJA (15)
Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:
— Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Em nosso mundo acelerado e cheio de vaidosas distrações é fácil perder de vista o verdadeiro propósito na vida – amar e adorar a Deus:
Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”
Faça como aqueles pastores. Vá depressa se entregar a Ele, conviver com Ele, esperar por Ele.
b) CONTE O QUE ACONTECEU (16-19)
b) CONTE O QUE ACONTECEU (16-19)
Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
Já percebeu como as pessoas admiram os bebês quando apresenta-mos à elas;
Conte às pessoas, mas não foque em você, conte sobre o bebê; deixe as pessoas admirá-lo, mas também refletir profundamente sobre ele;
Festeje o Natal, encabece a festa. Deixe seus parentes enxergarem a alegria de seu novo nascimento em Cristo. Que se pode ser feliz sem ter que ficar embriagado para isso. Mostre como esse milagre de natal afetou sua vida e pode afetar a deles. Promova a reconciliação entre a família.
c) GLORIFIQUE E LOUVE A DEUS (20)
c) GLORIFIQUE E LOUVE A DEUS (20)
E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Os pastores voltaram aos seus rebanhos, alegres por tudo o que tinham ouvido e visto, transbordantes na sua adoração a Deus;
Nós também devemos viver uma vida alegre por tudo que o Senhor nos mostra e nos diz a respeito de Jesus:
1Jo 1.1
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida
Tudo o que Jesus fez honrou o Pai dele, que viamos, portanto, para glorificar nosso Deus em tudo
1Co 10.31
Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
PERGUNTAS PARA ORAÇÃO:
PERGUNTAS PARA ORAÇÃO:
Há algo que me impede de ir a Cristo?
Por que eu tenho dificuldade de falar sobre Cristo para as pessoas?
Posso viver uma vida que glorifique mais a Deus?